TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1 Educação Ambiental

Artigos Científicos: Portfólio 1 Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas

.............................................................................................................

1. Divulgar, instruir, conscientizar EA para uma transformação no modo de pensar e agir da sociedade para uma atitude mais sustentável. Tratar a questão ambiental não apenas como uma questão “ecológica”, mas promover educação ambiental considerando pontos importantes como políticos, econômicos e sociais.

A politica prevalece com o sistema de desenvolvimento econômico onde a sociedade é induzida a um consumo exagerado e muitas vezes desnecessário, exploração excessiva de recursos naturais desrespeitando a capacidade natural de recomposição contribuindo assim para degradação ambiental.

2. A EA deverá atingir todos os grupos da sociedade, promover a conscientização, possibilitar mudanças no quadro e na visão política considerando a realidade dos problemas da sociedade como problemas sociais, políticos, econômicos, culturais e ecológicos. Deverá ainda promover o conhecimento da legislação ambiental que faz valer nosso direito de cidadão chamando a nossa participação direta na preservação ambiental para uma melhor qualidade de vida, criando novos valores para contribuir no desenvolvimento sustentável.

3. Atualmente observamos e ouvimos da sociedade em geral, pensamentos e atitudes irresponsáveis que não por falta de conhecimento, mas por desrespeito, contribuem para a degradação do meio ambiente.

Sustentabilidade e preservação devem ser tratadas como responsabilidade individual e coletiva, o que não ocorre atualmente. Essa cultura atual e irresponsável precisa e deve mudar.

Nos países ricos ocorreram problemas e divergências na questão da EA, não era interessante para eles uma cultura que divergia ao sistema de consumismo que enriquecia ainda mais o país. No Brasil, este boicote foi realizado pelo MEC onde passou a considerar e promover EA como ecologia. Os países ricos passaram a ver esta atitude com relação a nossa educação como inútil, medíocre e muito além da nossa realidade, porém com a substituição de EA para ecologia passaríamos realmente a tornar a verdadeira EA irrelevante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com