TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas e gestão em Segurança Pública

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno (a): Elisabete da Silva

                  Matrícula: 202002417404

Trabalho da disciplina: CIÊNCIA JURÍDICA E SEGURANÇA PÚBLICA

           Tutor: Prof.(a) VIVIANI DE OLIVEIRA

Itaguaí

Ano 2020

ÉTICA: UMA ESTRUTURA BÁSICA

Referência:

https://pt.scribd.com/

https://eticaestudos.blogspot.com/

https://negocioestetica.com.br/

Analisando os conceitos de ética e de moral, percebe-se que o   pensamento ético busca   julgar o comportamento   humano, nos levando a crer que a busca pela ética se traduz pelas escolhas feitas pelo homem.

A ética estabelece mais que um dever ou uma obrigação, mas se apresenta como um compromisso com o dever, a verdade, a justiça, o valor, e a virtude de cada indivíduo. Seus fundamentos estão nos aspectos essenciais da natureza humana, em um processo dinâmico e de constante evolução.

O texto traz um resumo sobre a estrutura da ética para atuação de agentes de mercado especificando pontos importantes como os deveres, direitos, melhores práticas e compromissos, demonstrando como aplicar essa estrutura através da compreensão de fatos, de identificação de   palavras relevantes e como manter a objetividade.

Enquanto a ética profissional está voltada para as profissões, para os profissionais, associações e entidades dos setores, a ética empresarial alcança as empresas e organizações em seu contexto geral. As empresas necessitam desenvolver-se de tal forma que a conduta ética e moral de seus integrantes, se tornem parte de sua cultura.

A ética não deve ser comparada com a lei, embora a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo será obrigado, a cumprir as normas éticas, nem poderá sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas. Por outro lado, a lei pode se omitir no compromisso com a ética no exercício de suas funções.

Embora   não mantenha relação direta com a   lei, a   ética esta foi estabelecida ao   longo da construção da história, firmada nos valores e princípios morais de determinada sociedade.  Os códigos éticos priorizam a proteção da sociedade em relação às injustiças e do desrespeito em qualquer esfera social, seja no   ambiente familiar ou profissional.  

Entendemos que moral são normas, princípios, preceitos, costumes, valores que direcionam o comportamento do indivíduo no seu convívio social. Se trata também, do conjunto   de valores, de normas e de noções   do que é certo ou errado, proibido e permitido, justo ou injusto dentro de uma   sociedade. As  práticas   positivas de   um código moral, são muito importantes   para   que possamos viver em sociedade, e sendo assim, a moral está relacionada com os valores que regem a ação humana em sua convivência social, o que caracteriza um caráter normativo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com