TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio individual - crack

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  3.732 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

KATIA DOS SANTOS PALMEIRA

        

PROJETO DE PESQUISA

INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS SETORIAIS CONTEMPORÂNEAS.

[pic 3]

ARAPIRACA

2015

KATIA DOS SANTOS PALMEIRA

        

PROJETO DE PESQUISA

INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS SETORIAIS CONTEMPORÂNEAS.

[pic 4]

ARAPIRACA

2015

Sumário

1 - INTRODUÇÃO        

2 - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

3 - FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO        

3.1 GERAL        

3.2 Específicos        

4 - JUSTIFICATIVA        

5 - METODOLOGIA        

6 - REVISAO BIBLIOGRAFICA        

7 - CRONOGRAMA DA PESQUISA        

8 - ORÇAMENTO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 - INTRODUÇÃO

A presente pesquisa pretende realizar uma consideração a acerca da Instrumentalidade em Serviço Social, os Movimentos Sociais e as Políticas Setoriais Contemporâneas, tendo em vista a visao reflexiva histórica, pensando na contemporaneidade, e no trabalho do assistente social como um todo. Tendo em vista que, com o trabalho e a colaboração do Serviço Social consiste em buscar a definição e identificação dos fatores sociais, isso incluindo também o fator cultural, bem como o econômico e o preconceito, pois é um fator que tem crescido muito e que ainda é um dos que mais agligem a sociedade.

Dentro das questões sociais que surgem no dia-a-dia das pessoas, o profissional de serviço social deverá utilizar de várias ferramentas para poder contribuir com a sociedade, através de seus instrumentos de serviço. Com isso, a uma grande tendência de resolução de possíveis problemas que surgem, e não são poucos, na carreira do profissional desta área.

Pensar também em formas de movimentos sociais vem a somar com o conteúdo do profissional de serviço social, tendo como base a buscativa das informações que são levantadas para aumentar o leque de possibilidades que tem na carreira, pois a sociedade exige que de maneira indireta, a algumas formas de resoluções de problemas, pois, ainda existe a maquinaria de formas arcaicas que versão o sistema brasileiro, não de forma crítico, mas sim, na questão antiga de se resolver problemas sociais, visto que nós, como futuros profissionais o pudéssemos visualizar ou viver novos modelos.

O Serviço Social é uma profissão que atua na realidade social através do atendimento das diversas e quase infinitas causas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que visam o atendimento ás necessidades sociais da população, pois existe com muito enfase na necessidade humana a questao assistencial, saúde (principalmente a do setor público), educação (a de caráter carente e voltada a família de baixa renda), habitação, esporte, lazer, dentre outras necessidades. Claro que esses valores sao dados unicamente pela constituição federal de 1988 e que ainda há muitas divergencias nos dias de hoje para que os setores que sao responsaveis para mantê-los ativos e de forma estrutural e organizada tenha uma maneira de atender as pessoas de forma igualitária, contudo, não é o que vemos nos dias atuais. Com esses fatore evidente, a atuação do serviço social é a principal arma ao auxílio dos menos favorecidos pelo sistema.

2 - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Instrumentos Sociais. Movimentos Sociais. Politicas Setoriais Econômicas.

Os instrumentos Sociais são alguns das ferramentas que são aplicados na sociedade como um todo, visando uma melhoria para a família, principalmente as que mais precisam do amparo social. Nesse âmbito, teremos a família como alvo nas politicas sociais. Pois, o que garante a carta magna de 1988 em seu art. 6°: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição”.

Diante desta bela passagem constitucional, por outro lado, conforme aponta Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico (ou historicidades) no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito, entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, político e social. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.

3 - FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO

3.1 GERAL

Enfatizar as diretrizes gerais e não gerais diante da contextualização das normas invasivas da sociedade.

 3.2 Específicos

 Atribuir uma análise de toda a avaliação das problemáticas da sociedade, dos princípios que norteia a família, bem como os resultados almejados, proporcionando uma visualização das famílias em diferentes contextos, cultural, histórico e social.  

4 - JUSTIFICATIVA

O projeto desta pesquisa tem como objetivo proporcionar um estudo em conhecimento sobre as formas de se atingir de maneira positiva, a sociedade como um todo, através de politicas que auxiliam na preservação e igualdade de direitos que envolvem um centro familiar, bem como aos elementos que ajudam nessa evolução. É através de uma boa qualidade da vida das pessoas que se nota um bom ciclo fechado das benéficas atuações governamentais. Atribuiçoes desenvolvidas através de estudos que comprovem a real necessidade de cada família, como o Instituro Brasileiro de Geografia e Estatística. As contribuições desses profissionais que contribuem com a melhoria social são muito recompensadas através das mudanças contribuidas para uma boa forma de convívio social, uma vez que, o resultado final dessa estrutura é a redução, por exemplo, da criminalidade, uma bopa educação, saúde de qualidade e o reconhecimento da família como prever nos arts. 7° ao 11°, nos quais relatram os direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com