TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar 3 Periodo

Artigos Científicos: Portifolio Unopar 3 Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  6.862 Palavras (28 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

O cenário mundial tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como consequência, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência.

As organizações não só precisam buscar a flexibilidade em termos de estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando, inclusive, surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas.

Segundo Ching (1995), dada a importância dos processos e das atividades pelos quais se agrega valor aos clientes e como eles são consumidores de recursos da organização, é importante dispor de mecanismos que assegurem uma gestão destes processos e atividades. Estes mecanismos devem questioná-los e avaliá-los de forma a conduzi-los mais eficientemente para atingir quatro objetivos: reduzir custos, diminuir o ciclo de tempo do processo, melhorar a qualidade e agregar valor ao cliente.

Portanto, faz-se necessário que os gestores tenham à sua disposição informações relevantes e tempestivas, pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial. Estas informações são fornecidas pela Contabilidade de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle e à tomada de decisões.

Particularmente em relação aos sistemas de custeio, observa-se a necessidade de sua utilização por qualquer tipo de empresa, seja ela comercial, industrial ou prestadora de serviço. Contudo, a utilização de um sistema de custeio incompatível com as características da empresa pode levar o gestor a erros ao longo do processo decisório.

Neste sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em realizar um estudo comparativo sobre a utilização de sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina com outras pesquisas realizadas no Brasil. Para tanto, além de apresentar os resultados da pesquisa de campo realizada em Santa Catarina, utiliza-se também os resultados das pesquisas de Beuren e Roedel (2002), Nascimento Neto et al. (2002), Tracz (2002), Vieira e Robles Júnior (2002), Robles Júnior e Marion (2000), Santos e Ninin (2000) e Fabri (2000), realizadas em outros Estados brasileiros.

Desse modo, primeiramente discorre-se sobre a importância dos sistemas de custeio nas empresas, além de destacar alguns sistemas de custeio abordados na literatura contábil. Na sequencia, aborda-se a metodologia da pesquisa utilizada neste estudo. Em seguida, discute-se a utilização dos sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina. Apresenta-se um comparativo dos resultados obtidos nas empresas catarinenses com pesquisas realizadas em outros Estados do Brasil. Por último, faz-se algumas considerações sobre a utilização de sistemas de custeio em empresas brasileiras.

CONSEITO RELACIONADOS A GECN, ABC, RKW

O Modelo GECON identifica, no resultado econômico, o melhor indicador da eficácia da empresa, e, neste aspecto, procura estabelecer conceitualmente uma correta mensuração do resultado, bem como do patrimônio da empresa, entendendo que, sempre o Patrimônio Líquido deve representar o valor efetivo da empresa. Considerando dois períodos distintos, a diferença entre os patrimônios líquidos, representando o valor real da empresa e incorporando ainda a expectativa do fluxo de benefícios futuros esperados, deve refletir o resultado econômico global da empresa.

O método de custeio ABC, “tem o poder” de assinalar as causas, ou atividades que levam ao surgimento dos custos, seguindo as diferentes demandas que exercem sobre os recursos da empresa. A técnica do ABC permite às empresas uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos de suas organizações. Mesmo com a utilização deste método, algumas empresas descartam sua utilização, por não se considerarem satisfeitas com os resultados, ou mesmo no seu período de implantação.

O método de custeio ABC (Activity Based Costing), promove uma análise consciente e justificada do real benefício ou malefício que o uso da técnica poderia trazer. Este surgiu como alternativa aos meios convencionais de custeio numa tentativa de solucionar e/ou minimizar o problema de atribuição dos custos indiretos. A maior proposta do custeio ABC é a construção dos custos dos produtos ou serviços por meio do tratamento dos custos indiretos da forma mais direta possível, alocando os custos às atividades realizadas na concretização do produto ou serviço.

Custeio RKW

É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal,e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa),seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto. No sistema RKW (reichskuratoriunfürwirtschaftlichtkeit) além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas,administrativas, financeiras etc. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos.Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio servirá para como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que, calculados os custos e as despesas, basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar.

IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE CUSTEIO NAS EMPRESAS

A Contabilidade de Custos se originou da Contabilidade Financeira, tendo como finalidade a avaliação de estoques na indústria. Segundo Martins (2001), seus princípios derivam desse propósito e, por este motivo, nem sempre conseguem atender com completeza suas outras duas mais recentes atribuições: controle dos custos e suporte na tomada de decisão. Esses novos campos deram horizontes mais amplos à Contabilidade de Custos.

Desse modo, nas empresas em que as informações de custos são usadas para desenvolver estratégias que visam a obtenção de vantagem competitiva e um melhor gerenciamento dos custos, exige-se um enfoque externo e interno à empresa. Esses são efeitos da globalização, que acontecem, conforme Porter (1989, p.75):

porque mudanças na tecnologia, necessidades do comprador, políticas governamentais ou infra-estrutura do país criam diferenças importantes na posição competitiva entre empresas de diferentes países ou tornam mais significativas as vantagens de uma estratégia global.

Uma compreensão da estrutura de custos de uma empresa pode avançar na busca de vantagens competitivas. Koliver (1994, p.55) explicita que:

a análise de custos oferece um bom campo para reflexões, pois ela já existe há muito tempo e sempre teve por escopo final a redução dos custos das operações, porquanto seu nascimento está ligado à consciência da importância do fator custo na equação do resultado da entidade e, em última instância, a sobrevivência desta num mercado cada vez mais concorrido.

No atual contexto empresarial, são necessárias informações de custos cada vez mais detalhadas e aprimoradas. Assim sendo, as empresas estão se dedicando à melhoria de alguns aspectos críticos, tais como: melhor desempenho de produtos e processos, maior atenção às exigências do mercado, melhor gestão estratégica e operacional de suas áreas de responsabilidade, entre outros.

Lopes de Sá (1992, p.20) afirma que “o custo está inserido em uma importante função patrimonial e que é a da resultabilidade, e, como tal, precisa ser encarado, objetivando-se seu caráter amplo e realístico”. Entende que o essencial é ensejar a visão holística e concretizada do que se passa com a riqueza, quando esta tem por objetivo a obtenção de lucro compatível com as amplas necessidades ambientais endógenas e exógenas de uma célula social.

Em organizações onde as informações de custos são usadas para desenvolver estratégias que visam a obtenção de vantagem competitiva, gerenciar custos com eficácia exige um enfoque acerca de sua estrutura física e operacional. No entanto, talvez uma exigência maior por parte da Contabilidade de Custos, com ênfase no campo estratégico, tenha se iniciado com a crescente complexidade das indústrias e seu ambiente organizacional.

A análise das informações de custos é relevante para o processo decisório nas organizações, tanto no momento da definição do preço de venda, como na gestão dos custos e em decisões que têm como resultado o incentivo aos produtos mais rentáveis. Num ambiente cada vez mais competitivo, as organizações são obrigadas a evoluir e apreender constantemente, além de se empenhar na busca de melhores informações para o gerenciamento de seus custos.

De acordo com Santos (1987), para que a administração alcance a maximização dos resultados, através da análise de custos como instrumento de avaliação de desempenho e de tomada de decisão, os seguintes objetivos básicos deverão ser levados em consideração: custo por produto, resultado de vendas por produto, custo fixo da infra-estrutura instalada, nível mínimo de vendas desejado, formação do preço de venda, planejamento e controle das operações.

Percebe-se que as empresas que estão preocupadas com a competitividade global já não dispensam mais a Contabilidade de Custos em seu processo decisório. Utilizam as informações por ela geradas em todas as etapas, no planejamento, na execução e no controle das atividades da empresa. Entre os objetivos da Contabilidade de Custos, Matz, Curry e Frank (1987) destacam que, visto que trabalha com custos, orçamentos e análise de custos, a Contabilidade de Custos pode ser descrita como elemento principal, nas atividades de controle e nas fases de planejamento e de decisões, da empresa. A Contabilidade de Custos fornece à administração registro detalhado, análise e interpretação dos gastos efetuados em conexão com a operação da empresa.

Dado a importância das informações de custos no meio empresarial, deve-se buscar o aprimoramento da Contabilidade que analisa e gerencia este tipo de informação. A relevância dessas informações pode ser percebida em diferentes momentos, seja através da redução do enxugamento da estrutura de custos, expansão da capacidade fabril, lançamento de novos produtos ou formação do preço de venda.

Para a realização dessas análises, a empresa requer a utilização de sistemas de custeio. No que concerne aos sistemas de custeio, esses referem-se à forma de apropriação dos custos de uma determinada empresa aos seus produtos. Perez Jr., Oliveira e Costa (1999, p.30) mencionam que “o objetivo principal de qualquer sistema de custeio é determinar o custo incorrido no processo de produção de bens ou de prestação de serviços”.

Nesta perspectiva, Beuren (1993, p.61) destaca que: a operacionalização adequada de um sistema de custeio pode encontrar ampla aplicação nas empresas. Ressalta-se que a utilização efetiva de um sistema de custeio não se limita apenas à sua importância na avaliação de estoques. Ele também é um instrumento de suporte voltado ao fornecimento de subsídios importantes à avaliação de desempenho dos gestores, taxa de retorno nas decisões de investimentos, decisões do tipo comprar X fabricar, formação de preço de venda etc.

Portanto, a partir das informações de custos os gestores poderão tomar decisões necessárias na organização. Cabe ressaltar, todavia, que estas informações deverão ser diferenciadas, dependendo das características particulares de cada empresa. Em razão disso, vários sistemas de custeio foram desenvolvidos e criados no decorrer do tempo. Neste sentido, Luz e De Rocchi (1998, p.21) citam que: o conhecimento e a correta interpretação dos custos operacionais são condições essenciais para o funcionamento racional de qualquer entidade contábil, seja ela uma empresa que vise à formação de lucros, ou uma instituição de fins ideais. Contudo, uma correta seleção dos sistemas e critérios que deverão ser utilizados para a determinação e análise dos custos se reveste, desde logo, de transcedental importância para uma correta orientação dos processos gestivos.

Desse modo, os gestores deverão analisar as características específicas de cada sistema de custeio a fim de verificar aquele que mais coaduna com a estrutura física e operacional da empresa. Além disso, devem considerar aquele que mais pode contribuir na análise dos custos e dar suporte na busca de vantagens competitivas para a empresa. Diversos são os sistemas de custeio que podem ser utilizados pelas empresas.

SISTEMAS DE CUSTEIO

As empresas podem apropriar os custos aos produtos por meio da escolha entre diversos sistemas abordados na literatura. Destacam-se entre eles: o custeio por absorção, o custeio direto ou variável, o custeio pleno ou integral, o custeio padrão, a unidade de esforço de produção, o custeio baseado em atividades.

a) Custeio por absorção

O sistema de custeio por absorção, além de ser um dos mais antigos sistemas, é o único aceito para fins fiscais. Segundo Martins (2001, p.41-42), este sistema “consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gatos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos”.

Padoveze (2000) ressalta que, em uma análise histórica, percebe-se que este sistema de custeio veio a ser utilizado mais em razão dos critérios de inventários do que das necessidades gerencias das empresas.

Neste sentido, infere-se que o sistema de custeio por absorção não está preocupado em fazer distinção entre custo fixos e variáveis. Sua premissa fundamental é separar custos e despesas. Sendo que os custos são apropriados aos produtos, para, no momento da venda, serem confrontados com as receitas geradas, e as despesas são lançadas diretamente no resultado do período.

b) Custeio direto ou variável

Martins (2001, p.216) define o custeio direto ou variável como aquele em que “só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do período, indo diretamente para o resultado, para os estoques só vão, como conseqüência, custos variáveis”.

Diferentemente do custeio por absorção, o custeio variável parte do pressuposto de que os custos fixos são difíceis de serem alocados aos produtos e, portanto, devem ir diretamente para o resultado.

Horngren, Foster e Datar (2000) mencionam que o custeio direto ou variável é um sistema no qual todos os custos variáveis são considerados custos inventariáveis. Assim, os custos fixos são excluídos dos custos inventariáveis, sendo custos do período em que ocorreram.

Portanto, este sistema só considera como custo do produto os custos variáveis utilizados no processo produtivo, sendo assim, os custos fixos são considerados como se fossem despesas do período, pois estes custos independem do volume de produção.

c) Custeio pleno ou integral

Santos (1999, p.66) descreve que o sistema de custeio pleno ou integral “caracteriza-se pela apropriação de todos os custos e despesas aos produtos fabricados. Esses custos e despesas são custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, de comercialização, de distribuição, de administração em geral etc”.

Este sistema foi desenvolvido na Alemanha no início do século XX, pelo instituto alemão de pesquisas aziendais, onde foi denominado Reichskuratorium fur Wirtschaftlichtkeit. No Brasil é mais conhecido pela sigla RKW, no qual são alocados todos os custos e despesas fixas e vaiáveis e custos diretos e indiretos aos produtos fabricados.

O produto do sistema de custeio pleno é o custo pleno, que corresponde, conforme Vartanian e Nascimento (1999), a um número agregado médio obtido para as unidades do objeto de custeio em questão, que inclui parcela dos materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação, despesas com vendas, distribuição, administrativas, gerais e até financeiras.

O custeio pleno ou integral é basicamente utilizado para fins de controle dos custos e análise gerencial. Sua importância está em auxiliar o gestor no controle e planejamento do total dos custos e despesas, bem como facilita a minimização dos gastos totais de uma empresa num determinado período.

d) Custeio padrão

Segundo Trevisan & Associados (1992), o objetivo principal da utilização do sistema de custeio padrão é o controle dos custos, ou seja, com base nas metas fixadas para condições normais de trabalho é possível: apurar os desvios do realizado em relação ao previsto; identificar as causas dos desvios; adotar as medidas corretivas para não-reincidência de erros ou para melhoria do desempenho.

No tocante ao custo padrão, conforme Matz, Curry e Frank (1987, p.532), “é o custo cientificamente predeterminado para a produção de uma única unidade, ou um número de unidades do produto durante um período específico no futuro imediato”. Entendem que o custo padrão é o custo planejado de um produto, segundo condições de operação correntes e/ou previstas. Baseia-se nas condições normais ou ideais de eficiência e volume, especialmente com respeito à despesa indireta de produção.

Leone (2000, p.286) ressalta que “o sistema de custo-padrão não tem utilidade se for implantado solidariamente. Ele só fornece informações precisas se estiver acoplado a outro sistema de custeamento com base em custos reais”.

Sendo assim, observa-se que este sistema precisa ser implantado juntamente com outro sistema de custeio, que fornece os custos reais. Assim, concomitantemente, pode-se fazer uma comparação entre os custos predeterminados (custo-padrão) e os custos incorridos.

e) Unidade de Esforço de Produção – UEP

Bornia (1995, p. 481) diz que “o sistema da unidade de esforço de produção baseia-se na unificação da produção de empresas multiprodutoras mediante definição de uma unidade de medida comum a todos os artigos da empresa”.

De acordo com Beuren e Oliveira (1996), esta metodologia está relacionada apenas aos custos de transformação da matéria-prima em produtos acabados, o custo da matéria-prima também não é incluído no processo. Assim, o sistema da unidade de esforço de produção apresenta restrições no custeamento total dos produtos, visto que ele não se aplica à mensuração das operações que não guardam relação direta com o processo produtivo.

O sistema da unidade de esforço de produção procura mensurar o custo de produção de diferentes produtos da empresa por meio de uma única unidade de medida, a UEP.

f) Custeio Baseado em Atividades – ABC

Kaplan e Cooper (1998, p.94) definem o custeio baseado em atividades (Activity Based Costing – ABC) como: um mapa econômico das despesas e da lucratividade da organização baseado nas atividades organizacionais. Um sistema de custeio baseado em atividades oferece às empresas um mapa econômico de suas operações, revelando o custo existente e projetado de atividades e processos de negócios que, em contrapartida, esclarece o custo e a lucratividade de cada produto, serviço, cliente e unidade operacional.

Padoveze (2000) destaca que o custeio baseado em atividades atribui primeiro os custos para as atividades, e depois aos produtos, baseado no uso das atividades, e depois das atividades de cada produto. O custeio baseado em atividades é fundamental no conceito: produtos consomem atividades, atividades consomem recursos.

O sistema de custeio baseado em atividades, segundo Martins (2001), opera com três formas de alocação dos custos: alocação direta, faz-se quando existe uma identificação clara, direta e objetiva de certos itens de custos com certas atividades; rastreamento, feito com base na identificação da relação entre a atividade e a geração dos custos; e rateio, realizado apenas quando não há a possibilidade de utilizar nem a alocação direta nem o rastreamento.

Para o rastreamento dos custos o sistema utiliza os direcionadores de custos ou cost drivers, que é a causa que determina a ocorrência de uma atividade, ele é a verdadeira causa básica dos custos. Nakagawa (1994, p.74) define cost driver como:

uma transação que determina a quantidade de trabalho (não a duração) e, através dela, o custo de uma atividade. Definido de outra maneira, cost driver é um evento ou fator causal que influencia o nível e o desempenho de atividades e o consumo resultante de recursos.

Este sistema não substitui o sistema tradicional para fins de avaliação de estoques. Portanto, o custeio baseado em atividades é utilizado para fins gerenciais, como suporte ao processo de tomada de decisões.

Desse modo, identificou-se alguns dos sistemas de custeio abordados na literatura e que são passíveis de utilização pelas empresas. Todavia, é importante identificar sua utilização nas empresas por meio de pesquisa empírica. Considerando-se que este é o foco do artigo, apresenta-se a metodologia da pesquisa aplicada para a execução do estudo.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Para a realização da pesquisa utilizou-se como delineamento de pesquisa a tipologia do estudo descritivo. Andrade (2002) explica que a pesquisa descritiva configura-se como um estudo intermediário entre a pesquisa exploratória e a explicativa, ou seja, não é tão preliminar como a primeira nem tão aprofundada como a segunda. Nesse contexto, descrever significa identificar, relatar, comparar, entre outros aspectos.

Assim, procurou-se uma maior familiaridade com a utilização dos sistemas de custeio utilizados pelas maiores indústrias catarinenses componentes da amostra, proporcionando a confirmação de idéias e aprimoramentos para estudos futuros.

Como abordagem do estudo, optou-se pela pesquisa com predominância quantitativa. Quanto aos procedimentos a pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo levantamento ou survey, na qual a coleta de dados se dá através de questionários. Tripodi, Fellin e Meyer (1981, p.39) explicitam que “pesquisas que procuram descrever com exatidão algumas características de populações designadas são tipicamente representadas por estudos de survey”.

A população-alvo constituiu-se de empresas industriais do Estado de Santa Catarina, selecionadas pelo porte segundo o número de funcionários. Como optou-se em trabalhar com as maiores indústrias catarinenses, foram separadas as empresas que possuíam um número superior a 200 funcionários. Para tal classificação, consultou-se uma relação disponibilizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em 15 de março de 2002, complementando-se com as informações da publicação Balanço Anual do Jornal Gazeta Mercantil (2000).

Desta forma, obteve-se um total de 300 empresas. Porém, averiguou-se que neste número existiam 50 empresas que deveriam ser suprimidas, por se tratar de filiais de entidades que possuem matriz no Estado. Portanto, perfaz-se, ao final, uma população de 250 empresas.

A coleta de dados ocorreu através do envio de e-mail para as empresas componentes da população-alvo. Foram cinco etapas de envio de e-mails, sendo também contatadas as empresas por meio de telefonemas. Com estes procedimentos obteve-se um retorno de 35 questionários respondidos. O questionário constituiu-se de questões discursivas, que possibilitam ao respondente expor de forma livre as informações solicitadas. Foi elaborado por membros do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Custos para a Gestão Empresarial (NUPEC) vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os dados obtidos com os questionários foram organizados, tabulados, primeiramente, em planilha eletrônica. Em seguida, considerando o objetivo estabelecido no estudo, elaboraram-se tabelas e gráficos, que permitem a análise dos dados e inferências sobre a utilização dos sistemas de custeio pelas maiores indústrias catarinenses.

Além de apresentar os resultados da pesquisa de campo realizada no Estado de Santa Catarina, para fins comparativos utilizou-se os resultados das pesquisas de Beuren e Roedel (2002), Nascimento Neto et al. (2002), Tracz (2002), Vieira e Robles Júnior (2002), Robles Júnior e Marion (2000), Santos e Ninin (2000) e Fabri (2000), realizadas em outros Estados brasileiros.

No que concerne a pesquisa de Beuren e Roedel (2002), esta verificou o uso do custeio baseado em atividades nas maiores empresas do Estado de Santa Catarina. Neste estudo, dos 200 questionários enviados para as maiores empresas do Estado, 81 retornaram com as questões respondidas.

A pesquisa de Nascimento Neto et al. (2002) teve por objetivo investigar os sistemas de custeio utilizados pelas empresas brasileiras. A pesquisa foi realizada, como plano piloto, em dez empresas manufatureiras dos setores de autopeças, construção civil, setor alimentício, químico e plásticos. Ressalta-se que o universo amostral compreendeu apenas empresas pertencentes ao setor industrial.

Quanto à pesquisa de Tracz (2002), o seu objetivo compreendeu em verificar a geração, comunicação e utilização de informações contábeis-gerencias no processo de gestão das grandes empresas do Estado do Paraná. A população consistiu das 31 maiores empresas do referido Estado, extraídas da Revista Exame, edição Melhores e Maiores de 2001. Das 31 empresas, 22 responderam ao questionário.

A pesquisa de Vieira e Robles Júnior (2002) teve como objetivo estudar o status da utilização do custeio baseado em atividade (ABC) e da gestão por atividades (ABM) nas maiores autopeças filiadas ao Sindipeças no Estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como amostra não probabilística as 75 maiores empresas por receita líquida, publicadas no Anuário da Gazeta Mercantil do ano 2000, publicado em julho de 2001. A partir desta amostra, 35 empresas responderam a pesquisa.

Em relação à pesquisa de Robles Júnior e Marion (2000), esta consistiu em avaliar o estado da arte dos instrumentos ou ferramentas de apoio à gestão, junto às empresas localizadas na área de abrangência da cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Participaram desta pesquisa como respondentes 77 empresas.

A pesquisa de Santos e Ninin (2000) se concentrou na investigação das práticas dos sistemas de custos utilizados em empresas que compõem o quadro das 500 Melhores e Maiores, publicado anualmente pela Revista Exame. Fizeram parte da pesquisa empresas da cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Os questionários foram enviados via Internet para 137 empresas, das quais somente 28 enviaram as respostas.

No que tange à pesquisa de Fabri (2000), está objetivou verificar quais são os sistemas de custos adotados pelas empresas filiadas à Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, Estado do Paraná. Para a realização da pesquisa foram entrevistados e analisados 18 empresas, observando os sistemas de custos utilizados pelas mesmas.

Neste sentido, apresentou-se a metodologia da pesquisa aplicada para a execução do estudo. Assim, passa-se a analisar a utilização dos sistemas de custeio nas maiores indústrias do Estado de Santa Catarina por meio de uma pesquisa empírica.

SISTEMAS DE CUSTEIO UTILIZADOS EM SANTA CATARINA

O estudo da utilização dos sistemas de custeio pelas maiores indústrias catarinenses, além de proporcionar aprimoramentos para estudos futuros, é importante em função da pequena quantidade de trabalhos e pesquisas desta natureza realizados no Brasil e, particularmente, no Estado de Santa Catarina.

Ressalta-se que um primeiro estudo dos dados sobre sistemas de custeio, coletados nas empresas que compõem a amostra, conforme já explicado no artigo, consubstanciaram a monografia de Jucimar Coronetti (membro do grupo de estudos do NUPEC/UFSC), apresentada ao curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2002.

Neste sentido, o estudo da utilização dos sistemas de custeio pelas maiores indústrias do Estado de Santa Catarina teve como aspectos investigados: localização das empresas, ramo de atividade, sistemas de custeio utilizados, sistemas de custeio versus ramo de atividades das empresas, tecnologia da informação aplicada, e motivos da escolha do sistema de custeio implementado.

a) Localização das empresas

Para melhor consecução do estudo dos sistemas de custeio utilizados nas maiores indústrias catarinenses, dividiu-se o Estado de Santa Catarina em 7 regiões distintas como: Grande Florianópolis, Norte, Sul, Meio-Oeste, Oeste, Planalto Serrano e Vale do Itajaí. A distribuição das empresas por região é apresentada na Tabela 1.

Tabela 1: Localização das empresas por região do Estado

LOCALIZAÇÃO QUANTIDADE DE EMPRESAS %

Grande Florianópolis 3 8,57

Norte 9 25,71

Sul 2 5,71

Meio-Oeste 2 5,71

Oeste 9 25,71

Planalto Serrano 1 2,86

Vale do Itajaí 9 25,71

Total 35 100

As 35 empresas pesquisadas estão assim localizadas nas seguintes regiões do Estado: na região da grande Florianópolis 3 indústrias; no Oeste, Vale do Itajaí e o Norte do Estado 9 empresas em cada região; no Planalto Serrano 1 empresa; no Sul do Estado e no Meio-oeste 2 empresas.

A relevância de verificar a região na qual estas empresas estão localizadas diz respeito ao tipo de sistema de custeio que utilizam e a tecnologia adotada para colocá-los em uso, analisando as semelhanças e diferenças no desenvolvimento entre regiões.

b) Ramo de atividade

No que concerne ao ramo de atividade, as indústrias pesquisadas foram agrupadas em 8 ramos distintos, são eles: telecomunicações, pré-moldados, moveleiro/madeireiro, plásticos, alimentício, metalúrgico, têxtil e agrícola, conforme mostra-se na Tabela 2.

Tabela 2: Ramo de atividades das empresas pesquisadas

RAMO DE ATIVIDADE QUANTIDADES DE EMPRESAS %

Telecominicação 1 2,86

Pré-moldados 1 2,86

Moveleiro/Madeireiro 7 20,00

Plásticos 2 5,71

Alimentícios 4 11,43

Metalúrgico 6 17,14

Têxtil 10 28,57

Agrícola 4 11,43

Total 35 100

Dentre os setores, o têxtil foi o que obteve uma maior representatividade, com 10 empresas pesquisadas; em segundo lugar ficou foi o setor moveleiro/madeireiro, com 7 empresas na seqüência; com 6 empresas participa o setor metalúrgico. Das demais atividades listadas, a agrícola e alimentícia tiveram 4 empresas cada um destes setores. O setor de plástico com 2 empresas e os setores de telecomunicações e pré-moldados estão com 1 empresa cada um deles.

A identificação dos setores em que as empresas estão inseridas permite a comparabilidade na utilização dos sistemas de custeio em relação aos motivos que levaram elas a implementar um ou outro sistema, bem como se a tecnologia adotada para operacionalizá-los é factível. Setores que tem somente uma representação não há essa possibilidade de comparação, mas permite outras inferências a respeito destas empresas.

c) Sistemas de custeio utilizados

Em se tratando do sistema de custeio utilizado pelas empresas pesquisadas, verificou-se que os mais utilizados por elas são os representados na Figura 1.

Figura 1: Sistemas de custeio utilizados nas maiores indústrias

catarinenses

Percebe-se que o custeio por absorção é utilizado por 43% das indústrias catarinenses, em seguida destaca-se o sistema de custeio direto ou variável com 23%, na seqüência aparece o custeio padrão utilizado por 14% das indústrias, 11% das empresas reportam-se ao sistema das UEP’s, 7% das empresas usam o custeio baseado em atividades e apenas 2% das empresas utilizam o custeio pleno ou RKW.

Como o único sistema de custeio que atende as exigências fiscais é o custeio por absorção, verifica-se uma combinação de sistemas para atender as necessidades fiscais e administrativas. A Figura 2 apresenta esta combinação dos sistemas de custeio que as empresas pesquisadas utilizam.

Figura 2: Combinação dos sistemas de custeio utilizados nas maiores

indústrias catarinenses

Observa-se que 1 empresa utiliza o custeio direto e a UEP e três empresas usam o custeio direto e o padrão. Percebe-se que 1 empresa utiliza o custeio por absorção, o custeio direto e o ABC; 2 usam o custeio por absorção e a UEP; 1 o custeio por absorção, o custeio ABC e a UEP; 2 o custeio por absorção e o ABC; 3 o custeio por absorção e o custeio direto; 2 o custeio por absorção, o custeio direto e o custeio padrão; e 1 o custeio por absorção, a UEP e o custeio padrão.

Verifica-se que 2 empresas usam somente o custeio padrão; 1 utiliza a UEP; 3 reportam-se ao custeio direto; 12 usam o custeio por absorção; e 1 o custeio pleno (RKW).

Infere-se que a maioria das empresas utiliza o custeio por absorção. Pressupõe-se que este seja para atender a legislação fiscal, individualmente ou combinando com o sistema que mais atende as necessidades gerenciais destas empresas. Verificou-se que 12 empresas utilizam somente o custeio por absorção e 12 empresas industriais reportam-se ao custeio por absorção combinado com um outro sistema que satisfaça as necessidades quanto à informações gerenciais.

d) Sistemas de custeio versus ramo de atividade das empresas

Conforme já foi destacado anteriormente, as empresas pesquisadas enquadram-se em 8 tipos distintos de atividades. Não obstante, estas empresas utilizam divergentes sistemas de custeio, sendo estes sistemas utilizados individualmente ou em conjunto com aquele que mais satisfaz as necessidades dos gestores.

Assim, procurou-se fazer uma relação entre os sistemas de custeio utilizados com as atividades realizadas pelas empresas pesquisadas. O resultado deste relacionamento está evidenciado na Tabela 3.

Tabela 3: Sistemas de custeio utilizados versus atividades das empresas pesquisadas

SISTEMAS DE CUSTEIO UTILIZADOS ATIVIDADE DAS EMPRESAS PESQUISADAS

Agríc. Têxtil Metal. Alimen. Plástico Mov. Pré- Telec. Total

Madei. Molda.

Número de Empresas que utilizam os sistemas de custeio

RKW - - - - - 1 - - 1

Absorção 1 5 2 1 - 2 - 1 12

Direto 2 1 - - - - - 3

UEP - - - - - 1 - - 1

Padrão - 1 - - - 1 - - 2

Absorção/UEP/Padrão - 1 - - - - - 1

Absorção/Dir./Padrão 1 - 1 - - - - 2

Absorção/ABC/UEP - - - 1 - - - 1

Absorção/Dir./ABC - - 1 - - - - 1

Absorção/ABC - - 1 - - 1 - 2

Absorção/UEP - - - 1 - 1 - - 2

Absorção/Direto - 1 1 1 - - - - 3

Direto/Padrão - 1 - - 1 1 - - 3

Direto/UEP - - - - 1 - - - 1

Observa-se que das 12 empresas que utilizam somente o custeio por absorção, 5 são do setor têxtil, 2 do setor metalúrgico, 2 do setor moveleiro/madeireiro, 1 do setor agrícola, 1 alimentícia e 1 de telecomunicação.

Por outro lado, verifica-se que as empresas que utilizam o custeio por absorção com outros sistemas de custeio não se concentram em um ramo específico de atividade, isto é, atuam em ramos diversificados.

Nota-se que das empresas que utilizam somente o custeio direto, 2 delas estão inseridas no setor agrícola e 1 no setor têxtil. Observa-se também que 1 das empresas que utiliza somente o custeio pleno e 1 que somente utiliza o sistema das unidades de esforço de produção, pertencem ao setor moveleiro/madeireiro. Das 2 empresas que usam somente o custeio padrão, uma é do setor têxtil e outra tem suas atividades direcionadas ao setor moveleiro/madeireiro.

Portanto, destaca-se que das 12 empresas que se reportam ao custeio por absorção, 5 delas pertencem ao ramo de atividade têxtil, o que corresponde, em termos percentuais, a 42% das empresas que usam somente este sistema de custeamento.

e) Tecnologia da informação aplicada

Também procurou-se saber das empresas que tecnologia da informação, especificamente o software, que as mesmas adotam como suporte à operacionalização dos sistemas de custeio utilizados. Na Tabela 4 evidencia-se a tecnologia da informação utilizada pelas empresas pesquisadas como suporte aos sistemas de custeio.

Tabela 4: Tecnologia da informação utilizada como suporte aos sistemas de custeio

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UTILIZADA NAS INDÚSTRIAS PESQUISADAS NÚMERO DE EMPRESAS QUE UTILIZAM %

Planilhas eletrônicas 15 42,85

Banco de Dados 12 34,28

Software Personalizado 9 25,71

ERP 5 14,28

MICROSIGA 4 11,42

DATASUL 2 5,71

MAGNUS 2 5,71

SAP 2 5,71

BAAN 1 2,85

Total de respondentes* 35 148,52

*A soma da freqüência é superior a 100% pelo fato das empresas utilizarem mais que uma TI

Observa-se que as empresas participantes desta pesquisa usam diversos tipos de softwares. Sendo que 15 delas trabalham com planilhas eletrônicas, 12 utilizam banco de dados, 9 têm softwares personalizados e as demais contam com a TI implantada por empresas especializadas.

Nota-se a variedade de tecnologias da informação que as empresas pesquisadas utilizam, podendo estar simultaneamente funcionando com outras tecnologias ou não.

f) Motivos da escolha do sistema de custeio implementado

No que se refere aos motivos que levaram as empresas a implantar os seus sistemas de custeio, solicitou-se aos respondentes atribuir a nota 4 (quatro) aos motivos que consideraram muitíssimo importante e 0 (zero) para os motivos de nenhuma importância, intercalando os demais motivos. Evidencia-se na Tabela 5 os motivos com seus respectivos graus de importância.

Tabela 5: Grau de importância dos motivos da escolha dos sistemas de custeio utilizados

MOTIVOS DA ESCOLHA DO(S) SISTEMAS DE CUSTEIO Total de resp. Muitíssimo importante Muito importante Importante Pouco importante Nenhuma importância

Resp % Resp % Resp % Resp % Resp %

Melhor apuração dos custos dos produtos 35 26 74,29 3 8,57 3 8,57 - - 3 8,57

Fornece mais eficientemente informações para a tomada de decisão 35 25 71,44 5 14,28 3 8,57 - - 2

5,71

Financeiramente mais compatível com a realidade da empresa 35 10 28,57 10 28,57 9 25,71 2 5,72 4

11,43

Se ajusta mais com a tecnologia de informação da empresa 35 9 25,71 11 31,43 7 20,00 2 5,72 6 17,14

Atende melhor as exigências da legislação contábil e fiscal 35 11 31,42 10 28,57 2 5,72 2 5,72 10 28,57

Fornece melhorias de processo e eliminação de desperdícios 35 10 28,57 13 37,14 4 11,43 4 11,43 4 11,43

Para uma melhor formação do preço de venda 2 2 100,0 - - - - - - - -

Para melhores informações de análise de rentabilidade 1 1 100,0 - - - - - - - -

Melhores informações para o planejamento operacional 1 1 100,0 - - - - - - - -

Das empresas pesquisadas, o motivo Melhor apuração dos custos dos produtos obteve como grau de importância mais apontado “muitíssimo importante”, com 74,29% das empresas entrevistadas. O motivo Fornece mais eficientemente informações para a tomada de decisão obteve o grau “muitíssimo importante”, com 71,44% das empresas pesquisadas.

Os motivos Financeiramente mais compatível com a realidade da empresa, Se ajusta mais com à tecnologia de informação da empresa e Fornece melhorias de processo e eliminação de desperdícios, obtiveram um grau de importância bastante distribuído, variando de “muitíssimo importante” a “importante”.

O motivo Atendem melhor as exigências da legislação contábil e fiscal obteve o grau “nenhuma importância”, com 28,57% dos entrevistados.

Os entrevistados apontaram outros motivos, dos quais destacam-se: Para uma melhor formação do preço de venda, Para melhores informações de Análise de Rentabilidade e Melhores informações para Planejamento Operacional, todos com grau “muito importante”.

Adicionalmente, destacam-se, com grau “muitíssimo importante”, dois fatores: a Melhor apuração dos custos dos produtos, com 74,29%; e Fornece mais eficientemente informações para a tomada de decisão com 71,44¨%. Por outro lado, o motivo que foi assinalado com sendo de “nenhuma importância” é Atendem melhor as exigências da legislação contábil e fiscal, por 28,57% dos entrevistados.

Desta forma, nota-se que o atendimento à legislação contábil fiscal não está sendo considerado como motivo de destaque em relação aos métodos de custeio utilizados nas maiores indústrias de Santa Catarina.

ANÁLISE COMPARATIVA COM OUTRAS PESQUISAS

Depois de analisar a utilização dos sistemas de custeio nas maiores indústrias do Estado de Santa Catarina, apresenta-se parte dos resultados das pesquisas de Beuren e Roedel (2002), Nascimento Neto et al. (2002), Tracz (2002), Vieira e Robles Júnior (2002), Robles Júnior e Marion (2000), Santos e Ninin (2000) e Fabri (2000), realizadas em outros Estados do Brasil.

Vale lembrar que as referidas pesquisas tem enfoques distintos, conforme comentado na metodologia da pesquisa aplicada neste estudo. Desse modo, os comparativos são limitados aos elementos que estes estudos têm em comum. Na Tabela 6 faz-se um comparativo entre a pesquisa realizada em Santa Catarina, no Paraná (Tracz, 2002) e na cidade de Ribeirão Preto/SP (Santos e Ninin, 2000).

Tabela 6: Comparativo entre os sistemas de custeio utilizados em empresas de Santa Catarina, Paraná e Ribeirão Preto/SP

SISTEMAS DE CUSTEIO UTILIZAÇÃO EM SANTA CATARINA* (ano de 2002) UTILIZAÇÃO NO PARANÁ**

(ano de 2002) UTILIZAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO/SP (2000)

Nº de empresas % Nº de empresas % Nº de empresas %

Custeio por absorção 24 43 15 68,18 16 58

Custeio variável 13 23 4 18,18 5 16

Custeio padrão 8 14 7 31,82 ---- ----

Custeio Baseado em Atividades 4 7 9 40,91 6 21

Unidade de Esforço de Produção 6 11 3 13,64 1 5

RKW 1 2 ---- ---- ---- ----

Total 56 100 22 172,73 28 100

* A soma do número de empresas é superior a 35 pelo fato das mesmas utilizarem mais que um sistema de custeio.

** O número de citações é superior ao número de observações devido às respostas múltiplas (6 no máximo).

Infere-se que o custeio por absorção é o mais utilizado em todas as regiões analisadas, apresentando um percentual maior no Estado do Paraná, com uma utilização de 68,18%. Em seguida, tem-se o sistema do custeio baseado em atividades, com 40,91% no Paraná e 21% na região de Ribeirão Preto/SP. Na seqüência consta o custeio padrão com 31,82% no Paraná e 14% em Santa Catarina. Segue-se o custeio variável, com 23% em Santa Catarina. Por sua vez, o sistema RKW não foi identificado nas pesquisas do Paraná e da cidade de Ribeirão Preto/SP. O custeio padrão não foi citado pelos respondentes da pesquisa realizada na cidade de Ribeirão Preto/SP.

Observa-se que a maioria das empresas pesquisadas utiliza-se do custeio por absorção como sistema de custeio. Além de ser o único aceito pela legislação brasileira para fins de avaliação de estoques, as empresas pesquisadas também utilizam-no como relatório gerencial. Outro aspecto a ser destacado é que ele é utilizado em conjunto com outros sistemas de custeio, para fins de gestão.

Nascimento Neto et al. (2002) destacam que no universo pesquisado nenhuma das empresas utiliza unicamente o custeio variável e que nenhuma delas emprega o custeio pleno, nem mesmo em paralelo como outros sistemas. Apresentam-se os dados tabulados dessa pesquisa na Tabela 7.

Tabela 7: Utilização de sistemas de custeio

SISTEMA DE CUSTEIO UTILIZADO EMPRESAS

Número %

Custeio por absorção 1 11

Custeio variável ---- ----

Custeio pleno ---- ----

Custeio ABC 3 33

Custeio ABC e custeio Variável 5 44

Custeio por absorção e custeio variável 1 11

Outros ---- ----

Total 10 100

Fonte: Nascimento Neto et al. (2002)

Fabri (2000), ao estudar os sistemas de custos adotados nas grandes empresas filiadas à Associação da Cidade Industrial de Curitiba/PR, verificou que o sistema de custeio mais utilizado é o absorção, com 44% dos respondentes, seguido de uma associação do absorção com o ABC, com 22%, e do absorção com o padrão de 17%. Das empresas pesquisadas, 17% não tem sistema de custeio implantado. Percebe-se, portanto, que o sistema de custeio por absorção está presente em todas as empresas que possuem algum tipo de sistema de custos.

Comparando-se a pesquisa de Tracz (2002), realizada no Estado do Paraná e a de Fabri (2000), realizada na Grande Curitiba/PR, verifica-se que há uma tendência semelhante quanto ao método mais utilizado. Já no que concerne ao segundo e terceiro métodos mais utilizados, observa-se que no Estado do Paraná há uma tendência de utilização de um único sistema, enquanto que na Grande Curitiba/PR, as empresas buscam associações entre dois métodos.

Particularmente em relação à utilização do sistema de custeio baseado em atividades, Vieira e Robles Júnior (2002) constataram que as maiores autopeças filiadas ao Sindipeças no Estado de São Paulo não estão utilizando o sistema de custeio ABC numa proporção significativa, apenas 14,29% dessas empresas utilizam esse sistema. Da mesma forma, a pesquisa realizada por Beuren e Roedel (2002) nas maiores empresas de Santa Catarina aponta uma utilização de somente 6% do universo pesquisado.

A utilização pouco significativa do ABC nessas duas pesquisas coaduna com os resultados da pesquisa sobre a utilização dos sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina, particularmente em relação a esse método, com 7%. Quanto ao interesse em implantar o ABC, Robles Júnior e Marion (2000) identificaram, por meio de pesquisa realizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, que 32,5% das empresas pesquisadas pretendem implantar o ABC.

A partir das pesquisadas realizadas infere-se que o sistema de custeio por absorção é o mais utilizado em empresas brasileiras. Cabe ressaltar que esse sistema de custeio não é usado apenas para fins fiscais, mas também como instrumento gerencial no processo decisório. Em seguida, percebe-se que o sistema de custeio baseado em atividades e o custeio padrão, respectivamente, tendem a ser os mais utilizados em empresas brasileiras.

conclusão

Diversas razões podem ser apontadas para as alterações que têm pressionado as organizações a modificarem seus processos e suas formas de gestão. Dentre elas destacam-se a crescente variedade de produtos, o aumento das exigências da qualidade, a incorporação dos mecanismos computacionais, maior ênfase na satisfação dos clientes.

Diante de um mercado cada vez mais concorrido, as informações sobre custos têm sido consideradas um elemento estratégico dentro da organização. Neste contexto, a utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliar o gestor no momento de definir as estratégias da empresa e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades.

Assim, o trabalho apresentou um estudo comparativo sobre a utilização de sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina com outras pesquisas realizadas no Brasil. Para tanto, além de apresentar os resultados da pesquisa de campo feita no Estado de Santa Catarina, utilizou também os resultados das pesquisas de Beuren e Roedel (2002), Nascimento Neto et al. (2002), Tracz (2002), Vieira e Robles Júnior (2002), Robles Júnior e Marion (2000), Santos e Ninin (2000) e Fabri (2000), realizadas em outros Estados brasileiros.

Quanto à utilização de sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina, os resultados da pesquisa apontaram que o custeio por absorção é utilizado por 43% das empresas investigadas, em seguida tem-se o sistema de custeio direto ou variável com 23%, na seqüência aparece o custeio padrão utilizado por 14% das indústrias.

Na comparação da pesquisa de campo realizada em Santa Catarina com outros Estados brasileiros, percebeu-se que o sistema de custeio por absorção é o mais utilizado em empresas brasileiras. Em seguida, observa-se que o sistema de custeio baseado em atividades e o custeio padrão tendem a ser os mais utilizados em empresas brasileiras.

...

Baixar como  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »