TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de gerenciamento de resíduos sólidos posto de combustível

Por:   •  1/11/2019  •  Artigo  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

        

Itapecuru- Mirim - MA

2019

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

[pic 3]

Itapecuru- Mirim - MA

2019


Sumário

1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS         4

  1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR/GERADOR        5

3. CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS GERADOS        7

4. PLANO DE GERECIAMENTO         8

4.1 Programa de Educação Ambiental para a redução na fonte geradora        8

4.2 Coleta/ Transporte interno/Armazenamento temporário dos resíduos        9

4.3 Acondicionamento        9

4.4 Destinação final        11

5. EMPRESAS E ATERROS QUE RECEBEM OS RESÍDUOS GERADOS         12

6. CONCLUSÕES        13

7. RESPONSÁVEIS PELO ESTABELECIMENTO GERADOR E PELA ELABORAÇÃO DO PGRS        14

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PGRS

1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

O aumento populacional e os impactos causados pelo acondicionamento e lançamento incorreto de resíduos no meio ambiente, e a ausência de áreas para disposição como aterros sanitários são alguns dos fatores que influenciam a criação de mecanismos para a correta gestão dos resíduos sólidos, que em nossa sociedade é um dos maiores problemas do século XXI.

O impacto causado no meio ambiente pelos resíduos das atividades comerciais, em especial as dos postos de abastecimento de combustíveis, são preocupantes. Os riscos podem estar associados à segurança e saúde do funcionário e riscos ambientais, que podem ocasionar contaminação do solo e lençóis freáticos, pelo vazamento de combustíveis ou provenientes de outros serviços prestados por um posto de combustível como a troca de óleo (SANDRES, 2004).

Com o desenvolvimento da economia nas últimas décadas, houve uma diversificação e aumento dos resíduos gerados nesses estabelecimentos, o que justifica a regulamentação dessas atividades pela Resolução CONAMA nº 273, de 29 de novembro de 2000, a qual dispõe sobre prevenção e controle da poluição em postos de combustíveis e serviços e regulamenta a destinação dos resíduos gerados.

A Lei nº 12.305/2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), evidencia as principais responsabilidades do gerador de resíduos e favorece uma visão ampla referente às questões ambientais. A PNRS fundamenta-se no compartilhamento de responsabilidades da geração até a destinação final, na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e no direito da sociedade à informação e controle social, além de estimular a cooperação entre governo, empresas e sociedade.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define instruções de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento destes resíduos, visando evitar descartes inadequados que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.

O PGRS tem como objetivo minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, identificar, quantificar, orientar quanto ao correto acondicionamento, a coleta, o transporte interno e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente em conformidade com a legislação vigente (MARTINS, 2013).

Atualmente é fundamental que todo estabelecimento, seja ele grande ou pequeno, público ou privado, desde que gere algum resíduo em suas atividades, elabore o seu PGRS para ter o controle e o correto acondicionamento, transporte e destinação final de seus resíduos sólidos.

Segundo a norma brasileira ABNT NBR 10.004/2004 os resíduos sólidos são aqueles que resultam de atividade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. São classificados como Resíduos Classe I (Perigosos), Resíduos Classe II A (Não perigosos e não-inertes) e Resíduos Classe II B (Não perigosos e inertes).

O objetivo deste trabalho foi adequar o Posto Undead às exigências de legislação ambiental, além de contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos a partir da elaboração e execução do PGRS, servindo como exemplo para a comunidade interna (funcionários) e externa (comunidade e clientes em geral).

2. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR

Setores do posto de combustível Undead:

  • 2 Escritórios
  • Estoque
  • Conveniência
  • Calibragem de Pneus
  • Pátio de abastecimento
  • 2 Banheiros

Tabela I – Identificação do gerador

Razão Social: Posto de Combustível Undead

CNPJ: 10.735.145/0029-95

Nome Fantasia: Posto Undead

Município: Itapecuru Mirim

Endereço:  BR-222, Itapecuru Mirim - MA, s\n

UF: MA

CEP: 65485-000

Telefone: (98) 93463-6969

Área Total: 4.900 m²

Número de funcionários: 32

Responsáveis pelo PGRS: Carlos Reinaldo, Natanael Nascimento, Tomaz Douglas e Ramaian Hiank.

Terceirizados: 17

Descrição da Atividade: Abastecimento e Conveniência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (476 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com