TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Unopar

Trabalho Universitário: Portfolio Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

PRIMEIRA ETAPA DO TRABALHO

A Contabilidade de Custos é uma área que auxilia muito o sucesso de um negócio. Uma contabilidade bem feita ajudará o empreendimento a crescer e ter sucesso.

Segundo Leone (1997, p. 19):

A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.

A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira devido à necessidade de avaliação dos estoques dentro da indústria, uma tarefa que ficou bem mais descomplicada na empresa.

Porém, segundo Martins (2003, p. 22): “[...] a Contabilidade de Custos acabou por passar nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para uma importante arma de controle e decisão gerencial.”

O aumento da competitividade no mercado atual requer que as empresas saibam quais os rumos devem tomar, quais decisões podem ou não ser executadas. E dentro desse processo, a Contabilidade de Custos torna-se essencial.

Nota-se, claramente, que há um relacionamento estreito entre a Contabilidade de Custos e a fixação do preço praticado pela empresa.

No caso da empresa mostrada na atividade, ela é do ramo comercial e também de prestação de serviços, já que, além de vender pacotes de viagens, também oferece seus serviços para que a viagem seja realizada.

O preço de um pacote promocional vendido, não se sabe o local, pois a atividade não revela para onde é, é de R$ 3.200,00.

O valor calculado levou em consideração, para ser finalizado, mediante o conteúdo de Contabilidade de Custos, os seguintes fatores:

• Custos – Os custos são aqueles gastos essenciais para que o serviço ou produto seja fornecido ao cliente. Os custos podem ser divididos em diretos e indiretos.

Segundo Zanluca (2007, p. 34), o custo direto:

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

O mesmo autor explica que custo indireto

[...] é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.(ZANLUCA, 2007, p. 34)

Os custos, ainda, podem ser variáveis e fixos. Zanluca (2007, p. 34) explica que os custos fixos:

[...] são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

E os variáveis:

[...] aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. (ZANLUCA, 2007, p 34).

Despesas – as despesas, para o setor contábil, são os gastos essenciais para que haja receita na empresa. As despesas não possuem ligação direta com o processo de mudança ou produção dos bens, produtos ou serviços.

O cálculo foi feito, levando em consideração os seguintes custos para que a viagem foi feita:

• Contratação de hotel por 10 dias;

• Passagens aéreas.

• Ligações telefônicas para conseguir o fechamento do pacote.

As despesas que foram levadas em consideração, no cálculo, foram:

• Pagamento de vendedores;

• Pagamento de comissão de vendedor;

• Pagamento de serviços à financeira ligados à área de empréstimo.

As despesas, para o setor contábil, são os gastos essenciais para que haja receita na empresa. As despesas não possuem ligação direta com o processo de mudança ou produção dos bens, produtos ou serviços.

Para maximizar seu lucro, a contabilidade financeira deve utilizar o custeio por absorção que, segundo material fornecido pela Unopar “é o sistema que tem por objetivo apropriar aos produtos todos os custos de produção sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis sempre respeitando os princípios fundamentais de contabilidade.”

SEGUNDA ETAPA DO TRABALHO

A empresa de viagens “Vida Boa” cometeu o erro de emitir uma carnê de pagamento sem que o cliente assinasse ou emitisse um aceite acerca do pacote de viagem e contratação do serviço da empresa.

Inclusive, por não pagar algo que não contratou, seu nome vai para órgãos de restrição ao crédito, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e SERASA (Centralização dos Serviços Bancários S/A).

Maria, a cliente que pretendia contratar os serviços da agência de viagem “Vida Boa”, recebe a cobrança indevida da dívida em seu local de trabalho.

Diante do Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 39, Sessão IV, que consta das Práticas Abusivas, a lei afirma que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, “executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor, ressalvadas as decorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com