TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Policiamento Comunitário

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

POLICIAMENTO COMUNITARIO: CONCEITO, HISTÓRIA E PERSPECTIVA EM GOIÁS.

Aline Fortes

Amanda Alves

Leopoldo Curado

Lucas de Ávila

Thinnon Gomes

Resumo:

A polícia comunitária originada em no período do fim segunda Grande Guerra em alguns países asiáticos, com o intuito de desmitificar a polícia e ela como era vista pela sociedade. É uma forma de policiamento que vem sendo eficaz pois aproxima o cidadão de bem dos representantes da segurança pública havendo um reconhecimento recíproco da participação de cada uma das partes.

Palavras-Chave:

comunidade, sociedade, ideologia.

INTRODUÇÃO

O polimento comunitário busca fazer a aproximação dos profissionais de segurança pública e a comunidade. Esta aproximação tem o objetivo quebrar tabus sobre a figura da polícia na rua e também de tornar mais eficaz a ação da polícia.

DESENVOLVIMENTO

        Polícia Comunitária é uma ideologia estratégica das organizações, visando a criação e manutenção de uma relação de parceria entre o Estado e a comunidade, seguindo a ideia de que uma união entre estas duas partes é mais eficaz para apontar quais são os problemas, a recorrência de fatos típicos e qual a solução cabível a estas.  Esta ideologia parte do princípio de quão maior for a participação da sociedade na solução dos problemas, maior será a eficácia desse processo. (CHAGAS, 2009.)  

        Esse tipo de policiamento comunitário não se volta apenas para atender ocorrências e fazer investigações criminais, mas também se preocupa com a prevenção do crime.

        O policiamento comunitário tem por objetivo a aproximação da comunidade e dos representantes da segurança pública, pois isso além de facilitar o atendimento de ocorrências e prevenir o cometimento de crimes, essa aproximação faz com que a comunidade perca alguns receios referentes a polícia, assim humanizando o serviço dos profissionais de segurança pública.

        “Polícia Comunitária resgata a essência da arte de polícia, pois apoia e é apoiada por toda a comunidade, acolhendo expectativas de uma sociedade democrática e pluralista, onde as responsabilidades pela mais estreita observância das leis e da manutenção da paz não incumbem apenas à polícia, mas, também a todos os cidadãos. ”

 “O Guarda Municipal deve ultrapassar a limitada visão de simplesmente atender ocorrências deve ir de encontro a todos os atos discriminatórios e ilegais. O guarda pode e deve agir preventivamente e nortear as pessoas na solução dos seus problemas. Em uma sociedade contemporânea, o guarda “dinossauro” já não é mais tolerável, o que era exceção passa a ser regra. ”

        O contexto histórico da polícia comunitária dá se na antiguidade de alguns países asiáticos. Já no período atual a polícia comunitária foi implementada em países norte-americanos, sul-americanos e europeus. No Brasil foi adotado o modelo do policiamento comunitário em meados de 1990. (CHAGAS, 2009.)  

        Entre a segunda metade do século passado e a década seguinte, o pensamento era de que o contato polícia/população deveria ser evitado, por apresentar fácil possibilidade de corrupção. O policial que patrulhará a rua deveria inibir o crime pela sua simples presença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com