TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Futsal

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

ACADÊMICA:

NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMETAL I

NÚMERO ESTIMADO DE PARTICIPANTES:  25

DATA: 02/05/2019

DURAÇÃO DA AULA: 1H

LOCAL: ESCOLA/QUADRA

TEMA DA AULA: FUTSAL

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS GERAIS:

OBJETIVOS

Trabalhar a capacidade de condução de bola em atividade no método analítico.

CONTEÚDOS

Fundamento de condução de bola.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aquecimento

Pega-pega- cada aluno estará com 1 colete preso na parte de trás do calção com o objetivo de defender o seu colete e tentar pegar o do colega. O aluno que tiver perdido seu colete será eliminado da brincadeira até sobrar 1 aluno apenas.

Atividade 01

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá se organizar em fila próximo a linha central da quadra sentido ao gol, em cada fila terá uma sequência de cones com cerca de um metro de distância entre eles, o primeiro da fila irá conduzir a bola entre os cones, ida e volta, passando a vez para o próximo da fila e assumindo o último lugar da fila.  A forma de condução será alternada conforme a solicitação da professora, conduzindo com o pé direito, esquerdo e depois alterando os pés.

Atividade 02

Será realizada da mesma forma que a anterior, no entanto, no lugar dos cones serão utilizados bambolês, onde o aluno terá que circular envolta do bambolê e depois seguir para o próximo.

Atividade 03

Quatro alunos serão posicionados na linha central da quadra, cada aluno com uma bola. Os alunos terão que sair de sua posição e conduzir a bola encima da linha da quadra de vôlei até chegar de frente para o gol e efetuar o chute para o gol. Os 2 primeiros alunos ao sair irão conduzir a bola um para cada lado da linha (esquerda e direita) sentido ao lado esquerdo da quadra, os outros 2 irão fazer a mesma coisa paro o lado direito da quadra. A forma de condução será alternada conforme a solicitação da professora, conduzindo com o pé direito, esquerdo e depois alterando os pés.

Atividade 04

Os alunos serão divididos em trio e cada trio será posicionado em um lugar da quadra, a posição inicial é, um aluno fica linha lateral esquerda, um no meio da quadra e um na linha lateral direita. A bola irá iniciar com quem está no meio (aluno A), ele irá conduzir a bola para o que está linha direita (aluno B) que deverá conduzir a bola para o aluno que está na linha esquerda (aluno C). Sendo assim, O aluno A, conduz para o B e assume a posição, o B leva para o C e assume a posição e o aluno C leva para o aluno A, e assim sucessivamente.

Atividade 05

Volta a calma e avaliação/feedbacks.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Após as atividades a professora irá fazer uma roda de conversa para passar os feedbacks para os alunos e os alunos para a professora, para avaliar os, será utilizado uma ficha de avalição individual.

RECURSOS NECESSÁRIOS

Bolas de futsal, cones e bambolês.

REFERÊNCIAS

https://www.youtube.com/watch?v=kTVvztojKgs

https://www.youtube.com/watch?v=OJN8KCzr-CI

Observação: Todo plano está sujeito às modificações.

FICHA DE AVALIAÇÃO

PROFESSOR:

UNIDADE DE ENSINO:

DATA:

VALOR:

NOTA:

CONSIDERAÇÕES E SUGESTÕES:

CRITÉRIOS AVALIADOS

VALOR

NOTA

OBSERVAÇÃO

1- FORMATAÇÃO E REDAÇÃO DO PLANO:

Atendimento às exigências relacionadas à formatação, ABNT e aos Padrões da Norma culta ortográfica brasileira.

 

2- RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS X CONTEÚDOS:

Definição clara dos objetivos de ensino estabelecendo coerência com os conteúdos de aprendizagem.

3- APRESENTAÇÃO COERENTE DAS ATIVIDADES:

Procedimentos, estratégias e sequências de atividades apresentando progressão pedagógica eficaz, lógica e coerente.

4- MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS:

Uso adequado dos materiais necessários, proposição de recursos alternativos ou ressignificados, bem como ações de preservação, zelo, guarda e conservação dos mesmos.

5- AVALIAÇÃO:

Proposta avaliativa adequada à aula, bem como apresentação de consciência crítica e reflexiva sobre os instrumentos e critérios avaliativos estabelecidos pela disciplina.

6- COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO EM GRUPO:

Participação efetiva, produtiva e consciente dos membros do grupo ou do aluno avaliado.

7- GESTÃO DE SALA DE AULA:

 Habilidades e Competências necessárias para o controle da aula, das atividades selecionadas e dos possíveis imprevistos e adaptações que possam surgir.

8- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO:

Estímulo às aulas POP’s (atividades/dinâmicas inovadoras e criativas) que apresentem uma concepção diferenciada de ensino atentando-se para a categorização dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal).

9- PRINCÍPIOS E VALORES NA/DA EDUCAÇÃO FÍSICA:

Valorização dos princípios da inclusão, diversidade e alteridade dos conteúdos, bem como fomento à discussão de temas emergentes da atualidade, tais como: ética, gênero, orientação sexual, tecnologia, sustentabilidade, saúde etc.

10- ARGUIÇÃO:

Domínio e segurança para participar do ciclo de conversação ao final da aula ministrada, onde o professor orientador ou os próprios alunos suscitem perguntas e questionamentos.

_______________________

Assinatura do Professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com