TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio

Tese: Portfólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Para grande parte dos candidatos, montar um bom currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de grupo são as principais preocupações na hora de procurar um novo emprego.

No entanto, para os profissionais das áreas de publicidade, fotografia, desenho industrial e arquitetura, por exemplo, fazer um portfólio é essencial para conseguir uma vaga de emprego.

O portfólio é um recurso visual muito usado por Web Designers, Diretores de Arte, Ilustradores, Fotógrafos, Redatores e Arquitetos para organizar e apresentar os trabalhos realizados durante a sua carreira.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Esse é um ditado conhecido e que define muito bem a função do portfólio no processo de seleção e contratação de um candidato.

Na necessidade de contratar um novo colaborador, muitas empresas solicitam que, além do currículo, os candidatos enviem também o seu portfólio.

Pela análise do portfólio, o recrutador verá se o candidato é criativo, se domina as técnicas e habilidades que a profissão exige e se atende à expectativa do cargo oferecido.

Para o candidato, o portfólio é a vitrine ideal para vender o seu trabalho. Mas como fazer um portfólio atraente aos olhos do recrutador?

Abaixo, elaboramos 4 dicas para você montar um material que venda bem o seu talento.

Selecione os seus melhores trabalhos

Junte todos os melhores trabalhos que você realizou durante sua vida profissional.

É imprescindível que os trabalhos sejam de sua autoria ou aqueles em que você teve participação decisiva.

Escolha um tipo de portfólio

Por ser uma produção artística e pessoal, não há regras estabelecidas e nem modelo de portfólio definido. Aqui, iremos apresentar duas opções:

Portfólio impresso

Consiste em separar todos os seus melhores trabalhos numa pasta elegante para apresentá-la pessoalmente no momento da entrevista.

Vantagem: a imagem impressa define fielmente as cores e texturas do trabalho. Ex: se você é um Ilustrador, o portfólio impresso pode ser mais eficaz do que o digital.

Desvantagem: muitos recrutadores preferem analisar o portfólio antes de convidar para uma entrevista. Dessa forma, você pode perder a chance de “convencer o recrutador à distância”.

Portfólio digital

Em resumo, consiste em criar um endereço na internet para colocar os seus melhores trabalhos. Pode ser um blog, usar ferramentas e sites que já existem, ou até mesmo comprar um endereço na internet e fazer a sua página exclusiva. Existem alguns sites que surgiram como forma de apresentar portfólios, como o carbonmade.com, Devianart ou o Flickr, que são fáceis de montar e você não precisa entender muito de HTML para fazer uma página interessante.

Vantagem: traz mais mobilidade e exposição para o seu trabalho, afinal qualquer pessoa que navegar pela internet pode achar o site ou blog com seu portfólio, inclusive os recrutadores. Além disso, o formato digital permite que você coloque trabalhos que tenham animação, como: apresentações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com