TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política fiscal

Seminário: Política fiscal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

Politica fiscal

Trata se de todos os recursos que o governo usa para arrecada￧ ̄o de tributos e para controlar suas despesas, seria a forma que o governo atua para arrecadar tributos atrav←s da pol■tica tributaria.

Geralmente os impostos influenciam na demanda do consumidor, pois mexe com na sua renda dispon■vel, da forma que a tributa￧ ̄o aumenta menor fica a renda do individuo e menor ser£ o seu consumo. A pol■tica tributaria serve para o governo estimular ou inibir os gatos de consumo do setor privado.

A tributa￧ ̄o l no Brasil n ̄o ← particularmente grande, ← inferior que a dos EUA e muito menor que a da Europa. Por←m sua distribui￧ ̄o de renda ← bastante diferente desses pa■ses mais desenvolvidos. Apenas 6.2% do arrecadado se referem ao Imposto de Renda de Pessoas F■sicas, participa￧ ̄o essa que nos pa■ses industrializados ← bem maior variando em porcentagens de 18% e 26% e nos EUA chega a 38%.

Quase toda nossa carga tributaria se concentra em impostos indiretos (46% da arrecada￧ ̄o total), contra l5% a 30% nos pa■ses industrializados e sobre as opera￧￵es financeiras, cuja arrecada￧ ̄o total ← de 4.4% do total, conta 0.1% a 2.3% nos pa■ses desenvolvidos.

Da mesma forma o governo pode usar o mesmo recurso para aumentar os gastos com intuito para o crescimento de empregos, s￳ que ele ir£ usar o sentido inverso para aumenta a demanda agregada.

Tamb←m pode ser usada para uma melhor distribui￧ ̄o de renda, mais ser£ usado de uma forma mais seletiva, em beneficio dos mais desfavorecidos atrav←s de gastos do governo em regi ̄o mais atrasadas e impostos progressivos.

A pol■tica tribut£ria anda de acordo com princ■pio da anterioridade, ou seja, a implanta￧ ̄o de uma medida s￳ pode ser exercida no ano seguinte da aprova￧ ̄o legal, de acordo com a constitui￧ ̄o federal o governo n ̄o pode implementar uma medida no mesmo exerc■cio financeiro que ela foi institu■da ou tenha seu valor aumentado.

Pol■tica Monet£ria

￈ a uma ← a forma de atua￧ ̄o do governo a respeito da quantidade de t■tulos pblicos e moeda que est ̄o em circula￧ ̄o na economia.

As formas usadas para esse controle s ̄o:

*emiss￵es

*open market

*taxa de juros e regulamenta￧ ̄o sobre cr←ditos

*redesconto

*Reservas compuls￳rias.

A pol■tica monet£ria vem para agir no crescimento econ￴mico do Pa■s reduzindo (taxa de juros e da taxa compuls￳ria, compras de t■tulos open market), ou para reduzir e controlar a infla￧ ̄o com as mesmas medidas mais atuando de forma inversa (aumentando taxa de Juros, aumento da reservas compuls￳rias e vendas de t■tulos open market).

A Pol■tica monet£ria tem grande poder de influ↑ncia na economia de um pa■s controlando seus gastos na economia, afetando diretamente a renda familiar e nos empreendimentos de acordo com as vari£veis macroecon￴micas.

A taxa de juros, dentro da pol■tica monet£ria, definir£ o n■vel de consumo e demanda. Dentro deste estudo h£ a demanda agregada, que ← a rela￧ ̄o entre a quantidade de produtos que possuem demanda e o n■vel geral de pre￧os.

A pol■tica Monet£ria tem a mesma afinidade que a Pol■tica fiscal, para uma pol■tica econ￴mica sadia a duas pol■ticas tem que estar combinadas de uma forma adequada.

A pol■tica fiscal age com mais efic£cia quando o objetivo ← melhora na distribui￧ ̄o de renda, a pol■tica monet£ria ← mais difusa quando o objetivo ← esse, mais a pol■tica monet£ria leva certa vantagem quando se fala de velocidade de implementa￧ ̄o, pois ela s￳ precisa de apenas decis￵es diretas das autoridades monet£rias, quando a pol■tica fiscal necessidade ter uma vota￧ ̄o no congresso e depois obedecer o principio da anterioridade.

Pol■tica Cambial e comercial

A pol■tica cambial atua nas vari£veis do setor externo da pol■tica econ￴mica, ← a forma do governo atuar sobre a taxa de cambio.

O governo controla uma quantidade de moeda estrangeira e dessa forma o governo controla a quantidade de moeda estrangeira negociada dentro do pa■s.

As taxas cambiais n ̄o podem ser utilizadas de maneira artificial como instrumento de controle de erros nos gastos pblicos e perdas mercadol￳gicas. Entre as entidades internacionais, o FMI ← respons£vel por fiscalizar o funcionamento e uso das taxas cambiais.

A forma de o governo intervir a pratica de exporta￧￵es e importa￧ ̄o abusivas, e atrav←s dessa pol■tica seus regimes e taxas ← controlado o que entra e sai do Pa■s, n ̄o deixando que o mercado local n ̄o deixe de fornecer bens a economia local e passe s￳ exporta para outros pa■ses e nem que a demanda de mercadoria do estrangeiro cres￧a e nossas empresas fiquem a deriva.

Pol■tica de Renda

A forma de o governo intervir diretamente na forma￧ ̄o de tendas (sal£rios e alugueis) com controle e paralisa￧ ̄o de pre￧o.

Ela proporciona uma melhor distribui￧ ̄o de renda em ¬mbito nacionale n ̄o crescimento da infla￧ ̄o, O exerc■cio da pol■tica de renda pelo Governo consiste no controle da remunera￧ ̄o dos fatores diretos de produ￧ ̄o na economia, controlando a demanda e tamb←m a infla￧ ̄o atrav←s da taxa de juros e taxa de cambio assim controlando.

Noticias Relacionada

Dilma: pol■tica fiscal consolidada ← arma contra crise

REUTERS

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que o Brasil tem bancos fortes e uma pol■tica fiscal consolidada como armas para resistir aos efeitos da crise econ￴mica internacional.

"￉ isso que nos torna fortes hoje: ← n￳s termos o mercado interno da propor￧ ̄o que n￳s temos... (e) porque temos bancos fortes, porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com