TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual 1° Semestre Administração

Trabalho Universitário: Portfolio Individual 1° Semestre Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 8

O que é um freelancer?

Freelancer é um termo inglês para denominar um profissional autônomo que se emprega em diferentes empresas buscando captar e atender seus clientes de forma independente. Geralmente um freelancer trabalha em sua própria residência, não sendo uma regra comum a todos, fazendo seus próprios horários. Conhecidos no Brasil também como freela ou frila, é mais comum encontrar freelancers em algumas áreas especificas como, por exemplo: designer, jornalistas, fotógrafos, especialistas em marketing, tecnologia de informação, músicos, entre outros.

Infelizmente em nosso país é mais complicado de ser um freelancer, devido a burocrácia e a alta taxa de impostos, pois este se legaliza como prestador de serviço.

Este é um pequeno texto retirado do, SUMÁRIO EXECUTIVO DO ESTUDO GLOBAL DE CEO (Chefe Executivo de Ofício às vezes designado pelo estrangeirismo Chief Executive Officer.), da IBM denominado “A empresa do futuro”.

“Construindo sua empresa do futuro.”

As idéias e visões sobre o futuro dos negócios – ou a empresa do futuro, como dizemos – estão evoluindo rapidamente. Nós nos sentimos privilegiados por reunir o pensamento emergente de tantos CEOs de todo o mundo. Este último estudo Global de CEO não deve ser considerado como um fim, mas como um catalisador para discussões permanentes sobre o rumo que os negócios e as empresas estão tomando. Estamos ansiosos para trabalhar com você na construção de sua empresa do Futuro.”

Aliado a este texto e a leitura do texto em anexo ao portfólio, percebe-se rapidamente que o modelo de empresa da IBM assim como tantas outras gigantes do mercado é um modelo inovador e ávido por mudanças significativas no mundo dos negócios, uma dessas mudanças é a contratação de freelancers ao seu casting de funcionários, uma vez que esse modelo de colaborador é de grande valía no mundo globalizado de hoje, um freelancer geralmente tem um conhecimento de mundo maior, tanto por trabalhar para diferentes empresas como em diferentes nichos de negócios, agregando conhecimento que serve para que este se destaque, e colabore ainda mais com a empresa para qual esta prestando seu serviço.

Já nas chamadas organizações burocráticas esse modelo de serviço é mais complicado de ser utilizado, pois esse modelo de empresas limita e muito seus colaboradores, pois algumas características desse tipo de negocio são justamente a divisão do trabalho, especialização das tarefas e competências, previsão do comportamento dos funcionários e da própria empresa, etc. Tentando amenizar as influências externas a organização esta acaba por adquirir vários obstáculos como o individualismo, impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários, incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, etc. assim sendo, fica praticamente impossível contratar um freelancer que deseja inovar e trazer o seu melhor para a empresa devido a esse método “fechado” de modelo empresarial, já que a falta de qualquer individuo dentro da empresa trará grandes danos e perdas no processo, um vinculo formal é mais viável para a estabilidade desta.

Algumas empresas, especialmente as novas empresas de tecnologia e do ramo da internet inovam não apenas em seus produtos e serviços como também no tipo de gestão empresarial utilizado, alguns exemplos são o Google fundado por Larry Page e Sergey Brin como uma empresa privada em 27 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004, e o Facebook fundado por Mark Zuckerberg em 2004 apenas para alunos e amigos de Harvard onde cursava se expandindo a outras faculdades e tornando-se publico em 2006, essas empresas tem um modelo de gestão bem diferente do convencional, no caso do Google o funcionário tem liberdade para chegar a hora melhor lhe convir, ao passo que nas empresas “comuns” o funcionário tem hora certa pra chegar e sair, tem mesas de sinucas e outros jogos que podem ser usados durante o expediente, o que não acontece normalmente em outras empresas, os benefícios como plano de saúde, dentário, etc. são os mesmos para todos o funcionários inclusive diretores e funcionários do alto escalão, gerando um sentimento de igualdade entre os mesmos, o que é impossível de se ver onde se prega a política hierárquica, no Facebook também não é diferente, os lideres usam esse sistema de gestão para manter mentes que eles consideram brilhantes em suas empresas, essa liberdade toda serve para que estes se sintam num ambiente propicio para a criação de novas ideias, para inovar alem do que o próprio consumidor espera, sempre se superando e mostrando resultados, apesar dessas regalias todas, o que é muito cobrado é a produção de cada um, pois estas mesmas empresas gastam bastante com o aprendizado de cada funcionário inclusive destinando verba e tempo de trabalho para cada um usar em especializações, cursos, MBA, etc. o que acaba por ser um ótimo investimento, pois ideias e inovação não partem de maquinas que se pode comprar mas sim de pessoas e quanto mais qualidade de vida estes obtém, mais podem se doar ao trabalho.

Quanto a ser freelancer existem varias vantagens, porem existem também algumas desvantagens:

Vantagens:

Flexibilidade de horário: O freelancer pode trabalhar no horário que achar melhor, pois não haverá patrão ou gerente pegando no seu pé, pode adaptar esses horários para poder estudar e trabalhar no horário livre, trabalhar em um horário que melhor lhe agrade, porém, engana-se quem acha que o freelancer trabalha menos, pois isso depende muito de prazos estipulados pelos contratantes e a demanda de serviço com que ele trabalha.

Fazer o próprio salário: Ao ser freelancer você só depende de você mesmo para fazer seu salário, quanto mais se é qualificado no que se faz e quanto menos pessoas fizerem o serviço que você faz mais alto seria o valor que se pode cobrar, de acordo com a oferta e procura é claro.

Fazer o que se gosta: Optando por esse tipo de trabalho obviamente o freelancer vai escolher fazer o que ama, o que sempre almejou para sua vida, trabalhando com o que realmente se gosta os resultados é ainda melhor.

Trabalhar em locais variados: Trabalhar no mesmo local todos os dias pode ser um tanto quanto tedioso para algumas pessoas, com os recursos de hoje em dia como notebooks, tablets, smartphones com internet móvel quem opta por esse tipo de profissão pode trabalhar cada dia em algum local diferente, numa cafeteria, numa praça em algum restaurante, conhecendo novas pessoas e adquirindo novos conhecimentos sempre.

Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com