TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual Unopar

Casos: Portfolio Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 10

1 - PESQUISA DE MERCADO:

1.1 - Veja esta Parte do texto: “Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na Web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

A prática da implementação de novas culturas no dia a dia das empresas dariam a elas novas visões estratégicas sobre como tratar possíveis problemas buscando soluções competentes que revertam casos como o citado no texto. Neste caso, vemos e entendemos que a Pesquisa de Mercado, que tem como conceito “a identificação, coleta, analise e disseminação das informações de forma sistemática e objetiva seu uso visando melhorar a tomada de decisões para a solução de problemas”, seria uma ferramenta preciosa que ajudaria a Microsoft entender entre seus clientes potenciais, já que, segundo TOZETTO (2014), estes são mais de 50% da receita da empresa.

Com esta pesquisa se identificaria as reais necessidades de acompanhar as inovações do mercado no segmento, seus benefícios e, claro, a busca da rentabilidade mediante o mercado competitivo que, certamente os consolidaria como lideres na segmentação. Isso, claro, tornando os clientes fidelizados e não tendo a preocupação de perdê-los para a concorrência.

1.2 – Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Em minha opinião, uma pesquisa bem estruturada qualitativa e exploratória identificaria o problema. Uma conversa com seus clientes, a observação às tendências e a concorrência daria a Microsoft oportunidades de conhecer e buscar soluções para o constante decréscimo de seus rendimentos. Neste caso faltou a sensibilidade ao ambiente externo que influenciou na tomada de decisão de compra de cliente pelo concorrente.

2 MARKETING:

2.1 – Veja esta parte do texto: “Em sentido oposto, os dispositivos moveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50 %. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails ara o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android. “um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

“A chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados alvos e satisfazê-los mais efetivamente eficiente do que os concorrentes” (PHILIP KOTLER).

A necessidade humana, física, social e individual é um conceito básico do marketing. Segundo Kotler, “necessidades humanas são estados de carência percebida”. As necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing. Quando uma necessidade não é satisfeita, as pessoas procuram uma maneira de reduzi-la ou satisfazê-la. Desejos são as necessidades humanas moldadas pela cultura e individualidade. A Depender da realidade, as necessidades se manifestam através de desejos diferentes. Já as demandas são desejos que podem ser atendidos ou comprados, pois eles são ilimitados e os recursos são escassos. Resultado pelo qual se as necessidades de um determinado cliente não forem atendidas por nós como empresa, em busca de satisfazê-la, o cliente buscará a concorrência. Desta forma, precisamos estar sempre atentos aos concorrentes, uma vez que, se a necessidades dele foi satisfeita lá, temos grandes chances de perdê-lo.

2.2 – Ainda que haja muita prestação de serviços, o computador é um produto com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Produto em um conjunto de atributos tangíveis ou intangíveis, constituídos pelo processo de produção para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negocia dono mercado, mediante determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico. Todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço, a distribuição só podem definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado alvo. Quais os produtos produzir e vender? Quais novos produtos acrescentar? Quais abandonar? Em que estagio do ciclo de vida o produto se encontra? Quantos produtos o portfólio deve ter? Assim os fatores relacionados diretamente relacionados à oferta de marketing são aqui estudados.

Quais produtos produzir e vender? Quais novos produtos apresentar? Quais abandonar? Em que estagio do ciclo de vida o produto se encontra? Quantos produtos o portfólio pode ter? São algumas das preocupações encontradas na gestão dos produtos. O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção dos profissionais de Marketing,

2.3 – “Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. ‘As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos’, disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas vindas ao novo CEO.” Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Segundo o site “Portal do Marketing”, muito tem se escrito, falado e discutido sobre o Mix de Marketing ou composto de marketing, como é comumente conhecido. “Os famosos ‘4 P’s’ geram milhões de páginas como resultado de uma simples busca no Google. Só aqui no Portal do Marketing, existem dezenas de artigos sobre o assunto”, diz Daniel Portillo Serrano, Editor do site. Os 4 p’s são a base para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com