TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Produção Textual Individual Unopar

Exames: Portfólio Produção Textual Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este texto, Ordem Imprudente trará uma abordagem, sobre um violento acidente envolvendo uma explosão que causou vários aspectos danos a empresa, e a vítima do acidente, e assim reforçando mais uma vez a importância do papel do Tecnólogo, como é importante investir num plano com ações evitando acidentes de trabalho.

ORDEM IMPRUDENTE

O texto fará uma abordagem sobre a importância de um trabalho de prevenção, pois faz nos refletir fatos que aconteceram nesta empresa como a explosão que vitimou um trabalhador, expondo os riscos ocorridos, a falta de comunicação, e a importância do tecnólogo atuando nesta área capacitando e orientando.

As medidas e ações para evitar uma explosão é as empresas terem um plano com ações imediatas, sempre verificando os riscos e perigos antes de iniciar qualquer atividade, e utilizando equipamentos de proteção individual, verificando o manuseio de explosivos, tendo atenção, sempre analisando o local, ver as condições do ambiente, como a iluminação, ventilação, umidade, ter sinalização e também é necessário treinamentos.

As empresas também devem possuir uma sistemática para realização de auditoria internas do sistema a fim de garantir sua implementação, manutenção e melhoria contínua, essa é uma etapa essencial para um trabalho com um resultado positivo.

Conforme, análise as normas aplicadas para evitar uma explosão são segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, poderiam ser aplicadas as seguintes: NR15 – Atividades e operações insalubres, NR16 – Atividades e ações perigosas e a NR19 – Explosivos e a NR33 – Segurança e Saúde nos trabalhos em ambiente confinado.

O Tecnólogo tem importante papel para aplicar as referidas normas, fazendo um planejamento prévio, com ações que venham ter um acompanhamento de forma qualificativa, analisando as condições operacionais, também revisar as condições que a empresa oferece aos trabalhadores para evitar acidentes.

O Tecnólogo exerce uma função importantíssima, pois ele é orientador e fiscalizador ele tem papel de mostrar os riscos e perigos no ambiente de trabalho, fazendo uma sistematização previa permitindo uma avaliação de riscos e dos operários envolvidos, promovendo formações e instruções a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de ter a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho com a preservação da vida, que todas empresas deveriam adotar, pois tem importante papel.

O encarregado da obra no acidente a responsabilidade é total dele, porque ele simplesmente deu uma ordem a vitima, esta não era qualificada para desempenhar essa função, não conhecia os riscos e perigos que havia no local, não tinha treinamento nenhum, apenas obedeceu o encarregado da obra em que ocorreu a explosão de maneira violenta.

A comunicação é o elo para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, mas o que aconteceu neste caso não teve comunicação, sobre o produto que iria usar, os instrumentos que iria manipular, e o local de risco que era muito grande. Segundo o texto Ordem Imprudente, nos diz: “o encarregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com