TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  1.983 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL

1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório é aquele definido como estágio supervisionado em serviço social no projeto político pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Integra as disciplinas do Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional e caracteriza-se como uma forma de inserção do estudante em espaço sócio ocupacional, com o objetivo de capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional através do aprendizado teórico-prático, mediante a orientação sistemática dada por professor assistente social do curso e por assistente social profissional do campo.

O presente plano de estágio supervisionado em Serviço Social tem como referências a Lei nº 11788 de 25/setembro/20081 que dispõe sobre o estágio de estudantes, a Lei 8662/93 (Lei de Regulamentação da Profissão), o Código de Ética do Profissional (Resolução CFESS nº 273/93 de 13 de março de 1993), as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996), a Resolução CFESS nº 533 de setembro de 2008 e a Política Nacional de Estágio da ABEPSS de 2010. De acordo com a Política Nacional de estágio da ABEPSS e Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social, para os estudantes que ingressaram no curso após 2010, são considerados pré-requisitos para o Estágio supervisionado em Serviço Social I as disciplinas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I e II, Introdução ao Serviço Social e Questão Social na Sociedade Contemporânea e a disciplina de Ética Profissional do Assistente Social.

Para os estudantes que ingressaram no curso antes de 2010, são considerados pré- requisitos somente as disciplinas de Introdução ao Serviço Social e Questão Social na Sociedade contemporânea. Em ambos os casos, para que o estudante possa avançar nos níveis de estágio é necessário que tenha sido aprovado no nível anterior.

2. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM

SERVIÇO SOCIAL

O estagiário que ingressa na etapa de estágio vivencia gradativamente os seguintes passos necessários ao conhecimento e intervenção social:

-Observação, identificação da instituição e análise institucional do campo de estágio com vistas à identificação do objeto.

-Planejamento e construção de projeto de intervenção.

-Processo interventivo, desenvolvimento e monitoramento da ação profissional (execução do projeto de intervenção).

-Continuidade da Execução e monitoramento com ênfase na avaliação do Projeto de Intervenção.

2.1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

O estágio supervisionado deve oportunizar ao estagiário de Serviço Social:

-Conhecer, através da observação, a realidade social e institucional em que estiver inserido de maneira a identificar as demandas dos usuários bem como as possibilidades de intervenção profissional.

-Exercitar a articulação com o conteúdo de outras disciplinas curriculares do curso, mediante suporte técnico, ético e teórico.

-Aproximar-se com o instrumental técnico-operativo usado pelo assistente social no cotidiano de trabalho em que se insere.

-Articular teoria e prática através da mediação das expressões da questão social apresentadas nos campos de estágio e o conteúdo das disciplinas do Curso.

-Observar, identificar e analisar as diferentes expressões da questão social identificadas nos campos de estágio.

-Observar os processos de intervenção do Serviço Social dentro dos campos de estágio.

-Sistematizar a análise institucional acerca do campo de estágio.

-Elaboração, execução e/ou inserção em projeto de intervenção profissional.

-Prática do exercício profissional em planejamento.

No desenvolvimento dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Serviço Social o estagiário deve desenvolver as seguintes habilidades e competências, previstas pelo MEC/INEP (2004)

g) orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;

h) realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;

i) realizar estudos socioeconômicos para identificação de demandas e necessidades sociais;

j) exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de Serviço Social;

3. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

3.1. Objetivo Geral:

• Preparar o aluno para compreender, analisar e intervir na realidade social, a partir do contexto histórico e conjuntural, no qual se processa a prática do Serviço Social.

3.2. Objetivos Específicos:

• Estimular o aluno a conhecer a realidade do campo de estágio (recursos, estrutura, funcionamento, etc.) relacionando-o às políticas sociais.

• Proporcionar a capacitação técnico-operativa através da ação.

• Analisar e orientar o comportamento ético-profissional nos processos de intervenção.

• Viabilizar a integração de conhecimento e experiência profissional através do processo contínuo de análise das práticas sociais.

• Incentivar o aprendizado do trabalho em equipe e a socialização de conhecimentos.

• Utilizar ferramentas conceituais para estudo dos processos sociais, de modo a analisar e, em sincronia, intervir na realidade social.

• Articular os conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas do curso com a prática do estágio.

• Orientar quanto a utilização das metodologias de pesquisa como elemento fundamental à cientificidade de ação profissional;

• Compreender o processo de planejamento social como instrumento de ação profissional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com