TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar 2013 Pedagogia

Artigos Científicos: Unopar 2013 Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho que aqui será apresentado foi elaborado para que se possa compreender sobre a importância da diversidade que é muito mais do que as diferenças existentes. Neste trabalho iremos analisar que com este conceito, estamos lidando com a construção histórica, linguística e cultural das diferenças a qual está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Por isso, ao falarmos sobre diversidade não podemos desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais.

A DIVERSIDADE COMPLETA

A vida humana é dada como uma convivência. Se uma sociedade sem indivíduos e relações interindividuais é uma ficção o mesmo poderemos dizer do indivíduo humano isolado. A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo.

A DIVERSIDADE HISTÓRICA

Existiram vários acontecimentos que fizeram com que acontecesse uma diversidade histórica. Essa diversidade é a mudança no decorrer da história da humanidade.

O Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, pois muitos ainda têm dificuldades em reconhecer essa situação, quando não a desconhecem quase que completamente. A sociedade brasileira tem, em sua composição demográfica, diferentes matrizes étnicas e dentre elas podem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências e os indígenas. Sobre a origem desses últimos, há dúvidas que aos poucos vão sendo esclarecida, especialmente pela Arqueologia, a Antropologia, a Linguística e a História Indígena. A respeito das sociedades nativas da atualidade, infelizmente, há poucas e contraditórias informações.

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

Registrada por uma acentuada heterogeneidade social, cultural e econômica, a história da humanidade aponta para a diversidade linguística que caracteriza os idiomas falados. Essa diversidade está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontra em extinção por falta de falantes. De acordo com dados divulgados pela UNESCO, existem cerca de 6.000 línguas no mundo. Estima-se que metade delas pode desaparecer em pouco tempo. Constata-se ainda que 96 % são faladas por apenas 4 % da população mundial. Esse fato monstra que, sua distribuição pelos diferentes continentes é muito irregular.

As culturas encontram na língua o seu principal meio de expressão; quando uma língua deixa de existir, a cultura também corre o risco de ter o mesmo destino.

A DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Ela tem como função unir todas as diferenças culturais, bem como a forma que se organizam e suas crenças religiosas e morais como a imagem acima, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo se referencia a variedades de ideias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço.

A diversidade cultural é um modo que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão e de liberdade, proporcionando as sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com