TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Cinesiologia

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  2.060 Visualizações

Página 1 de 5

                                                     [pic 1]

[pic 2]

PORTFÓLIO:

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

NOME: ROMÉLIA DOS SANTOS MANGABEIRA

RA: 1115876

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

MATÉRIA: CINESIOLOGIA E BIOMECANICA

PROFESSORA:  RENATA SIMOES MACHADO
 

POLO DE BOA VISTA - RORAIMA

2015

Elabore um texto seguindo as orientações a seguir:

1) Selecione duas modalidades esportivas.

2) Selecione um gesto desportivo para cada modalidade (exemplo: chute no futebol, arremesso no basquete etc.).

3) Descreva cada gesto desportivo selecionado, considerando: articulações envolvidas, planos e eixos dos movimentos executados, músculos envolvidos com os movimentos e risco de lesões em cada movimento.

MODALIDADE 1

1) Modalidade: Luta de Tackwondo

2) Gesto desportivo: Chute de Tackwondo – Golpe analisado “Ap Iligui”

3) Análise parte da posição inicial da preparação do chupe de Tackwondo

[pic 3]

Chute de Tackwondo – Golpe analisado “Ap Iligui”, a força desse chute vem de baixo para cima, ou seja, com a perna de trás estendida, promove-se sua elevação de forma a acertar o alvo com o Aptchugui (parte da frente do pé), ou de preferência com o Duitchugui (calcanhar). Lembrando que para a boa execução desse chute, o atleta deve “puxar” os dedos para si.

O processo de execução do chute, apresenta as articulações envolvidas de quadril, joelho e pé, analisando somente articulações inferiores.

a) Articulação do quadril

Responsável pela movimentação da perna (coxa, joelho, canela, tornozelo e pé) e o movimento inicial extensão; final do movimento de flexão. Esta articulação é do tipo sinovial e subtipo esferoide. Ela possibilita nos três planos e eixos.

Plano e Eixo:

Articulação do Quadril no chute – Plano Sagital – Divide o corpo em duas partes semelhantes direita e esquerda. Tem como interseção eixo látero-lateral que permite os movimento de balanço (extensão e flexão). Extensão é o movimento de aumento do angular e flexão é a diminuição angular.

Músculo do Quadril: flexão: reto femoral, ilíaco e psoas; Extensão: semimembranáceo, semitendíneo, bíceps femoral e glúteo máximo.

Grau de Liberdade do Quadril: triaxial, ou seja, três graus de liberdade.

b) Articulação Joelho

Realiza apenas um único movimento, a articulação do joelho responde pelo movimento angular existente no meio da perna, que ocorre no plano sagital, e realiza o movimento de extensão e flexão do joelho.

Plano e Eixo:

Articulação do Joelho no chute – Plano Sagital. Tem como interseção o eixo longitudinal que permite os movimentos de rotação (flexão e extensão).

Músculos do Joelho: flexão: semitendinoso, semimenbranoso e bíceps femoral; Extensão: vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral.

Grau de Liberdade do Joelho: permite dois graus de liberdade anaxial e biaxial.

c) Articulação do pé;

Desempenha funções de receber o peso do corpo e permitir o desenvolvimento progressivo dinâmico do passo durante a marcha. Ocorre no plano sagital, com movimento de flexão. Esta articulação é do tipo sinovial.

 Plano e Eixo:

Articulação do Pé no chute – Plano Sagital. Tem como interseção o eixo frontal que permite o movimento de flexão.

Músculos do Pé  (Plantar): flexão: soleo e gastrocnêmio.

Grau de Liberdade do Pé: Monoaxial

Risco de Lesão:

No Taekwondo, devido à exigência de contato total e potência na aplicação dos golpes pertinentes ao sistema competitivo, as lesões são bem frequentes, porém, além dos rotineiros choques entre os atletas, casos em que ocorrem torções também são evidenciados. Como característica de luta em extrema velocidade e apoio de apenas um dos pés no solo, o membro inferior que serve de apoio sofre diferentes cargas em distintos sentidos, o que pode gerar sérias complicações.

A região do pé é a mais cometida de lesão com entorse e fraturas. Já o joelho, quando está em flexão, posição de instabilidade, está sujeito a lesões de ligamentos e do minísculo. No quadril ocorre mais dores, em razão da maior intensidade e a duração dos treinamentos.

MODALIDADE 2

1) Modalidade: Handebol

2) Gesto desportivo: Arremesso no Handebol

3) Análise cinesiológica do Arremesso do Handebol

 

A biomecânica do arremesso no handebol caracteriza-se por ser um movimento balístico do membro superior, no qual um objeto externo é propelido para fora do centro de massa do corpo. Arremesso é a conclusão do ataque com um chute ao fim de uma progressão seguido do salto com a perna de apoio. É a ação de impulsionar a bola em direção ao gol. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com