TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 1º semestre

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5


UMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2 Fundamentos da Administração e Econômia        

2.1 Sistema de Informação        

2.1.1 Ética, Política e Sociedade..................................................................................5

2.1.1.1 Empreendorismo...........................................................................................5/6

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vem falar um pouco dos fundamentos da administração e da economia, tentando elucidar duvidas que vem quando se trata de administrar uma empresa.  

Também vem apontar qual a importância e relevância do sistema de informação dentro de uma organização, e apontar o quanto um ERP vem facilitar o dia de uma empresa.

Nessa pesquisa venho falar um pouco de como a ética e a moral é importante para o convívio social quanto profissional, e falar o quanto a sociedade hoje em dia tem aceitado a quebra desses conceitos de ética e moral.

Venho apontar algumas características e diferenças entre Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor, tal como sua importância nas organizações, apontarei também algumas ações para que esses empreendedores possam ter uma oportunidade de negócio.


  1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Os Princípios Administrativos de Taylor estão latentes em nossas organizações atualmente, vejo diretamente isso em várias empresas, por meio da capacitação de funcionários, material adequado para desempenhar as funções e em muitos casos também vejo a meritocracia, que consiste em recompensas por metas atingidas, sejam elas através de comissões pagas ou até mesmo por dias de folga.

A questão burocrática se faz presente geralmente no âmbito de empresas públicas, e essa prática muitas vezes deixam os processos lentos até porque como os funcionários tem muitas regras para seguirem ficando presos a elas não conseguem agilizar esses processos. Todas essas burocracias fazem com que os funcionários não tenham motivação e nem se sentirem como parte integrante de um todo da organização e sim como se cada um fizesse para de empresas diferentes.  

As principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico são: taxa de inflação e a taxa de desemprego, dependendo de como está a inflação se esta alta ou baixa isso acarreta no poder de compra, que impacta diretamente na logística das organizações, do mesmo modo o desemprego se está alto há uma diminuição no poder de compra e com isso temos baixas na produção e quando temos índice baixo isso se inverte.

     

  1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Segundo os teóricos o papel da informação é: Apoiar nas operações e nos processos das empresas, auxiliar na tomada de decisões de empregados e gerentes, e dá suporte as estratégias para a vantagem competitiva.

O ERP tem importância muito grande nas organizações, pois ele vem otimizar todo o processo desde a produção até a entrega do produto ao consumidor final, e também com implantação de um ERP temos um ganho em trocas de informações entre os funcionários que é feito com mais eficiência e velocidade, além de reduzir o retrabalho.                                                                                                                                                      

  1. Ética, Política e sociedade

Estamos vivendo em um tempo que ética e moral é um assunto discutível quanto ao que entendemos, com essa sociedade corrupta que cada vez mais vem valorizando o ter, a criminalização, o racismo, as drogas e que também meio que criamos a lei do jeitinho, fazendo que com isso a ética esteja sendo conturbada e a moral não está sendo regida pelo modo que realmente a sociedade deveria agir, e sim como cada indivíduo possa levar vantagem para si próprio.

Nossa sociedade vem aceitando de certo modo muitas coisas que não seriam éticas e nem morais, pelo simples fato da banalização da moral e dos bons costumes, pois ser ético é agir direito, é caminhar bem, sem prejudicar os outros e isso não vem acontecendo.

  1. Empreendorismo

As vezes confunde-se as funções de empreendedor e administrador, os dois são peças fundamentais nos negócios, temos que diferenciar suas funções e características. Um administrador pode ser empreendedor e ao contrário também pode ocorrer. A principal característica de cada um é: o empreendedor faz o negócio nascer e o administrador faz o negócio crescer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com