TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polícia Comunitária e Segurança Pública

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

Atividade de avaliação à distância (AD)

Disciplina: Polícia Comunitária e Segurança Pública

Curso: Segurança Pública

Professor : Fabricio Berto da Silveira

Nome do aluno:

Código acadêmico:

Data: 02.05.2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – Uma das bases da Polícia Comunitária é a aplicação de metodologias para estruturar a resolução de problemas junto com a Comunidade. O conceito de problema para a Polícia Comunitária possui um contexto diferente do aplicado na polícia tradicional, muito mais voltada para a ação reativa aos crimes ocorridos. Com base nos conceitos de problema apresentados observe a comunidade onde você vive ou trabalha e relacione pelo menos 5 situações que representem problemas, sob a ótica da Polícia Comunitária. (3,0 pontos)

Resposta: Muito se tem falado aqui em Foz do Iguaçu, dos problemas relacionados à criminalidade e o tráfico de entorpecentes. Mas, as ações desenvolvidas pelos nossos Órgãos de Segurança Pública, são muitas vezes ineficazes pelo contingente de pessoas que aqui circulam. Sob a ótica da Polícia Comunitária as situações que representam problemas para nossa comunidade são:

1°. Situação e a nossa localização Geográfica, propicio ao trafico de drogas por ser uma tríplice fronteira.

 Falta de fiscalização de carros e pessoas que adentram o nosso País.

 E a grande migração de estrangeiro, que aqui vive sem trabalho, levando-os a praticar diversos crimes.

A grande quantidade de Homicídios entre adolescentes, pela falta de politicas voltadas ao Jovem.

 Os constrangimentos de transito e roubos de veículos que  fácil mente são levados pro Paraguai.

 Questão 2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá a diminuição no tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinquente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. Analise esta afirmação sob a ótica do modelo de Polícia Comunitária, elaborando uma análise crítica entre 10 a 20 linhas. (3,0 pontos)

Resposta: A Polícia comunitária está inteiramente ligada ao art. 144, que prevê expressamente. “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. Assim pode se dizer que a Polícia Comunitária, esta preparada para agir de acordo com a nossa constituição. É esta possa cumprir o papel determinado no texto constitucional. Com essa teoria ela busca a integração da sociedade, envolvendo-a nas questões de ordem pública, conscientizando e informando a comunidade sobre as necessidades, dando a elas meios de resolverem esses problemas, calçados no respeito à moral aos costumes à integridade física das pessoas e ao patrimônio alheio e mediando a elas responsabilidade também pela própria segurança e o bem estar da própria, comunidade. .
Sabendo que a Polícia Tradicional, não se preocupa com as questões da comunidade, bastando para elas apenas o tempo de resposta após sua ocorrência. Já a Polícia Comunitária procura se antecipar à ocorrência, buscando dessa forma a diminuição dos ilícitos e da desordem e diminuindo as ligações de emergência para a central. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (283.9 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com