TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual Unopar Pedagogia: Pedagogia Tradicional X Histórico Critico

Por:   •  15/10/2012  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  7.440 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

IVA MÁRCIA DA FONSECA SOUZA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Utinga

2012

IVA MÁRCIA DA FONSECA SOUZA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias

Tutor de sala: Cléria Fernanda

Utinga

2012

Introdução

Com o fim da ditadura militar,a abertura politíca permitiu que inúmeros problemas aflorassem,revelando uma realidade social impregnada pelas desigualdades sociais,culturais e econômicas e evidenciando o fracasso escolar principalmente nas camadas populares.Nesse contexto,a necessidade de transformação dos problemas de gestão escolar em busca da democratização e das relações sociais passaram a ser considerados aspectos essenciais das políticas públicas educacionais. O processo educativo deve basear-se no conjunto de experiências sociais do sujeito de educação, já que essa vivências conferem o sentido e o significado de toda relação deles com o mundo. Já não se trata de um aluno abstrato,mas de um aluno cidadão,inserido num ambiente repleto de diversidades e de valores contraditórios.Esse trabalho propõe relatar os métodos que se adequam a essa nova sociedade,a contribuição da tecnologia no processo ensino aprendizagem, as diferenças existentes entre os métodos,e a função da escola e o papel do professor nessas duas pedagogias.

A Pedagogia Histórico-Crítica é um marco no movimento educacional brasileiro, porém pouco desenvolvida no cotidiano das escolas. Nas duas últimas décadas esta pedagogia tem sido citada como uma perspectiva educacional que visa resgatar a importância da escola e a reorganização do processo educativo. Na perspectiva tradicional,a educação escolar é vista como um processo de transmissão dos conhecimentos escolares acumulados,e das formas de produção desses conhecimentos,o processo pedagógico escolar,é baseado em modelos tidos como perfeitos e inquestionáveis,desencadeia uma prática diretiva,por vezes autoritária,e pressupõe que o professor tenha o dominío do processo e dos saberes nele envolvido,este método não se preocupa com a realidade do aluno,e por muitas das vezes não traz inovações para a melhoria do processo aprendizagem.

Com essa sociedade contempôranea os professores,principalmente os tradicionais precisa trazer inovações para o processo ensino aprendizagem,pois esta nova sociedade impõe exigências mais definidas para a aprendizagem escolar,pelo impacto das novas tecnologias da comunicação e informação.Os meios de comunicação produzem significados,passam ideías e valores,ou seja,atuam na construção da subjetividade e da consciência,esses novos meios tecnológicos trazem uma aprendizagem qualitativa no processo de construção e reconstrução de conceitos,procedimentos e valores.

A internet,permite novas formas de trabalho, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, fazer antecipações e simulações, confirmar ideias prévias, experimentar, criar soluções e construir novas formas de representação mental. Além disso, permite a interação com outros indivíduos e comunidades, utilizando os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com