TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Opg

Artigo: Portifolio Opg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 13

15.) Leia o texto “A noite em que prenderam Papai Noel”, de José Eduardo Agualusa e em seguida responda a questão: “O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caía em tumulto pelo peito. Estilo? Não: era apenas miséria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-de- rosa, sempre escondidos por detrás de uns enormes óculos escuros. Naquela época já nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra côdea de pão descoberta nos contentores. À noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina.”

A organização do parágrafo contém informações suficientes para se dizer que a) predominam os elementos dissertativos sobre os narrativos. b) ocorrem unicamente passagens narrativas em terceira pessoa. c) estão combinados elementos tipicamente narrativos e descritivos. d) há alternância entre as passagens narrativas e as dissertativas. e) existe uma descrição inicial e um trecho dissertativo posterior.

16.) Imagine que você está à procura de um emprego e encontrou uma empresa que necessita de novos funcionários. Mas, para concorrer a uma vaga, é necessário redigir uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você: a) evidenciará o registro informal. b) usará a linguagem metafórica. c) utilizará a norma padrão. d) fará uso apenas de termos técnicos. e) apresentará uma linguagem mista, ou seja, com elementos verbais e não verbais.

17.) Dois membros do comitê de gestão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, discordam quanto ao local onde devem ser realizadas as provas de remo. Pode-se afirmar que o conflito entre esses dois membros será prejudicial para o desempenho do comitê. “O conflito não é possível de ser administrado, uma vez que resulta da incompatibilidade interpessoal ou de relacionamento entre dois ou mais membros de um grupo”.

A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que: a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas. 18.) “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco”. (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas) Pode-se afirmar, com base nas ideias do autor-personagem, que se trata: a) de um texto jornalístico b) de um texto religioso c) de um texto científico d) de um texto autobiográfico e) de um texto teatral

19.) As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia: No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, “assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo”. A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação: a) O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas. b) A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam. c) A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo. d) O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países. e) A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.

20.) L eia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos. “(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.” A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por: a) sabedoria e política / educação difusa. b) identidade e história / educação formal.

c) ideologia e filosofia / educação superior. d) ciência e escolaridade / educação técnica. e) educação e cultura / educação assistemática .

21.) Assinale a opção que identifica a variação lingüística presente nos textos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com