TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 1 Semestre Unopar

Trabalho Universitário: Portfólio Individual 1 Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  8.312 Palavras (34 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 34

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.1 INFLAÇÃO 5

2.1.1 Taxa de Juros 8

2.1.1.1 Taxa de Câmbio 10

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO 13

3.1 Medidas Descritivas 13

3.1.1 Medidas de Tendência Central 14

3.1.1.1 Medidas de Dispersão 18

3.1.1.1.1 Técnicas de Amostragem Probalística 20

3.1.1.1.1.1 Números Índices 24

3.1.1.1.1.1.1 Deflação de Dados 28

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 30

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 33

REFERÊNCIAS 34

1 INTRODUÇÃO

A função do administrador ou gestor é que planejar atividades, criar métodos, organizar o correto funcionamento dos diversos setores de uma empresa, garantir a circulação de informações, de maneira perfeita, e calcular despesas referentes a diversos processos. Seu objetivo é fazer com que não ocorram falhas na comunicação, ou seja, que a empresa trabalhe com o número correto de colaboradores, identificar onde acontece e o porquê da existência de gastos desnecessários, fatos que podem gerar prejuízos à produção e consequente déficit orçamentário.

Sendo assim, este trabalho foi elaborado com o objetivo de esclarecer de forma clara, sucinta e objetiva, proporcionando a ampliação do conhecimento através da visão holística a cerca dos assuntos que abrangem a Gestão Empresarial.

Visando exteriorizar novos horizontes e uma maior compreensão sobre os temas propostos neste trabalho, o mesmo faz uma abordagem conceitual sobre Macroeconomia e Microeconomia, Inflação, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, além de uma breve explanação sobre a importância dos Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial, enfatizando alguns fatores da estatística, como Medidas Descritivas, que engloba temas como: Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística; assim como abordagem conceitual de assuntos como: Números Índices e Deflação de Dados, conhecimentos inerentes ao administrador. Através do mesmo foi possível expandir e relatar as informações sobre Ética, Política e Sociedade, enfatizando a importância de uma gestão empresarial ética.

Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas para fundamentação teórica, para através da mesma prover conhecimentos que possam ser aplicados na atividade administrativa profissional.

2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.

A palavra “economia” deriva da junção dos termos gregos “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”.

Segundo Vasconcellos (2011,p.3) economia pode ser definida como:

Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

O estudo da economia, divide-se em dois blocos econômicos, Macroeconomia e a Microeconomia. Macroeconomia é o estudo da economia de forma geral, mais ampla, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

2.1 Inflação

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com