TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 3 Periodo Adm. Unopar

Ensaios: Portifolio 3 Periodo Adm. Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres sociais de um indivíduo em relação à coletividade. Em um mundo cada vez mais violento e desigual, estabelecer quais são as regras de convivência em sociedade é de suma importância para estabelecermos uma nova noção de justiça e igualdade, que garanta um mínimo de bem estar para todos.

Outro aspecto importante da cidadania corporativa é o compromisso de valorizar a diversidade. Em um país com extrema desigualdade social, uma empresa que valoriza a diversidade, combate a discriminação de todos os tipos, tem uma política de salários iguais para cargos iguais e tem um código de ética está contribuindo para um país melhor.

1- Já observamos quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo.

A economia, como já é de nosso conhecimento, estuda como as pessoas, empresas e governo tomam decisões. Na sua essência, a economia é a “ciência da escolha”: como os recursos são escassos – e as necessidades das pessoas são ilimitadas, pois sempre se renovam – é necessário fazer escolhas. As escolhas da sociedade, de forma geral, podem ser compreendida através dos chamados Problemas Econômicos Fundamentais. (VASCONCELLOS;GARCIA, 2006, p. 1).

1.1 INFLAÇÃO

Assim, é importante definir que a Inflação reduz o poder de compra, provoca má distribuição de renda, inibi planejamento de longo prazo e redução de recursos para investimentos.Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia.

A arrecadação tributária de R$ 83,9 bilhões, em agosto, foi recorde para o mês. Ainda que o crescimento real tenha sido modesto em relação a agosto de 2012 (+2,68%), o montante significa que a Receita Federal continua extraindo recursos vultosos das empresas e das famílias contribuintes, num ano de atividade econômica insatisfatória. A questão é avaliar de que forma consegue obter esses resultados.As fontes de receita que mais cresceram tiveram como origem as empresas: Imposto de Importação (II), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição para a Seguridade Social (Cofins) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Entre os primeiros oito meses de 2012 e 2013, a soma dos aumentos da participação desses quatro tributos na arrecadação federal atingiu 1,35 ponto porcentual. Isso significa que, sem o crescimento da arrecadação das empresas, teria havido diminuição da arrecadação total.(Economia & Negócios,O Estado de São Paulo)

2.2 TAXA DE JUROS

A Taxa de Juros é um instrumento utilizado pelo BC(Banco Central) para manter a inflação sob controle.

Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. Segundo dados do Banco Central, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) ficou em 36,5% ao ano no mês passado. É o maior patamar desde maio de 2012, quando estava em 37,1% ao ano.

O aumento dos juros bancários de pessoas físicas acontece após o próprio Banco Central ter iniciado, em abril deste ano, um ciclo de alta dos juros básicos da economia, para tentar conter o crescimento da inflação. Desde então, os juros básicos subiram três vezes, passando de 7,25% para 9% ao ano – uma elevação de 1,75 ponto percentual. A última alta, para 9%, ocorreu no fim do mês passado.(G1.globo.com)

1.2 TAXA DE CÂMBIO

Ação do governo sobre o mercado de divisas; estabelecer sistemas de fixação do Dólar; Taxas fixas, taxas flutuantes, sistema de Bandas; Comparar e vender moeda estrangeira.

O índice de otimismo entre os diretores financeiros (CFOs) das empresas brasileiras neste trimestre é o mais baixo desde que passou a ser calculado, em 2012. A taxa de câmbio, o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do País.

Internamente, as dificuldades estão em manter as margens, gerenciar o capital de giro e contratar e preservar funcionários qualificados. A quinta edição da pesquisa trimestral Panorama Global dos Negócios, conduzida pela Duke University, Fundação Getulio Vargas e CFO Magazine com o apoio da BMFBovespa e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) mostra os diretores financeiros brasileiros entre os mais pessimistas da América Latina.

Os CFOs preveem uma queda no crescimento das receitas e dos lucros: se anteriormente esperavam um aumento anual de 14,9% nas receitas, agora preveem 7,8%; já a subida dos lucros passou a ser de 14,4% (antes era de 19,7%). A pesquisa ainda apontou uma tendência de aumento do emprego temporário. Por outro lado, os salários podem crescer 8%.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

1.3 MEDIDAS DESCRITIVAS

Medidas de Tendência Central

As medidas de tendência central são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valore de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado. Existem três tipos de medida central mais utilizada em amostras: a média aritmética, a mediana e a moda.

Medidas de Dispersão

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

Técnicas de Amostragem Probabilística

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com