TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio individual unopar

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

MARCIA BEATRIZ VEDANA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

FREDERICO WESTPHALEN

2014 

MARCIA BEATRIZ VEDANA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia e á Universidade do Paraná – UNOPAR.

Professores do Primeiro Semestre

                                FREDERICO WESTPHALEN

                                                                  2014

1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresenta o tema sobre “Pedagogia e pedagogos”, onde Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. E Pedagogo é o profissional que aplica a pedagogia, ciência da educação e do ensino. O pedagogo é o especialista da ciência do ensino, da aprendizagem e sua habilitação para o trabalho é através de curso superior.

        Então, com um assessoramento pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.

Para bem atuar no enfrentamento de suas funções no cotidiano da escola, é necessário saber com muita clareza o que é essencial, o que é importante e o que é acidental.

O pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação. Ele procura executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o desperdício de esforços e de tempo, agindo como estimulador cultural, criando condições necessárias à conquista de melhores resultados operacionais, vencendo, uma a uma, as amarras do tradicional em seu trabalho, sem medo de errar, evitando ser um tarefeiro, pau para toda obra ou fiscal do desempenho do professor.

O objetivo deste trabalho é compreender a natureza e as especificidades do Curso Superior que se frequenta e a sua importância na sociedade atual.

2 PRODUÇÃO TEXTUAL: PEDAGOGIA E PEDAGOGO

        A Pedagogia é um curso para formar pessoas que desejam trabalhar com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo esta uma concepção continua nos dias de hoje, mas sabe-se que a Pedagogia ensina as pessoas a ensinarem crianças.

        A Pedagogia é uma ciência da educação sendo um campo de conhecimento da teoria e prática.  A ocupação é com a formação escolar das crianças, com processos educativos, com métodos, com maneiras de ensinar.

        O objeto de estudo da Pedagogia é a educação como prática humana, uma prática social que modifica os seres humanos, a educação como função integrante da produção e reprodução da vida social e a história do progresso social.

A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Numa sociedade onde as relações são de exploração de uns sobre os outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações. Isso quer dizer que a pedagogia lida com o fenômeno educativo, enquanto expressão de interesses sociais em conflito na sociedade em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com