TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Unopar

Trabalho Escolar: Portfolio Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

Produção textual interdisciplinar com abordagens envolvendo as disciplinas: Contabilidade Geral, Matematica Finaceira, Comportamento Organizacional, Estatistica, Teoria Economica e Metodologia Cientifica da grade curricular curso de administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média do 3º semestre.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERENCIAS .....................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de trabalhar melhor os conhecimentos dos assuntos propostos durante o semeste apresento este portfolio. Uma produção intersciplinar que abordara os principais temas de cada disciplina

Através de pesquisa de materiais relacionados foi desenvolvido o texto contemplando as questoes a seguir:

1. A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

2. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique...

3. De que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisões dos gestores dentro de uma organização?

4. Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

5. Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações? Justifique sua resposta.

6. O fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações. Procure pesquisar e encontrar dados que demonstrem a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico?

Desenvolvimeto

A Estatística

A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.

A palavra "CENSO" é derivada da palavra "CENSERE", que em Latim significa "TAXAR". Em 1085, Guilherme, O Conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre terras, proprietários, uso da terra, empregados e animais. Os resultados deste Censo foram publicados em 1086 no livro intitulado "Domesday Book" e serviram de base para o cálculo de impostos.

Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de Estados, apenas no século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos BENS do Estado.

A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719-1772), que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681).

Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística.

Como estatística está presente em quase todas as áreas do conhecimento, auxiliando no planejamento, análise e interpretação de dados, melhorando a qualidade dos resultados e ajudando na tomada de decisão. Para a análise dos dados a estatística dispõe de vários métodos, a propabilidade é uma delas. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.

Conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com