TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Policia cidadã

Por:   •  2/6/2016  •  Dissertação  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

A melhoria da confiança do cidadão na PM e a implantação da Polícia Cidadã ou Comunitária.

A Polícia Cidadã, através da integração do policial com a comunidade, estabeleceu como premissa a conquista da confiança da população em relação aos serviços prestados pela Corporação. Com a redemocratização no Brasil desde os anos oitenta, a credibilidade da instituição policial encontrava-se muito baixa. O processo de modernização pela qual passou a Polícia Militar da Bahia a partir do final da década de 90 aumentou as expectativas de melhoria da confiança e, consequentemente, do apoio à PM em suas investidas para diminuir a violência e a criminalidade. Entretanto, aproximadamente dezesseis anos depois de implementada a Polícia Cidadã, as expectativas de aumento da confiança da população na PM é vista por parte de alguns oficiais de forma moderada por causa dos problemas enfrentados para viabilizar de forma efetiva o policiamento comunitário.

Para o Comandante da 9ª CIPM/Pirajá, a questão da confiança do cidadão na PM é bastante relativa, pois dependerá da proximidade entre o cidadão e a polícia. Nas áreas de maior integração através de uma associação de bairro ou de um Conselho Comunitário aumentou a confiança na polícia. Entretanto, nos locais mais periféricos, nas invasões, onde a polícia age de forma repressiva, não há confiança. Para o Comandante, a estrutura urbana nos locais periféricos, com a desorganização urbana, contribui significativamente para a forma como a polícia adentra estes locais, pois há uma sensação de insegurança por parte dos próprios policiais e, consequentemente, isto influencia na forma mais agressiva de intervenção nessas áreas, aumentando o conflito entre polícia e população.

O Comandante da 37ª CIPM/Liberdade também entende que houve uma melhoria na confiança do cidadão na Polícia Militar após a implantação da Polícia Cidadã na região. Entretanto, há alguns problemas. Afirma que os pressupostos que levaram à implantação da Polícia Cidadã precisam ser revistos. O Comandante considera que ela está vinculada à capacidade de oferecimento por parte da Polícia Militar de um maior policiamento, principalmente o policiamento a pé que permite uma maior interação com a comunidade. Seu depoimento informa que:

A vida é bastante dinâmica e o projeto (Projeto Polícia Cidadã) que hoje é um programa ficou um determinado período estagnado, precisa ser revisto, precisa ser reestruturado para que a gente possa tomar uma nova caminhada (Major PM Comandante da 37ª CIPM/Liberdade).

As intervenções policiais nos espaços públicos degradados apresentam, conforme o Comandante da 9ª CIPM/Pirajá, características mais repressivas, engendrando problemas de integração, pois o que existe são ações recíprocas de desconfiança de ambos os lados, onde a polícia não confia na comunidade e esta não confia na polícia.

Outro dado sobre confiança, conforme os comandantes e operadores, são os serviços de emergência. Segundo comandantes e operadores, determinados serviços como o atendimento telefônico 190 influenciam na melhoria da confiança quando o público é bem atendido e as respostas preenchem as expectativas. Ou seja, uma resposta rápida às demandas de emergência dos cidadãos ajuda na ampliação da confiança da população na PM.

Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com