TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar

Casos: Portifolio Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVO 4

4 DESENVOLVIMENTO 5

4.1 SISTEMA ERP EMPRESA NOSSA LOCADORA DE LIVROS. 5

4.2 SEgurança física da empresa. 6

4.3 . Nossa locadora de livros. 7

4.3.1 Cadastro de Um Usuário. 7

4.3.2 Locação de Livros. 9

4.3.3 Locação 10 Livros. 12

4.3.4 Algoritmo de Vetor de Armazenamento. 15

5 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

A informação é um recurso estratégico para as organizações e sua coleta, armazenamento, processamento e distribuição são propiciados por sistemas de informação implementados através de diversas tecnologias, dentre as quais se destacam os softwares Enterprise Resource Planning (ERP). Entretanto, o sucesso da implantação de um ERP depende da capacitação dos recursos humanos que o utilizarão.

3 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de um sistema empresarial para locadora de livros. E tendo em vista que um sistema ERP são sistemas que integram todos os departamentos/setores de uma organização, pois tem a característica de ter uma base de dados única. Um ERP bem estruturado da suporte para a tomada de decisão de forma que ela seja a mais correta possível para aquele momento ou para aquela situação. Por isso, é de extrema importância que um SI seja implantando. Ao decorrer do trabalho a proposta metodológica de integração do software ERP na empresa “Nossa Locadora de Livros”.

4 DESENVOLVIMENTO

São diversas as definições relacionadas a Sistemas de Informação (SI), podem ser focalizados de diversas maneiras. Rezende & Abreu (2000, p. 62) falam que sistema de informação são “relatórios de determinados sistemas ou unidades departamentais, entregues e circulados dentro da empresa, para uso dos componentes da organização”. Numa visão mais ampla:

SI é qualquer sistema usado para prover informações (incluindo seu processamento), qualquer que seja sua utilização. Os Sis se desenvolvem em uma empresa segundo duas dimensões: os componentes da empresa e seu nível de decisão. Os componentes da empresa correspondem aos diversos setores que executam as diferentes funções necessárias ao funcionamento da empresa. Os níveis de decisão obedecem à hierarquia existente na empresa e são conhecidos como nível estratégico, tático e operacional (POLLONI, 2000, p.30).

Os sistemas de informação são ferramentas estratégicas para as organizações e podem ser operacionalizados com o suporte da tecnologia da informação. Sistemas de informação podem ser definidos como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informação com o objetivo de dar suporte à tomada de decisão e ao controle em uma organização. Na medida que o ambiente de negócios se torna complexo e o volume de informações cresce, as organizações empregam a tecnologia da informação como infra-estrutura capaz de viabilizar o acesso e processamento de informações nos níveis operacional, tático e estratégico. Dentre as opções tecnológicas existentes no mercado para dar suporte aos sistemas de informação, destacam-se os softwares de gestão integrada, tais como os pacotes Enterprise Resource Planning (ERP).

4.1 SISTEMA ERP EMPRESA NOSSA LOCADORA DE LIVROS.

Os softwares ERP são uma opção tecnológica para a automação e informatização das rotinas que compõem os processos de negócio, permitindo a integração entre os departamentos da organização e oferecendo um banco de dados integrado que constitui uma importante fonte de informação para a gestão empresarial.

Com base na estrutura apresentada pela empresa “Nossa Locadora de Livros”, podemos desenvolver sistema integral conforme nos sistemas de informações ERP. Obtendo resultados, mas eficientes na área administrativa e também na produção dos funcionários, e o principal que e o atendimento, mas eficaz aos clientes.

Podendo assim um único sistema com várias funcionalidades como o departamento cadastro de cliente, almoxarifado, compras, locação, financeiro e relatórios, cada um com suas características para que cada funcionário tenha acesso às informações conforme o setor de atuação.

Exemplo: Processo de Compras para Consumo A solicitação é aprovada por um superior da área de compras. A solicitação é aprovada por um superior da área requisitante. O usuário requisitante cria uma solicitação para o setor de compras. O usuário de compras determina a fonte de suprimento e entra em contato com fornecedor. Fornecedor O fornecedor recebe a solicitação e envia as mercadorias junto com a NF - Fatura. O setor de recebimento registra o total de mercadorias recebidas e compara com o solicitado. O setor de recebimento fiscal verifica o valor que consta na NF - fatura e compara com o solicitado. A compra é informada ao o setor financeiro, contas a pagar que efetuará o pagamento ao fornecedor. O usuário requisitante retira a mercadoria para consumo.

Vantagens/Desvantagens Vantagens Eliminar o uso de interfaces manuais Redução de custos Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)‏ Otimiza o processo de tomada de decisão Elimina a redundância de atividades.

Vantagens/Desvantagens Desvantagens A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada. Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício.

4.2 SEGURANÇA FÍSICA DA EMPRESA.

Tendo em vista que a empresa Nosso Locadora de Livros tem um acervo muito grande de 20.000,00 títulos, e para maior segurança da mesma desenvolvemos um circuito.

Tabela Verdade

Sensor 1 Sensor 2 Sensor 3

0 0 0

0 1 1

1 0 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com