TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Administração

Trabalho Universitário: Portifólio Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CARACTERIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES EM ESTUDO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A grande temática da educação nos dias atuais é levar o aluno a se compreender o desenvolvimento econômico local. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma discussão acerca de como o homem, em determinados momentos históricos vai se construindo enquanto sujeito, a relevância da criação mitologia como forma de compreensão do mundo e do cotidiano e a questão da aquisição da linguagem como forma de interação entre as diferentes culturas.

Desde os tempos primitivos, o homem começou a organizar-se socialmente e desenvolver novas técnicas para suas ações na natureza e buscar novos recursos para explorar novas terras. Esse homem conhece outras culturas, adquire novos saberes e consequentemente se dá conta que ele é o sujeito construtor da sua história.

Os conteúdos disciplinares apresentados neste semestre destaca a importância do desenvolvimento econômico local, que acontece ao longo da vida.

2 CARACTERIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES EM ESTUDO

O desenvolvimento econômico local não é simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

Trata-se, portanto, de um processo de desenvolvimento econômico que se baseia na autonomia dos agentes locais que, muitas vezes, caminham em oposição ao pensamento dominante. Segundo o Instituto Pólis (2005), no Brasil "o tema “Desenvolvimento Econômico Local” ganha relevância nos últimos anos em decorrência tanto das muitas iniciativas locais focadas no tema quanto por causa da degradação da situação social e do abandono de uma agenda de desenvolvimento em outras órbitas que não a local. O local, nesta medida, torna-se uma espécie de última trincheira para o desenvolvimento, embora com poucos poderes e reduzida capacidade para contrapor-se às macropolíticas.

Por vezes uma ação inteligente, por insignificante que possa parecer, pode contribuir enormemente para a redução da pobreza local. Uma dessas ações é a concessão de micro-créditos.

Criador do conceito, e pioneiro na sua implementação no mundo, o Grameen Bank de Bangladesh hoje já atende a mais de 6 milhões de pessoas, na sua maioria mulheres. Sua criação rendeu a seu idealizador, Muhammad Yunus, o Prêmio Nobel da Paz 2006.

O sociólogo Augusto de Franco o define "uma nova estratégia de indução ao desenvolvimento, que prevê a adoção de uma metodologia participativa, pela qual se mobilizam recursos da Sociedade Civil, em parceria com o Estado (com os três níveis de governo) e com o Mercado, para a realização de diagnósticos da situação de cada localidade, a identificação de potencialidades, a escolha de vocações e a confecção de planos integrados de desenvolvimento. Trata-se de uma tecnologia social inovadora de investimento em capital humano. As terras do atual município de Itabirito são extremamente montanhosas, com subsolo riquíssimo em minerais das mais variadas espécies. O exemplo, o Pico de Itabirito tem 1852m de altitude e está sob posse da mineradora Vale; A 20 km de Itabirito está localizada a fonte de "Águas Quentes", termal, alcalina, magnesiana, de real valor medicinal, caracterizada por rica porcentagem em sais de magnésio.

Destacam-se na cidade pontos turísticos como: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1730), Matriz da Boa Viagem (1770), Igreja Nossa Senhora das Mercês e Morro do Cristo;

Em 2003 o então prefeito da época, Manoel da Mota, em comemoração aos 80 anos de Emancipação Político-Administrativa de Itabirito. Entregou a comunidade o Complexo Turístico da Estação. O projeto de revitalização do centro começou a tornar-se real em março de 2000,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com