TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Uma Cultura Da Qualidade

Exames: Por Que Uma Cultura Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

POR QUE UMA CULTURA DA QUALIDADE?

Autora: Rosimar de Souza Ribeiro

Frequentemente, ouvimos um ou outro empresário dizer: "A qualidade custa caro!" Mas também, encontramos tantos outros que dizem o quanto economizaram com a qualidade.

Então, lança-se uma questão: a qualidade é custo ou investimento? É investimento e todo investimento tem um custo, ou seja, todo investimento cumpre o seu ciclo: dispêndio, transformação para o lucro e lucro. Como qualquer investimento, para a Qualidade, também é necessário saber como despender. As coisas devem acontecer conforme o perfil da empresa e no tamanho do caixa da empresa. E é muito simples começar pequeno e aumentar a sua passada, gradativamente. Mesmo quando se tem a intenção de buscar uma certificação, onde há custos inevitáveis, tais como pagar a auditoria de certificação e a própria emissão do certificado, isto pode ser adequado à empresa.

No mais, desenvolver um Sistema de Gestão da Qualidade, com a "cara" da sua empresa, não é tarefa tão árdua e cara. Afinal de contas, o segredo está em fazer o que já se faz, só que de forma organizada, controlada, verificada e registrada. Vamos, então, criar mecanismos de controle com base em padronização, definida em procedimentos e com os controles medidos e verificados.

O que faz falta é uma cultura da qualidade. É comum acharmos que fazemos o nosso produto ou executamos os nossos serviços com qualidade e, regra geral, o fazemos com base no bom senso. Isto é necessário, mas não é suficiente.

Poderemos dizer que estamos formando a nossa cultura da qualidade somente quando tivermos o entendimento de que: 1) procedimentos devem estar documentados para que todos façam igual, sempre; 2) os nossos processos devem ser sempre verificados, para que eventuais falhas sejam detectadas ainda na execução; 3) devemos segregar o que estiver em desacordo para que não seja utilizado indevidamente e que, sobretudo, 4) estamos atendendo aos requisitos do cliente, conforme especificado e, se possível, nos antepondo às suas necessidades.

Se assim o fizermos, acabamos por absorver estas ações como atitudes intrínsecas a tudo que executarmos dentro dos nossos processos. E isto ocorre de tal forma que ainda acharemos espaço para melhorar continuamente. Pronto! Mais um ajuste aqui e acolá, e um olhar respeitoso para as questões socioambientais e estamos preparados!

Mas também temos que levar em conta que a comunicação interna é fator

fundamental, ou seja: todos têm que ter conhecimento do que pensa a empresa

acerca da qualidade. Uma Política da Qualidade clara e objetiva, desdobrada nos

próprios Objetivos da Qualidade tem que estar na consciência de cada integrante

da cadeia do negócio. Mais que tudo isto, não bastam palavras e intenções, mas,

sobretudo, é preciso ação. A qualidade somente se torna verdadeira e exequível,

quando demandada dos escalões superiores, até ao chamado "chão de fábrica",

ou ainda, aos canteiros de obras, campos de trabalho e assim por diante. Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com