TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1

Exames: Portfólio 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 9

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2˚ MÓDULO

endereçamento ip PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Fundamentos de Redes de Computadores.

Prof. Emilton Alves de Carvalho

Respostas

1)

Considerando os IPs versão 4 ou IPv4 (24=32bits) temos:

• Classe A – tem a máscara de sub-rede padrão 255.0.0.0 (os endereços que tem o seu primeiro octeto binário começando em 0, seguido de um número de 24 bits para hosts). Fornece 126 redes classe A (27 – 2, não 28 – 2 pois o primeiro bit é usado para classificar essa classe, portanto os IPs dessa classe tem assim início 1, e indo até 126. Por tanto, a Classe A trabalha com 16.777.214 hosts (224 -2, se subtrai os endereços que tem todos os bits iguais a 0 e 1 pois possuem uso específico);

• Classe B – têm a máscara de sub-rede padrão 255.255.0.0 (os endereços que tem o seu primeiro octeto binário começando em 10, seguido de um número de 16 bits para hosts). Ou seja possui 16.384 (214, não 216 pois os dois primeiros bits são usados para classificar essa classe) redes classe B, suportando 65.534 hosts (216 – 2, se subtrai os endereços que tem todos os bits iguais a 0 e 1 pois possuem uso específico);

• Classe C – têm a máscara de sub-rede 255.255.255.0 (os endereços que tem o seu primeiro octeto binário começando em 110, seguido de um número de 8 bits para hosts). Existem nessa categoria até 2.097.152 redes (221, não 224 pois os três primeiros bits são usados para classificar essa classe). Essa classe suporta até 254 hosts (28 – 2, se subtrai os endereços que tem todos os bits iguais a 0 e 1 pois possuem uso específico).

2)

No Windows, a partir dos comandos de prompt comandos são:

• ipconfig

O IPConfig fornece informações sobre o IP da rede local.

Sufixo DNS específico de conexão . : Home ( É o nome do provedor que esta usando, podem ser de dois tipos: o DNS primário e DNS secundário.

Endereço IPV4 . . . . . . . . . . . . : 192.168.1.5 ( Endereço IP do Host.

Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.0 ( Máscara de rede do Host.

Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.1.1 ( é através dele que um computador em um segmento de rede tenta falar com outro computador.

Já o IPConfig /all mostra todas as informações de redes instaladas.

Configuração de IP do Windows:

Nome do Host . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .: Kaminski( É o nome do computador.

Tipo de nó . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . : Misto(è sobre a topologia de rede como o computador esta conectado.

Lista de pesquisa de sufixo DNS . . . . . . . . . . : Home ( é o local onde foram atribuídos os endereços de DNS. Pode ser o servidor ou um roteador.

Adaptador de rede sem fio conexão de rede sem fio:

Sufixo de DNS Primário. . . . . .: HOME( É o local onde a máquina adquire um endereço.

Descrição. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . : 802.11n Wireless LAN Card( Nome da placa de rede wireless.

Endereço Físico . . . . . . . : 00-02-72-9B-E0-5D( É o MAC de sua placa de rede. Toda placa de rede tem um código especifico, composto de 6 pares de dois dígitos alfanuméricos.

Endereço IPV4 . . . . . . . . . . . . : 192.168.1.5 ( Endereço IP do Host.

Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.0 ( Máscara de rede do Host.

Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.1.1 ( é através dele que um computador em um segmento de rede tenta falar com outro computador.

Servidor DNS. . . . . . . . . . . : 192.168.1.1 ( Um servidor DNS oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP. Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos.

3)

Quando falamos em abrangência geográfica, basicamente estamos referindo sobre seu tamanho, o tamanho da área que ela alcança. Podemos classificar essas redes em LAN, MAN e WAN.

• LAN (Local Area Network) – são redes locais, de pequena cobertura geográfica e que normalmente são privadas e interligam poucas entidades, viabilizando o compartilhamento de informações e periféricos. Têm altas taxas de transmissão, baixas taxas de erros Ex.: casas, escritórios, empresas pequenas e médias, etc.

• MAN (Metropolitan Area Network) - são redes de cobertura maior às locais (LAN), que como o nome diz tem uma abrangência metropolitana, mas também são menores que as redes de grande porte (WAN), por isso podemos classificá-las como redes de médio porte. Podem ser redes públicas ou privadas, e normalmente são a interligação de várias LANs e estar ligadas a uma WAN. Ex.: campus (como a USP), redes corporativas (como da AT&T e IBM), cidades/regiões, etc.

• WAN (Wide Area Network) – como já dito são redes de grande porte que tem extenso alcance geográfico e tipicamente suas velocidades de transmissão são menores. Normalmente são de carácter público pelo seu alto custo de implantação, e geridas por operadores de telecomunicações e governos.

4)

Unicast – é caracterizada pela comunicação entre duas entidades, onde nenhum outro computador na rede precisa processar o tráfego. Neste sistema uma cópia separada dos dados são enviados da entidade de origem para a entidade de destino (por isso não é utilizado no envio para várias entidades, pois exigiria várias cópias e envios, tornando o processo lento). Ex.: a navegação na web e plataformas cliente-servidor.

Multicast – é caracterizada pela comunicação entre algumas entidades de um grupo, ou seja, dentro de um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com