TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Casos: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade do Médio Parnaíba- FAMEP

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplina: Oficina de Formação Profissional I

Docente: Luzineide Lima de Carvalho

Período: III Turno: Noite

Resumo: Serviço Social e Bioética: Novas Competências Teórico-práticas e Ético-Politicas

Alunas: Ana Luiza

Raniely Martins

Alcione Dias

Maria Elany

Layana Aurea

Anunciada Fortaleza

Teresina

2014

Sociedade contemporânea e as contradições entre o técnico-cientifico e o sociopolítico

Por mais difícil que seja construir como precisão um conceito de crise é quase inevitável falar dela sinalizar sua presença ou vive-la nos dias de hoje no âmbito individual coletivo ou societário. Podemos ate indicar que a crise societária é um dos temas mias presentes em nossas vidas ao final do século XX e neste inicio do século XXI. O capitalismo contemporâneo implantou através do projeto neoliberal uma logica destrutiva a parti da qual ao efetivar as mudanças na estrutura produtiva criou novos mecanismo de regulação em que a vida pública entre Estado e sociedade passou a ver obrigatoriamente mediada pelo mercado. Consequentemente não ocorreu apenas um processo de privatização mas uma mercantilização das necessidades sociais fazendo com que o capital penetrasse na vida intima das pessoas.

Assim compreendemos a necessidade e a relevância de estudarmos criticamente o envolvimento da ciência e tecnologia com o desenvolvimento do capitalismo contemporâneo e suas consequências, demostrando que esta interação, embora reúna as condições para superar os problemas básicos da humanidade (saúde, educação e fome), sem se colocando como um fator que alimenta a própria crise.

É neste conjunto de contradições entre ciência, homem e natureza que a bioética vem se apresentando tendo como tema central a ética aplicada a vida. Tem como foco de suas preocupações a tomada de posição de decisões sobre a vida do homem em diferentes situações cotidianas como, por exemplo, nas esferas: Tecnocientífica e Sociopolítica. A Tecnocientífica se refere a descoberta do DNA. Sociopolítica que se refere ao poder institucional, econômico e politico.

Assim se formas as novas formas de sociabilidade Microssocias que é o caso da micro relações entre familiares, profissionais e seus usuários e das pessoas com o meio ambiente. Midissocial que sai as questões envolvendo grupos de pessoas nos espaços institucionais e nos campos de pesquisa. Macrossocial que são as grandes questões socioestruturais da produção da vida e da saúde, as organizações politicas, os grandes investimentos em pesquisa e a socialização dos recursos.

Bioética e serviço social: novas competências teórico-práticas e ético-politicas O reconhecimento desta dimensão tem gerado uma tensão ético-moral e sociopolítica sobre nossas convicções, posturas, valores e conhecimentos, sociais, coletivos, individuais ou profissionais com isso vai se dividir em vários fatores:

Uma nova visão da natureza em que o sujeito humano dominador e explorador agora é parte de um mundo muito dinâmico e criativo exigindo uma nova postura ética diante da natura.

Um maior autonomia dos indivíduos por meio da ampliação do reconhecimento de suas necessidades, desejos e interesses, permitindo o exercício da convivência com as diferenças o que exige uma nova postura diante do outro reconhecimento do sujeito de direitos.

Uma retomada séria dos direitos humanos diante das significativas manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com