TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Portfólio De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 7

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – MÓDULO BÁSICO

PORTFÓLIO 1

MODELOS DE GESTÃO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

PORTFÓLIO 1

MODELOS DE GESTÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Modelos de Gestão.

Profa. Adriana Rodrigues Sacramento Pesseguini

Guarulhos

2013

OBJETIVO

Verificar como as empresas utilizam os diversos tipos de MODELOS DE GESTÃO para atingir objetivos comerciais diversos em seu dia-a-dia.

ORIENTAÇÃO

Resolver os conflitos do CASE baseados no LIVRO-TEXTO.

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

Cap 9 – A face repugnante

Pag 286 – Organização, classe e controle

MORGAN, GARETH, IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO, 11ª. Edição, São Paulo, Editora ATLAS, 2006

CASE 115 – O MODELO DE GESTÃO DA HUAWEI

Exame On-Line Adaptação Charles David Forte

Primeiramente, para que possamos estudar com detalhes o Modelo de Gestão da HUAWEI, vamos deixar claro que a pronuncia é “HAUEI”... assim fica mais fácil...

A HUAWEI é a 2ª. Maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo. Sua receita no ano passado foi de U$ 22 Bilhões atrás apenas da sueca ERICSSON... cujo faturamento foi 18% maior, porém o lucro líquido da HUAWEI... é cinco vezes maior que o da ERICSSON.

No ano passado a HUAWEI conseguiu 1847 patentes de novos produtos, ficando atrás apenas da japonesa PANASONIC, enquanto que a APPLE de Steve Jobs, conseguiu 11 vezes menos.

Sua tecnologia já é utilizada por mais de dois bilhões de pessoas no mundo.

A HUAWEI está presente em 130 países, sendo que o mercado externo responde por mais de 70% de seu faturamento. A empresa gastou com P&D – Pesquisa e Desenvolvimento só no ano passado U$ 2,2 bilhões, que correspondem á 10% de suas receitas. A HUAWEI cresce quase 30% ao ano e possui no mundo 95 mil funcionários, sendo que 45% destes... ou seja 43 mil funcionários se dedicam apenas... à inovação.

QUESTÕES

1. Baseado no texto acima, você poderia afirmar que o segredo da HUAWEI é a inovação? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

R: Sim. Porque o investimento em pesquisa e desenvolvimento é correspondente a dez por cento de suas receitas, ou seja, mais de dois bilhões de dólares dedicados a buscar conhecimento e inovação, aliado ao grande número de funcionários postos apenas a este objetivo.

2. Algumas regras do modelo de gestão da HUAWEI são:

a) A empresa é dos funcionários, que possuem 98,6% da empresa enquanto que o fundador detém apenas 1,4% de participação.

b) A empresa é comandada por um colegiado de nove executivos, o fundador, Ren Zhengfei, embora tenha o cargo de Presidente, na prática, é apenas um destes membros do conselho.

c) Estes nove executivos decidem tudo na empresa, desde investimentos, novos produtos, troca de fornecedores e até o planejamento estratégico da empresa.

Como você analisa esse tipo de gestão, onde os nove executivos mandam mais que o Presidente. Você acredita que esse modelo de gestão é o ideal? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

R: Sim. Porque é o estilo de gestão de quem se preocupa em exercer um controle mínimo, dando à equipe total liberdade para execução de tarefas. Este gestor tenta se limitar a fornecer as informações necessárias para que o quadro diretivo tome as decisões quanto às questões administrativas, além de atuar como árbitro em dificuldades inesperadas.

3. Apenas 20% dos ganhos dos executivos são fixos e 80% destes ganhos são variáveis, podendo chegar até 30 salários extras por ano. O funcionário que cumprir suas metas ganha o direito de comprar ações da empresa. E aqueles que não cumprirem, são descartados. Há uma regra interna que determina que 2% dos funcionários com pior desempenho serão sempre demitidos no final do ano. Analise estas regras e EXPLIQUE como lidar com esse problema: “Os 400 piores funcionários são demitidos todos os anos.”

R: Em vantagens e limitações da metáfora da dominação, do capítulo 9, do livro “A face repulsiva”, Morgan define bem esta questão: “O impacto negativo que as organizações frequentemente têm sobre os empregados ou seu ambiente ou que as multinacionais têm sobre os padrões de desigualdade e desenvolvimento econômico mundial não é necessariamente intencional. Geralmente, ele é consequência de ações racionais, por meio das quais um grupo de indivíduos procura atingir um determinado conjunto de objetivos, como aumento de lucros ou crescimento empresarial”. Ou seja, ações que parecem importantes no prisma da empresa, podem ter um efeito prejudicial sobre a vida dos empregados. “Uma visão com modo de dominação que promove certos interesses à custa de outros.” A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com