TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Se Tornou tão Importante Discutir Questões Sobre Transportes, Saúde pública, Habitação E Outros Temas Relacionados às Políticas públicas?

Dissertações: Por Que Se Tornou tão Importante Discutir Questões Sobre Transportes, Saúde pública, Habitação E Outros Temas Relacionados às Políticas públicas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

Como estão representados os movimentos sociais no Brasil?

Foram os jovens que iniciaram os protestos no Brasil e motivaram outras parcelas da população a aderirem, dizem especialistas. Manifestantes não veem liderança única e afirmam que pauta diversa não enfraquece movimento.

Os maiores protestos no Brasil em pouco mais de 20 anos e que reuniram centenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o país nas duas últimas semanas começaram por causa do aumento das tarifas de passagens de ônibus em São Paulo. Mas, em poucos dias, o número e a composição dos mobilizados aumentou, ampliando também a lista de reivindicações por melhorias no país.

O estopim para a massificação dos protestos foi a violenta repressão, pela polícia, às contestações na Avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, na última quinta-feira (12/06). Mais de duzentas pessoas foram detidas. Vários jornalistas e manifestantes foram feridos.

Para o sociólogo Marcello Barra, foram os jovens universitários brasileiros usuários do transporte público que puxaram os protestos. "Quando tivemos a marcha da quinta-feira (12/06) em São Paulo, da violência explícita, houve uma reação generalizada da sociedade", disse, em entrevista à DW Brasil. Barra avalia que os protestos hoje envolvem movimentos de cidadania, sem teto, sem terra, artistas, negros, mulheres, ativistas pelos direitos de homossexuais, trabalhadores, estudantes e muitos outros. "Com a derrota do poder do Estado na quinta-feira, pelos atos violentos, a população tomou coragem", disse.

"É muito difícil identificar quem são os organizadores", analisou o cientista político David Fleischer. Ele acredita que o movimento de contestação no Brasil é essencialmente formado por iniciativas individuais, com a participação de diversos grupos, mas sem a interferência direta de instituições. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, feita durante um dos protestos em São Paulo, na segunda-feira (17/06), 84% dos participantes não tinham preferência partidária.

Porque o autor do texto a copa das manifestações fez uma relação entre manifestações e a copa do mundo?

Porque durante a copa, o governo brasileiro gastou bilhões de reais na construção de estádios, e além disso, com preços bem mais elevados do que o previsto. Dinheiro esse, que poderia estar sendo investido na educação, saúde, que são precárias no Brasil e deveriam ser tratador como prioritários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com