TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porjeto De Moveis

Trabalho Escolar: Porjeto De Moveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 8

Época dos dispositivos mecânicos ( 3000 a.C. - 1880)

O cenceito de efetuar cálculos com algum tipo de equipamento vem dos chineses, com registros de sua existência em 2500 a 3000 a.C. Esses equipamentos eram chamados de ábacos. E, posteriormente, tem-se registros do uso de ábacos pelos babilônios e pelos romanos.

Esse dispositivo permitia contagem de valores, tornando possível aos comerciantes babilônicos registrar dados numéricos sobra sua colheita.

Uma evolução conhecida do ábaco surgiu em 1500, através de um calculador mecânico inventado por Leonardo da Vinci,em 1621 apareceu outra invenção para cálculos, a conhecida régua de calculo. Mas foi no século XVII ( em 1642) que surgiu efetivamente uma maquina para cálculos, quando o filosofo e matemático francês Blaise Pascal, construiu um contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração através de rodas e engrenagens dentadas.Quando se acionava a manivela a maquina era colocada em movimento. O calculador de Pascal apresentou duas significativas inovações tecnológicas para sua época:

1- Permitia o uso de "vai 1", passado automaticamente para a parcela seguinte e ;

2- Utilizava o conceito de complemento para realizar operações aritméticas de subtração através de soma de complemento (esse conceito é até hoje essencialmente a base de funcionamento dos circuitos de operação aritmética em ponto fixo dos computadores.

Algum tempo após a invenção de Pascal, Gottfried Leibniz, outro filosofo e matemático alemão, construiu uma calculadora mais completa que a de Pascal, realizava as quatro operações aritméticas.

A primeira utilização pratica de dispositivos mecânicos para computar dados automaticamente data do inicio de 1800.

Um dos últimos e mais importantes trabalhos pioneiros em computação por processos mecânicos foi realizado pelo inglês Charles Babbage, que em 1823, foi contratado pela Royal Astronomical Society of Great Britain para produzir uma maquina calculadora programável, com a finalidade de gerar tabelas de navegação para a marinha britânica.

Em seu trabalho, Babbage projetou dois tipos de maquina: a maquina de diferenças e a maquina analítica justamente idealizada para atender as necessidades da Marinha Real Inglesa.

A maquina de diferenças era um dispositivo mecânico que só realizava adições e subtrações, pelo qual é possível calcular formulas ( até com polinômios e funções trigonométricas). Ela era construída de um conjunto de registradores mecânicos, dois registradores adjacentes eram conectados por um mecanismo de efetuar somas.

Babbage projetou algumas dessas maquinas capazes de realizar cálculos com valores de até 15 algarismos e com polinômios de até 3 ° grau.

Esse novo tipo de maquina foi chamado pelo seu inventor de maquina analítica.

Pode-se dizer que essa maquina foi a precursora dos primeiros computadores eletrônicos, inclusive no seu método de introduzir instruções por cartões perfurados.

Embora inteiramente mecânica, a maquina de Charles Babbage possuía essencialmente os mesmos componentes que um computador atual: memória, processador e saída.

Alguns outros detalhes históricos interessantes, como a estimativa de Babbage de que sua maquina deveria realizar uma operação de adição em um segundo e uma multiplicação em um minuto, e que o programa criado para fazer a maquina funcionar foi desenvolvido por uma moça chamada Ada Lovelace, que foi considerada a primeira programadora de computador da historia, e que deu seu nome para a moderna linguagem de programação ADA.

Época dos dispositivos eletromecânicos (1880-1930)

Com a invenção do motor elétrico no fim do século XIX, surgiu uma grande quantidade de maquinas de somar acionada por motores elétricos baseadas no princípio de funcionamento da maquina de Pascal.essas maquinas se tornaram dispositivos comuns em qualquer escritório até o advento das modernas calculadoras de bolso, em 1970.

Em 1889, Herman Hollerith desenvolveu o cartão perfurado para guardar dados e também uma maquina tabuladora mecânica, acionada por motor elétrico.

Em 1914, um banqueiro persuadiu três companhias a se juntarem, entre elas a empresa de Hollerth, formando a Computer Tabulating Recording Corporation.

A primeira maquina de calcular eletrônica somente surgiu por volta de 1935, seu inventor foi Konrad Zuse.

Em 1936, zuse deixou de ser estudante e profissionalmente criou sua primeira maquina, chamada Z1, baseada em relés mecânicos, que usava um teclado como dispositivo de entrada e lâmpadas como componente de saída.

Outro inventor da época de dispositivos eletromecânicos foi Howard Aiken, um físico e matemático americano que desenvolveu um computador, o Mark I, utilizando princípios básicos da maquina de Babbage (era um sistema decimal e não binário, como o de Zuse).O projeto eu fi financiado pela IBM, era capaz de armazenar 72 números.

Época dos componentes eletrônicos- primeiras invenções (1930-1945)

O problema dos computadores mecânicos e eletromecânicos residia em dois fatos : baixa velocidade de processamento e falta de confiabilidade.

Esses dois problemas só poderiam ser solucionados com a utilização de elementos de armazenamento e chaveamento que não tivessem partes mecânicas e fossem bem mais rápidos.

Quando se troca a voltagem sobre a grade isso acarreta a passagem ou não da corrente e, assim a válvula age como se fosse uma chave com relação as placas.Por essa razão, as válvulas passaram a ser utilizadas nos computadores substituindo os relés.

Na mesma época em que Zuse e Aiken realizavam seus trabalhos com dispositivos eletromecânicos, dois outros cientistas desenvolveram computadores usando válvulas. Um desses cientistas foi John Vincent Atanasoff, que em 1939 projetou a maquina calculadora para resolver equações lineares, mas a invenção apenas ficou registrada historicamente, John Mauchly um dos construtores do computador ENIAC é atualmente reconhecido como aquele que deu inicio à computação eletrônica.

O primeiro computador verdadeiramente eletrônico foi colocado em operação em 1943, com o propósito de quebrar códigos militares secretos de comunicação dos alemães.

A evolução dos computadores eletrônicos 1945

Em projetos de Atanassoff e Turing serem bem-sucedidos e maios antigos , reconhece-se outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com