TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Para O Desenvolvimento De Um Diagnóstico Ambiental

Por:   •  7/10/2013  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA FAZENDA SANTA ALDA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para disciplinas Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental, Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais, Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento, Legislação e Direito Ambiental.

1. RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o geoprocessamento e suas aplicações como uma ferramenta de apoio ao processo administrativo de licenciamento ambiental, para o levantamento, análise e integração de dados de variáveis ambientais, que subsidiem o desenvolvimento de metodologias para otimizar a execução de programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais.

2. PALAVRAS-CHAVE

Geoprocessamento, Licenciamento Ambiental, Sistema de Informações Geográficas (GIS), Licença.

3. INTRODUÇÃO

Através do licenciamento ambiental a administração pública busca exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais.

Segundo as leis brasileiras, antes da instalação de um empreendimento ou atividade potencialmente danosa ao meio ambiente deve-se proceder ao licenciamento ambiental. Os órgãos responsáveis pelo licenciamento no âmbito dos estados são os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e, no âmbito federal, o IBAMA, através da Diretoria de Licenciamento Ambiental.

Para viabilizar o licenciamento e efetuar o levantamento das interferências e possíveis impactos, utilizamos as ferramentas do geoprocessamento.

A coleta de informações sobre a distribuição geográfica de recursos minerais, propriedades, animais e plantas sempre foi uma parte importante das atividades das sociedades organizadas. Até recentemente, no entanto, isso era feito apenas em documentos e mapas em papel, o que impedia uma análise que combinasse diversos mapas e dados. Com o desenvolvimento simultâneo, na segunda metade do século passado, da tecnologia de informática, tornou-se possível armazenar e representar tais informações em ambiente computacional, abrindo espaço para o aparecimento do Geoprocessamento.

Nesse contexto, o termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicação, Energia e Planejamento Urbano e Regional.

4. DESENVOLVIMENTO

O que é Geoprocessamento?

"Toda ação depende de uma decisão que depende de informação”.

Geoprocessamento nada mais é que o uso automatizado de informação que de alguma forma está vinculada a um determinado lugar no espaço, seja por meio de um simples endereço ou por coordenadas. Vários sistemas fazem parte do Geoprocessamento dentre os quais o GIS é o sistema que reúne maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais. A utilização desses sistemas produz informações que permitem tomar decisões para colocar em prática ações. Esses sistemas se aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço e que seus elementos possam ser representados em um mapa, como casas, escolas, hospitais, etc...

Por exemplo: sua cidade oferece certa qualidade de vida que, dentre outros fatores, depende da eficiência com que tanto órgãos públicos (Prefeitura, Secretarias,...) como privados (Comércio, Bancos,...) administram as informações necessárias para o desempenho de seus serviços.

Muitas vezes o volume de informações inviabiliza não apenas a qualidade da informação, mas também a união dos fatores importantes para uma decisão acertada. É nesse aspecto que entra a colaboração dos sistemas de Geoprocessamento e, principalmente, do GIS.

Exemplos da aplicação da ferramenta GIS:

• Procurando uma casa - Você deseja locar uma casa com três quartos, maior que 80m², distante não mais de 5km do centro da cidade e a menos de 1km de uma escola pública de 1º grau, que custe até o um valor X.

• Procurando o melhor local para abrir uma panificadora - Você deseja instalar uma panificadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com