TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social No Brasil: Construção Dos Direitos E Políticas Sociais No Brasil A Partir Do século XX.

Monografias: Política Social No Brasil: Construção Dos Direitos E Políticas Sociais No Brasil A Partir Do século XX.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar as mudanças que estiveram, pois a assistência social antes estiveram ausentes das formulações de políticas nos pais ate a promulgação da constituição federal de 1988, que a partir da implementação da lei foi apontada por grandes mudanças no arcabouço legal do campo social e da cidadania. Pode se afirmar que em razão da constituição foram implementadas muitas mudanças trazida pela constituição, que entre muitas foram à busca de a fim de juntos lutarmos contra a fome, a igualdade, ao racismo, a cidadania, erradicar a pobreza, a marginalização, reduzir as desigualdades sociais, construir uma sociedade livre, justa e solidaria, e a defesa dos direitos humanos.

DESENVOLVIMENTO

A assistência social apontada com a construção de direitos na assistência social e recente no Brasil. A questão social infelizmente esteve ausente no pais ate que a promulgação da constituição federal de 1988 que inaugura com uma nova concepção para a assistência social .Houve varias mudanças implementadas inclusive as leis que ampara cada cidadão que dela necessitam. A lei orgânica da assistência social (LOAS) lein°8.742/93 afirma que a assistência social direito do cidadão e dever do estado que e uma política de seguridade social não contributiva que busca assim prove os mínimos sociais.

l- a proteção à família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice.

ll- o amparo as crianças e adolescentes carentes.

lll- a promoção da integração ao mercado de trabalho

lV- a habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária.

V- a garantia de 1 (um salário mínimo de beneficio mensal a pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua própria família.

A assistência social através da LOAS lei 8.742/93 garante a pessoas idosas e pessoas com deficiência que cuja renda familiar por pessoa não ultrapasse o correspondente que e a ¼ do salário mínimo por mês o beneficio integra a proteção social básica do sistema único da assistência social (SUAS) com o objetivo de ampliar e da proteção aos idosos e pessoas com deficiência o programa tem uma grande importância pois melhoras as vidas das pessoas que necessitam, e melhora as relações sócias e familiares. A política de assistência social e inscrito na constituição que e direito do cidadão e intregado de ações de iniciativa publica e da sociedade para assim cada pessoa ter o atendimento as suas necessidades básicas. A assistência social busca meios de enfrentamentos da pobreza, a garantir os meios sociais e assim um meio de condições para poder atender as contingências sociais e prever os direitos sociais. A política nacional de assistência social busca a garantia dos mínimos sociais, pois atende usuários que se encontram em situações de riscos.

Portanto essa política significa a garantia a todos do que delas necessitam ela rege-se pelos princípios democráticos:

l- Supremacia de atendimento as necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica .

ll- universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelos demais políticos públicos .

lll- respeito a dignidade do cidadão, a sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade bem com a convivência familiar e de comunitária vendando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade .

lV- igualdade de direitos no acesso ao atendimento sem discrinimação de qualquer natureza garantindo-se equivalência as populações urbanos e rurais .

V- divulgação ampla dos benefícios serviços programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder publico e dos critérios para a sua concessão.

O sistema único de assistência social (SUAS) conceitua dois tipos de proteção social que e a básica e especial. São serviços de proteção e atendimento integral a família (Paif) . O serviço de proteção social visa ter um fortalecimento, evitando ter afastamento de laços, contribuindo o acesso, usufruir de direitos buscando ter uma melhoria de vida, buscar oferecer uma proteção integral as famílias e os seus membros, esta prevenindo o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, esta garantindo o seu vinculo familiar e comunitária, Contribuir para o processo da autonomia e da emancipação social e da família. Dentre objetivos destacam-se o fortalecimento da função de proteger a família; a prevenção de ruptura das famílias, a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sociassistenciais, e o apoio à família que possuem e os indivíduos que necessitam de cuidados. O serviço de convivência e fortalecimento de vinculo – Eles são organizados por faixa etária e tem por objetivo prevenir possíveis situações de risco da população que visa à melhoria de qualidade de vida. É uma busca de prevenção a institucionalização de crianças, adolescentes, jovens e idosos. São criados vários meios de trabalho que busca de modo ampliar as trocas culturais e de vivencias, preparando-o para futuras inserções no mundo do trabalho.

O serviço de proteção social básica no domicilio para a pessoa com deficiência e idosos tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar vínculos da família e sociais dos usuários. Busca visar à garantia dos direitos, a igualdade de oportunidade a participação, desenvolvimento e autonomia das pessoas com deficiência, pessoas idosas, que a partir das necessidades e prevenindo as situações de risco e do isolamento.

A proteção social de Assistência Social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS para redução e prevenção do impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclo de vida, à dignidade humana e à família como núcleo básico de sustentação.

Afetiva, biológica e relacional. (NOB-SUAS 2005, pg. 19)

A proteção social especial e uma modalidade assistencial destinada as famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono de risco pessoal, maus tratos físicos, situação de abandono de risco pessoal, maus tratos físicos, situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com