TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Jogos Lúdicos

Artigo: Portfólio Jogos Lúdicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  9.461 Palavras (38 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 38

CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DE JOGOS LÚDICOS

PROFESSOR:

SEMESTRE/ANO:

ACADÊMICO:

PORTFÓLIO DE

ATIVIDADES

LÚDICAS

Introdução

A educação é uma ferramenta muito importante na aprendizagem, e aprender brincando torna-se um meio muito mais fácil e divertido de se ensinar. Neste contexto entram os jogos lúdicos que através da própria palavra trazem o conhecimento de forma prática e totalmente dinâmica.

Estes jogos proporcionam benefícios relativamente grandes e importantes para o desenvolvimento do indivíduo, principalmente nas fases iniciais, ou seja, em crianças. Entre as competências adquiridas estão o pensamento crítico, a liderança, a gestão de tempo e de equipes, além de aprimorar a capacidade de raciocínio lógico, a coordenação motora, agilidade, entre outros.

Além de todos os benefícios citados, com as atividades lúdicas evidencia-se o alívio de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo primariamente a autoestima e a segurança.

Para as crianças, principalmente entre 0 e 5 anos de idade, estas atividades as desenvolvem integralmente e promovem a socialização e a descoberta do mundo. Muitas destas atividades desenvolvem motricidades fina e grossa trabalhando principalmente a coordenação motora.

Atividades lúdicas são uma forma de transmitir o conhecimento e ensinar desde a idade escolar a lidar com as diferenças, estimulando a socialização e a criatividade em crianças, mas não somente neste grupo. Evidencia-se atualmente que estas atividades compreendem diversos públicos como idosos, jovens, adultos e adolescentes. Porém, sabemos ainda que a essencialidade destes jogos está primordialmente na infância. Devido à necessidade que a criança tem de agir em relação ao mundo, o jogo lúdico traz a ela o desafio, a indagação, o questionamento, transformando e desvendando a própria realidade. Ao partilhar as brincadeiras com outras crianças ela vivencia diferentes emoções, afetos, trocas, aproximações. Aprende a dividir, a perder e a ganhar, a lidar com sua ansiedade, seus medos e suas angústias.

Brincar é preciso, pois só assim conseguiremos estimular o universo da criatividade e imaginação das crianças, assim como de outros públicos, buscando novas possibilidades de pensar, agir, etc.

Educando através do lúdico podemos despertar a interiorização do conhecimento através da felicidade que as crianças vêm em seus colegas. Desta forma, nós professores de Educação Física podemos contribuir muito para a melhoria do ensino e da socialização. Vendo esta necessidade, venho através deste portfólio trazer uma variedade de atividades lúdicas que podem nos ajudar e proporcionar muitas dinâmicas interessantes, que poderão ser aplicadas não somente com crianças, mas também com o público em geral.

ATIVIDADES ATIVAS

Nome: Apanhar o lenço

Material: Lenço ou pano.

Formação: Equipes, na grande área do gol.

Desenvolvimento: Duas equipes divididas igualmente. Cada integrante de cada equipe receberá um número. O lenço ficará no meio de uma quadra de futsal e as equipes ficarão uma em cada grande área do goleiro. Ao sinal do professor que dirá um número, a pessoa correspondente irá tentar pegar o lenço no meio da quadra e trazer para sua área sem ser pego pelo integrante da outra equipe que corresponde ao seu próprio número. A equipe que trouxer mais vezes o lenço até sua área vencerá a brincadeira.

Objetivo: Atenção, velocidade.

Nome: Corredor suicida

Material: Bolas.

Formação: Laterais da quadra em fileira e dispersos na área do gol.

Desenvolvimento: Os alunos inicialmente ficam posicionados na área da quadra em frente á trave. Dois alunos são escolhidos para ficar um em cada lado lateral da quadra. Estes alunos que serão os pegadores ficam cada um com uma bola. Quando o professor ou alguém responsável pelo jogo apitar os alunos que estavam na área saem correndo em direção a outra área do outro lado da quadra. Enquanto eles vão correndo até o outro lado, os alunos que ficaram nas laterais podem andar sobre toda linha lateral da quadra e acertar bolas nos jogadores. A bola não deve bater no chão, deve pegar diretamente no aluno. Quem for acertado pelas bolas dos pegadores laterais, vai ajudar a jogar a bola para acertar os alunos que passam correndo, cada vez que alguém responsável apitar. Assim o jogo prossegue sucessivamente. Depois de um tempo de brincadeira o professor da autorização para os dois que começaram, sendo os pegadores das laterais, a entrarem no jogo com aqueles que ainda não foram pegos.

Objetivo: Foco, agilidade, destreza, velocidade.

Nome: Correndo deitado

Material: Não há.

Formação: Dispersos no ambiente (quadra).

Desenvolvimento: Os alunos ficam espalhados na quadra correndo, quando o professor falar CORRER os alunos devem se agachar e quando falar DEITADO os alunos correm novamente. O professor vai alternando essa sequência para confundir os alunos. Aquele que errar paga um “mico”.

Objetivo: Lógica e atenção.

Nome: Corrida dos quatro cantos

Material: Apito.

Formação: Quatro equipes, uma em cada canto da quadra.

Desenvolvimento: É feito quatro estafetas (equipes) igualmente divididas, uma em cada canto da quadra, ao som do apito o primeiro da fileira irá sair correndo em sentido horário e deve passar por trás de todas as outras equipes até chegar novamente entregando o bastão ao primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com