TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas e Gestão em Segurança Pública Resenha Edward Norris e o Departamento de Polícia de Baltimore

Por:   •  23/10/2020  •  Resenha  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno (a) Elisabete da Silva

Trabalho da disciplina: Dados Criminais na Gestão da Segurança Pública

Tutor: Professora Viviani de Oliveira Rodrigues

ITAGUAÍ

2020

EDWARD NORRIS E O DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DE BALTIMORE

Referência:

Assassinatos, drogas e abusos policiais www.brasil.elpais.com/brasil 

Baltimore www.Wikipédia.org

Baltimore, EUA: uma cidade violenta www.blastinguenews.com/internacional

A cidade de Baltimore foi fundada em 1729, para atender as necessidades econômicas dos fazendeiros, e era o suporte do comércio local. Com o tempo, a cidade passou a ser um ponto importante na economia, através do turismo e de sua cultura atrativa. Em 1812 enfrentou sua primeira guerra, e sua vitória se tornou um poema que mais tarde seria a letra no hino dos Estados Unidos, e em 1820, Baltimore já era a segunda maior cidade dos EUA.

Um incêndio em 1904 destruiu a maior parte do patrimônio histórico e o centro comercial da cidade, mas não demorou muito para que Baltimore se reconstruísse e voltasse a ser uma cidade bem sucedida. Mas a situação de cidade não suportou a devastação trazida pela Grande Depressão, que foi responsável pela decadência da economia, seguida de fatores sociais que deixaram a cidade em situação de vulnerabilidade. A partir deste cenário, cresce uma cidade com uma população com dificuldades financeiras, sociais e culturais, que passam a viver em bairros sem nenhuma estrutura, onde não havia nenhum apoio governamental e medidas sociais para que a situação pudesse ter esperança de melhora, e com isso, o índice de criminalidade, prostituição e uso de drogas aumentava a cada dia.

Em meio aos anos de 1980, empresários e cidadãos da sociedade de Baltimore, reuniram forças e buscaram recursos para a reconstrução do centro comercial, que chamou a atenção de turistas e novos moradores, mas todo esforço não durou muito, pois mais tarde o desemprego voltou a assombrar a cidade, e com isso, a vulnerabilidade social só aumentava.

Em meio a tanta situação de pobreza e desigualdade social a cidade se deparou com a invasão do CRACK, que foi o responsável pelo aumento acelerado dos crimes violentos.

Thomas Frazier, assumiu como Comissário de Baltimore em 1994, trazendo em sua bagagem uma vasta experiência estratégica adquirida em sua experiência no Comando de San José. Frazier focou em promover atualização nas estratégias de atuação dos Policiais do BPD, e na capacitação para fortalecer o patrulhamento comunitário, e no patrulhamento repressivo com o intuído de dar a comunidade uma sensação de segurança.

Para Frazier, os índices de crimes violentos na cidade eram oriundos do tráfico de drogas, e defendia a tese de que teria que agir no foco do conflito, e acreditava que as drogas entravam na cidade por Nova York e Filadélfia, e não mediu esforços para reprimir o tráfico na distribuição, e não somente nos traficantes e usuários. A estratégia de Frazier trouxe um resultado positivo, levando a redução da violência pela primeira vez em 10 anos.

Em resultado do sucesso das operações, Frazier reconfigurou a forma de atuação do BPD. A ideia iniciai seria manter o projeto para que o índice de violência continuasse caindo, mas mesmo com todos os esforços, a criminalidade voltava a subir, e com isso a sociedade se mostrava cada vez mais desacreditada no Departamento de Polícia de Baltimore.

Martin O’Malley, em 1999, resolveu colocar como meta eleitoral a redução da taxa de criminalidade de Baltimore em sua plataforma de governo. Baltimore, que ainda era considerada a cidade com o índice de maior violência entre as cidades dos Estados Unidos, representava um desafio a ser vencido. Após ser eleito, não mediu esforços para melhorar o desempenho do Departamento de Polícia e investiu em mão de obra especializada contratando consultores do Departamento de Polícia de nova York para reavaliar capacidade de atuação do Departamento de Polícia de Baltimore no combate ao crime.

O Prefeito nomeou Ron Daniel para ser o Comissário em substituição à Thomas Frazier, e convidou o Consultor Edward T. Norris para ser o comissário assistente, sabendo do excelente trabalho que ele tinha realizado na Polícia de Nova York. Norris foi um estrategista de sucesso na redução de crimes violentos, conseguindo abaixar a taxa de homicídios de 2.200 em 1990, para menos de 700 em 1999. Mesmo sabendo que teria competência para aceitar o desafio de enfrentar a criminalidade em Baltimore, Norris permaneceu pensativo, pois a mudança de cidade significaria mudar seus planos, e ainda envolvia questões pessoais e familiares.

Norris foi contratado pelo Prefeito de Baltimore, porém sua percepção geral da cidade não era uma das melhores. O novo Comissário assistente chegou à conclusão de que Baltimore realmente era considerada uma das cidades mais violentas do país, e sem nenhuma perspectiva de que esse quadro fosse revertido. Na visão de Norris, o crescimento do tráfico de drogas crescia tanto, que há tempo já se tornara um negócio lucrativo. O crescimento já era tão considerável que já se pensava no cultivo da matéria prima para atender a demanda por parte dos traficantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com