TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Física Ondulatória E Óptica

Por:   •  28/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA ELÉTRICA

CAIO PACHECO DUARTE- 234482021

ILHOMAR PEDROSO GARCIA- 211782016

THIAGO DA SILVA-222222014

PORTIFÓLIO

 FÍSICA: ONDULATÓRIA E ÓPTICA

...............................................................................................................................

GUARULHOS  2024

CAIO PACHECO DUARTE- 234482021

ILHOMAR PEDROSO GARCIA- 211782016

THIAGO DA SILVA-222222014

PORTIFÓLIO

 FÍSICA: ONDULATÓRIA E ÓPTICA

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Elétrica do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Física Ondulatória e óptica.

Prof. Daniel de Oliveira

GUARULHOS 2024

[pic 2]

[pic 3]

a) Supondo que o eixo de interligação dos diafragmas trabalha com uma frequência de 147 rpm , com uma amplitude de oscilação de 3,7 cm, determine as equações harmônicas de posição, velocidade e aceleração, com os respectivos gráficos. Use π 2 𝑟𝑎𝑑 como fase inicial. ( 2,5 pontos )

Para resolver este problema, primeiro precisamos converter a frequência de rotações por minuto (rpm) para radianos por segundo (rad/s). A frequência angular (ω) é dada por:

ω = 2π * f

onde f é a frequência em Hz (1 Hz = 1 ciclo por segundo). Portanto, para converter 147 rpm para rad/s, temos:

ω = 2π * 147 / 60 ≈ 15.4 rad/s

A amplitude de oscilação (A) é dada como 3,7 cm, que é igual a 0,037 m. A fase inicial (φ) é dada como π/2 rad.

A equação harmônica de posição (x) é dada por:

x(t) = A * cos(ω * t + φ)

A equação harmônica de velocidade (v) é a derivada da equação de posição em relação ao tempo:

v(t) = -A * ω * sin(ω * t + φ)

A equação harmônica de aceleração (a) é a derivada da equação de velocidade em relação ao tempo:

a(t) = -A * ω^2 * cos(ω * t + φ)

[pic 4]

[pic 5]

b) Sabendo que a massa por segundo deslocada pelos diafragmas vale 0,5 kg , determine a equação da energia total da bomba transmite para o liquido, com o respectivo gráfico. ( 2,5 pontos ) - Sobre o amortecedor de Pulsações para Bombas de Diafragma Pneumático.

A energia total transmitida pela bomba para o líquido pode ser calculada usando a equação da energia cinética e a equação da energia potencial. A energia cinética é dada por 1/2 * m * v^2, onde m é a massa por segundo deslocada pelos diafragmas (0,5 kg) e v é a velocidade do líquido. A energia potencial é dada por m * g * h, onde g é a aceleração devido à gravidade (9,8 m/s^2) e h é a altura do líquido. A energia total é a soma dessas duas energias.

A altura do líquido pode ser calculada usando a equação de Bernoulli, que relaciona a pressão, a densidade do líquido, a gravidade e a altura. A equação de Bernoulli é P + 1/2 * ρ * v^2 + ρ * g * h = constante, onde P é a pressão, ρ é a densidade do líquido e v é a velocidade do líquido. A constante é a mesma em dois pontos diferentes ao longo do fluxo do líquido. Se assumirmos que a pressão é constante ao longo do fluxo, podemos simplificar a equação de Bernoulli para ρ * g * h = constante. Portanto, a altura do líquido é inversamente proporcional à densidade do líquido e à aceleração devido à gravidade.

Substituindo a altura do líquido na equação da energia potencial, obtemos a energia total transmitida pela bomba para o líquido:

E = 1/2 * m * v^2 + m * g * h

E = 1/2 * 0,5 * v^2 + 0,5 * 9,8 * h

E = 0,25 * v^2 + 4,9 * h

[pic 6]

c) Descreva detalhadamente o funcionamento do amortecedor de Pulsações deste sistema para manter a pressão praticamente constante nas tubulações. ( 2,5 pontos )

Funcionamento:

O amortecedor de pulsações é um cilindro com uma câmara de ar comprimido e um diafragma flexível.

Quando a bomba de diafragma pneumático está em operação, ela gera pulsos de pressão que são transmitidos através das tubulações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com