TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEANDRA DA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SURPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL.

Chapadinha- MA

2018

LEANDRA DA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO

PLANO DE ESTÁGIO SURPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL.

Plano de Estágio Supervisionado em Educação

Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade do

Baixo Parnaíba para obtenção de nota do 3º

Orientador: prof. Marco Aurélio

Chapadinha- MA2018

  1. - IDENTIFICAÇÃO DA ESTAGIÁRIA

NOME: LEANDRA DA CONÇEIÇÃO DO NASCIMENTO

CURSO: PEDAGOGIA

CÓDIGO DA MATRÍCULA: PE 16112283

ENDEREÇO: RUA SÃO FRANCISCO, VILA BRASIL

  1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO:

NOME DA ESCOLA: PRÉ- ESCOLA LUIZ ROCHA JUNHOR

ENDEREÇO: AVENIDA RAIMUNDO OLIVEIRA

NOME DO PROFESSOR- SUPERVISOR: MARCO AURÉLIO

CARCA HORÁRIO E PERÍODO DE DURAÇÃO DO ESTÁGIO: 120 horas\aula.

  1. –ÁREA DE ATUAÇÃO ESPECÍFICA: EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA E CRECHE).

A matriz curricular divisão em eixos temáticos:

  1. Formação Pessoal e Social: abrange Identidade e Autonomia
  2. Conhecimento de Mundo: Linguagem oral e escrita. Corpo e Movimento.

Conhecimentos Matemáticos, Linguagem Artística. Ciências da Natureza e da Sociedade.

  1. Parte diversificada: Linguagem Estrangeira e Projetos

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • História;
  • Geografia;
  • Artes;
  • Educação Física;

IV- JUSTIFICATIVA:

Justifica-se a relevância do Plano de Estágio Supervisionada de Educação Infantil onde oportuniza a formação docente enquanto futuro pedagogo no que se refere o seu fazer dentro da sala de aula no âmbito da educação infantil. Nesse sentido o estágio irá possibilitar ao graduando colocar em praticar tudo que aprendeu no decorrer da sua formação docente, colocando em prática de forma eficiente os seus conhecimentos, estratégias e métodos inovadores onde possa facilitar o desenvolvimentos das crianças da creche e pré escola, assim facilitando o ensino de forma lúdica.

Portanto nesse momento é oportunizado ao estagiário relacionar teoria-ação conhecimento referentes ao seu fazer pedagógico dentro de sala, nesse sentido os documentos e os teóricos são importante para nos auxiliar na nossa ação no desenvolver da nossa prática dentro de sala de aula.

Uns dos documentos mais importantes que fala da prática da educação infantil são as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, onde o ensino deve assegurar que as crianças tenham uma educação integral, além dos cuidados, de um ensino de qualidade fazendo com que as crianças sentem prazer em querer aprender.

A criança é um ser em constante fase de crescimento capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades. Portanto, a infância é uma etapa fundamental na vida da criança para que ela aprenda a brincar. Essa etapa é considerada a idade das brincadeiras, com isso destaca-se o lúdico, pois é algo que faz com que a criança reflita e descubra sobre o mundo em que vive, a criança descobre e transforma o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades forma de educação da criança, ou seja, ela na família, comunidade, sociedade e cultura. De acordo com RCNEI, Brasil, (1998), a instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.

É onde a criança vai ter os primeiros contatos com a escola vai ter suas brincadeiras educativas elaborados por seus professores, no entanto o espaço deve ser bem apropriado para essas ocasiões, para melhor servir o bem está delas, o espaço deve ser bem estruturado para elas se sentir melhor dentro da escola.

O Estagio Curricular Supervisionado em Educação Infantil é de grande relevância para os acadêmicos, pois e nesse momento que os mesmo vão descobrir se realmente estão preparados para assumir o campo educacional, onde também vão descobrir a como atuar como um profissional qualificado da área, vale lembrar que o professor não deve ser o centro da verdade, onde somente ele deve está certo, o mesmo deve dá oportunidade para os seus alunos a interagir havendo dialogo entre ambos, assim havendo trocas de idéias entre professor e alunos.

Franco enfatiza (p. 259, 2001), que “A escola infantil, independente do nível

Ou etapa, é o local onde a criança vive uma importante fase de sua vida senão a ‘’ mas importante. ’’

Nessa passagem o autor enfatiza que independe da etapa da criança a escola ainda continua sendo o local mais importante seja por seus colegas de classes ou pelas brincadeiras educativas que os professores trazem para a aula ser mais significativa, no entanto o professor deve ser sempre dinâmico em suas aulas, sempre recorrer de métodos que chame a atenção de seus alunos para que haja interação, havendo uma conexão entre ambos.

E para o nível de ensino na educação infantil é importante que se trabalhe entre os conteúdos as vogais onde a criança pode diferenciar com outras letras, associando com as letras dos seus nomes; as cincos partes das árvores podendo conhecer a natureza através de imagens e pelos seus nomes; a higiene pessoal, mostrando o quanto e importante lavar as mãos antes de qualquer refeição, de andar limpo e escovar os dentes sempre após refeição, pois e benéfico para a saúde; os números de um á nove onde a criança deve aprender a contar os números onde seja fácil para elas aprender, através de mural demonstrativo e jogos; meio ambiente onde a crianças deve aprender a importância de preservar o meio ambiente mostrando imagens com mural demonstrativo e atividades educativas; os sinais de transito onde as crianças vão aprender as cores e a importância de respeitar os sinais, com aula expositivas havendo mural demonstrativo facilitando o entendimento de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com