TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Trabalho Escolar: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

A inicio queremos destacar o papel do educador social para assim responder a questão que nos foi colocada.

O educador social é muito importante para a sociedade, pois é um transmissor e promotor de conhecimento, alem de ser agente mediador e incentivador do processo de conquista da cidadania. O educador social tem um papel muito importante, pois trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Suas ações não são unicamente pedagógicas , mas também políticas ou ideológicas.

Para um profissional de serviço social que atua como educador social a política é de fundamental importância, pois é a ciência da governação , de bem governar um povo, constituído estado. Em um estado democrático essa governabilidade é desenvolvida pelo poder publico, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente pelo povo. A política é a arte da negociação para compatibilizar interesses. A política tem como objetivo estabelecer os princípios que mostrem indispensáveis à realização de um governo , tanto mais perfeito , quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é , e melhor proveito dos governados.

A política mostra o corpo de doutrina , indispensável ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionando das instituições.

A política, assim aprendemos ,é algo como a necessidade imperiosa para a vida humana e na verdade tanto para a vida do individuo como para a sociedade a política é necessária pois é um saber indispensável na formação de todo cidadão. Por isso é necessário no contexto do serviço social politizar-se, pois quando nos politizamos passamos a entender como a sociedade está organizada , a entender as questões de fundo ou seja as estratégias de governo, os segmentos e estruturas no contexto político no qual nos encontramos, pois essa é a base definidora do caminho político de uma sociedade.

No caso do educador social a política a qual ele deve se voltar com maior ênfase é a políticas publicas, nunca deixando de lado a política em si, pois a política publica é estabelecida em suas linhas gerais pela política.

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços.

A Politica denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados, é atraves da politica que o profissional encontra instrumentos para agir a favor da clientela, buscando defender seus direitos como cidadão.

A atuação profissional faz-se, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos. Podem ser da rede do Estado, privada e ONGs. A formação profissional é generalista, permitindo apreender as questões sociais e psicossociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se gestam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade.

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com