TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio A Importância da Lucidada na Educação Infantil.

Por:   •  18/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 O que é a ludicidade        5

2.2 Benefícios da ludicidade na educação infantil        5

2.3 O lúdico na educação infantil segundo a BNCC        6

2.4 Como trabalhar o lúdico na educação infantil        7

3 SEQUÊNCIA DIDÁTICA        8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

5 REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como temática a importância da lucidade na Educação Infantil, que busca mostra a relevancia do lúdico no desenvolvimento da criança nas descobertas e aprendizagens vivenciadas pelas mesma.

Tendo a Educação Infantil como a etapa inicial da Educação Básica, o trabalho lúdico torna-se indispensável, sendo os eixos abordados grandes incentivadores para interações e brincadeiras. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a interação durante a brincadeira caracteriza o cotidiano da infância e juntamente com ela muitas aprendizagens para o desenvolvimento integral e potencial das crianças. Estas mesma brincadeiras entre as crianças e até mesmo com adultos, permite identificar expressões, mediações, resolução e regulação de diversos sentimentos.

Os campos de experiências da BNCC permite identificar diferentes formas de trabalhar a lucidade de forma que contribua para a educação da criança. Cabe ao docente elaborar estratégias para trabalhar o lúdico e desenvolver as crianças juntamente com essa prática, descobrindo novas habilidades.

A produção textual divide-se em duas atividades interligadas entre si: a primeira abordando mais a fundo a importancia da lucidade no contexto educacional principalmente na Educação Infantil; e a segunda se trata de uma pratica de sequencia didática voltada para Educação Infantil, partindo dos campos  de experiência “corpo, gestos e movimentos”  e “ espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

DESENVOLVIMENTO

O QUE É A LUDICIDADE

Ludicidade   é   um   termo   utilizado   na   educação   infantil   e   que   tem   origem   na palavra latina “ludus”, que significa jogo. Atividades lúdicas  são  aquelas que as  crianças  aprendem  e  desenvolvem  sua capacidade por meio de brincadeiras, do uso do imaginário e das fantasias.

A   ludicidade   na   educação   infantil,   tem   o   intuito   de   quebrar   os   padrões impostos   pela   metodologia   tradicional   de   ensino,   onde   o   professor   é   o   detentor   do conhecimento   e   o   aluno   o   receptor,   ou   seja,   ela   compreende   a   interação   entre professor   aluno,   a   cooperação   entre   os   educandos   e   o   estimulo   à   criatividade   das crianças.   Mais   do   que   transmitir   conteúdos,   uma   educação   baseada   na   ludicidade permite que o aluno desenvolva sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.

A   ludicidade   leva   sempre   em   conta   a   individualidade   de   cada   aluno   e   suas experiências   anteriores,   que   são   responsáveis   pelo   desenvolvimento   e   que   servem de base para todo conteúdo que será absorvido por ela.

Por fim  é  possível  compreender  a  ludicidade  como uma  vivencia  de  plenitude,prazer  e   sentimentos   alcançados   a   partir   das   atividades  lúdicas.  Essas  por   sua   vez,não se  restringem  aos  jogos  e  brincadeiras, mas  qualquer  atividade  que  proporcione momentos de prazer e interação com o outro.

BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprender de forma prazerosa proporciona a criança a possibilidade de construir a sua imaginação e progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário.As atividades que são realizadas de forma lúdica ao mesmo tempo que divertem, desenvolvem as crianças intelectualmente, fisicamente e moralmente.         Como são realizadas em grupo, os jogos ensinam a cooperação, o trabalho em equipe e a socialização, com isso as crianças aprendem a seguir regras, a respeitar o seu momento e dos colegas, desenvolvem sua habilidade de comunicação e a expressão dos sentimentos e emoções.

A ludicidade na educação infantil trabalha o aluno, como sujeito ativo na sua formação, valorizando o ato de brincar, como fora de aprender. Por isso é importante valorizar e direcionar a brincadeira como instrumento pedagógico, porem vale ressaltar que é preciso ter cuidado ao se trabalhar com lúdico, pois é uma metodologia ativa que ensina brincando e tem objetivos mais nunca cobranças.

Com isso é possível perceber que incentivando o lúdico em sala de aula favorece uma maior interação entre as criança, promovendo a socialização dos mesmos. Seguindo desta premissa Vygotsky (2004) afirma que:

A promoção de atividades que favorecem o envolvimento da         criança em brincadeiras principalmente aquelas que         promovem a criação de situações imaginarias tem nítida         função pedagógica. A escola e, particularmente, a pré-escola         poderiam se utilizar deliberadamente desse tipo de situação,         para atuar no processo de desenvolvimento das crianças.         (Vygotsky, 2004, p.67).

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A BNCC

A BNCC (base nacional comum curricular) é um texto complexo resultantes de muitos anos de trabalho e da reunião de diferentes perspectivas sobre a educação na escola básica brasileira. Ela estabelece dez competências gerais que as crianças devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com