TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas E Praticas Do RH

Ensaios: Politicas E Praticas Do RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES PARA REVISÃO CAPÍTULO 17

Capítulo 17 POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS

1 O que é seleção inicial e quais são os métodos mais eficazes para realizá-las?

A seleção inicial é quando uma pessoa responsável por RH seleciona alguém para um processo seletivo.

Ela é utilizada para as triagens preliminares para ver se um candidato tem as qualificações exigidas pela empresa contratante.

Os métodos mais eficazes para realiza-la são através de currículos, cartas de recomendação, e se possível investigar os antecedentes do candidato.

2 O que é seleção substantiva e quais são os métodos eficazes para realizá-las?

A seleção substantiva é o passo seguinte à seleção inicial, quando um candidato é aprovado na primeira seleção ele passa automaticamente para esta, onde fará testes escritos, de desempenho e entrevistas.

Os métodos mais eficazes para esta fase são os testes de personalidade, desempenho, entrevistas entre outros.

3 O que é seleção contingencial e quais são os argumentos contrários e favoráveis ao exame toxicológico?

A seleção contingente é quando um candidato é aprovado na seleção substantiva e está pronto para ser admitido, basta fazer uma avaliação.

Um método muito comum, embora criticado por muitos é o exame toxicológico, que mostra se o individuo usa maconha. Este teste não se aplica ao álcool, já que o mesmo sai do corpo em 24 horas.

Muitos candidatos acham que é injusto e invasivo serem examinados sem suspeita razoável. Tais indivíduos acreditam que os candidatos deveriam ser examinados quanto a fatores que afetam diretamente o trabalho, e não quanto a questões de estilo de vida que podem ou não ser relevantes na profissão.

No Brasil, quando se fala em fiscalização e controle quanto ao uso de drogas, causa-se polemica por não haver uma lei capaz de abordar especificamente os exames toxicológicos. No entanto, de acordo com o artigo de 168 da Consolidação das Leis do Trabalho, as empresas têm o direito de submeter seus funcionários a exames médicos, enfatizando a obrigação de o empregador arcar com seus custos nas admissões, demissões e, ainda, periodicamente, embora seja um exame bastante caro.

4 Quais são os quatro principais tipos de treinamento?

Habilidades básicas de leitura e compreensão, habilidades técnicas, habilidades interpessoais e treinamento ético?

5 Quais são as diferenças entre os métodos de treinamento formal e informal, e entre o treinamento no trabalho e fora dele?

O Treinamento formal é planejado com antecedência e com formato estruturado, se dá dentro do ambiente de trabalho e inclui rodízio de tarefas, programas de aprendizagem, preparação de substitutos e programas formais de mentoring.

Já o treinamento informal não estruturado, não planejado e facilmente adaptável.

ás situações e aos indivíduos- para ensinar habilidades e manter os funcionários atualizados. Um método bastante utilizado é a aprendizagem em ambientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com