TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Exames: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Ressaltamos que entendemos por força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência, independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho, sendo assim, esse tema um pouco complexo, e faz parte do nosso cotidiano, porém tem a função de mediar à classe trabalhadora e do capitalismo, além disso, a política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem-estar” dos cidadãos, como isso se constitui em objeto de reivindicação das mais diferentes movimentos sociais e sindicais. A política social , ao mesmo tempo em que estigmatiza e controla, esconde da população as relações dos problemas sentidos o contexto global da sociedade. Esta função ideológica das políticas sociais, que se poderia chamar de prestidigitação, só pode ser desmistificada na medida em que se coloca essa problemática no contexto geral da economia e do estado capitalista.As políticas sociais aparecem, assim, como intrinsecamente pervesas, feitas por “essa máquina de repressão” (sic) que é o Estado.

No entanto, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho, articulando as pressões e movimentos sociais dos trabalhadores com as formas de reproduções exigidas pela valorização do capital e pela manutenção da ordem social. A acumulação capitalista traz em seu desenvolvimento, problemas na estrutura relacionados à constituição e reprodução da força de trabalho e a socialização do trabalho assalariado. As ações do Estado podem gerar resultados diferentes, o impacto que o Estado implementam nas políticas liberais dá a função ao Estado garantir os direitos do indivíduo sem interferir no poder publico e na sociedade econômica.

Para Faleiros as políticas sociais, na verdade não passa de uma promessa que não sai do papel. Onde não beneficia o senso geral (o bem em comum).

E assim como no inicio da profissão a classe trabalhadora é a que menos usufrui o que o Estado deveria oferecer levando trabalhadores a continuar em condições de miséria.

Para Netto a questão social se expressa em suas refrações. O Estado por sua vez tem como papel atender as necessidades do povo seja através da assistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com