TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política E Organização Da Educação Básica

Ensaios: Política E Organização Da Educação Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Acesso e permanência do aluno na Educação Básica

Objetivo

Devemos começar ressaltando que no Brasil é dever do Estado e da família a garantia de Educação para as crianças. E essa garantia deve (ou deveria) significar vagas próximas da residência, qualidade no ensino, professores capacitados e bem remunerados, famílias envolvidas no contexto escolar do filho etc. Desta forma, a educação cumpriria seu papel de dar condição ao educando de ser uma pessoa critica, cidadã, qualificada para o trabalho.

A citada garantia da educação vem acompanhada de um arcabouço de leis, decretos, resoluções e outros procedimentos jurídicos de como fazer essa garantia de Educação valer de fato. Mas, tudo isso mostra que a preocupação é apenas de se ter acesso e de se permanecer na escola. Será que somente isso basta para que a educação seja de qualidade? Não acredito. Pois, vejamos:

Desenvolvimento

Vamos começar pelo acesso à Educação Básica. Entendendo que acesso significa apenas ter a vaga na escola, pode-se dizer que de fato isso acontece, dentro de uma tolerância aceitável. Mas, acontece da mesma forma no Brasil todo? As estatísticas dizem que sim. Porém, estatísticas são apenas números. É claro que uma vaga em uma boa escola (sim, elas existem) com estrutura, professores e famílias envolvidos com ambiente escolar tem o mesmo valor numérico de uma vaga em uma escola sem condição de ensinar. Então, percebe-se que apenas acesso não significa uma boa educação.

A permanência do aluno na escola é, entendo, outro ponto discutível. Os programas sociais dos governos (municipais, estaduais e Federal) sempre obrigam as famílias participantes a manterem os filhos na escola. (O que está certo). Mas, percebe-se, que muitas vezes é apenas uma presença física. Não há uma obrigatoriedade de disciplina, boas notas e estudo. Mas, nas estatísticas (sempre ela) o aluno está na escola, porém, aprendendo? É claro que estes programas sociais tiveram, pelo menos, o mérito de tirar (não todas, infelizmente) as crianças de ambientes degradantes e colocá-las nas escolas, mas, insisto, não garantiu o aprendizado destas mesmas crianças.

Conclusão

Pelo que foi exposto, fica claro que acesso e obrigatoriedade da permanência na escola não garante uma boa educação.

O acesso tem que vir acompanhado de uma boa escola, com o que tudo isso significa: prédios modernos, professores motivados, famílias participantes, aulas dinâmicas etc. O acesso em escolas assim teria o efeito de fazer o aluno permanecer nela.

Neste texto, não levei em consideração alunos vindo de famílias com problemas que, embora não sejam poucas, são dificuldades pontuais que devem ser resolvidos individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com