TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual 6º Semestre UNOPAR

Ensaios: Portifólio Individual 6º Semestre UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Existem muitas e diversas definições de cultura. Uma das mais conhecidas e comuns é a que apresenta a cultura como sinônimo de erudição e refinamento. Ser uma pessoa culta é falar várias línguas, entender e apreciar as belas artes e acumular saber e erudição. No entanto, para desenvolver o nosso trabalho, partimos

de um outro conceito, um conceito antropológico e definimos cultura como:

Todas as ações e processos individuais ou coletivos de criação e

recriação de formas de perceber, organizar e integrar o mundo

que os homens fazem entre si e com o meio ambiente.

Como também define Patrícia Safa "é um processo de comunicação e de inter-relação; todos os povos produzem cultura, elaboram representações simbólicas das suas relações com o meio ambiente físico e social, produzem conhecimentos e técnicas para transformar a natureza e códigos de comunicação entre seus membros. Tradições, costumes, festas e rituais são as manifestações de formas específicas de interpretar e resolver as relações com o cotidiano e o mundo”.

A Educação Patrimonial é uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questões pertinentes ao patrimônio ambiental/cultural. Pode ser aplicada em comunidades próximas a patrimônios reconhecidos, como sítios arqueológicos, assim como em escolas com o objetivo de sensibilização sobre a importância do reconhecimento, da valorização e da conservação do patrimônio da região. Grande parte das comunidades desconhece a riqueza do patrimônio histórico e arqueológico de seus territórios. Este trabalho destaca a importância da educação patrimonial e suas possibilidades como atividade para estimular a curiosidade científica sobre os primórdios da cultura regional.

2 DESENVOLVIMENTO

O desconhecimento é o primeiro passo para a desvalorização, depois é só deixar que o tempo trate de gastar até o fim a existência de um patrimônio cultural, seja material (prédios, artesanato etc.) ou imaterial, como as danças e brincadeiras que atravessam gerações e na essência de ser contam a história de um povo.

A educação se fundamenta no cotidiano, e o estudo do patrimônio favorece esse olhar da escola para os saberes tradicionais, do que está ao redor da escola. Se há essa valorização, as crianças e a juventude podem se tornar guardiãs do saber.

A Cultura se identifica nos produtos materiais e nas formas em que cada povo os usa, nos costumes, nas tradições, nas crenças, na organização social, nas manifestações artísticas, nos processos históricos e nas tecnológicas.

Podemos defini-la como o ensino centrado nos bens culturais, como a metodologia que toma estes bens como ponto de partida para desenvolver a tarefa pedagógica; que considera os bens culturais como fonte primária de ensino. Sendo assim e dentro da definição anterior os bens culturais funcionam como um recurso que pode se transformar num instrumento no processo de ensino.

O objetivo deste projeto é levar aos estudantes uma proposta de educação patrimonial através da conscientização do papel de cada um na memória do patrimônio cultural de sua sociedade e iniciar a conservação dos bens culturais.

Segue abaixo propostas de atividades baseadas em experiências que motivam a criatividade, promove a educação desenvolvendo consciência sobre a importância do Patrimônio Cultural de sua região. Temas a serem trabalhados: Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Didática.

ARTES

Fazer uma roda de conversa, para que os alunos compreendem o que é arte, essa interação é oportuna para que a professora demonstre que a arte pode ser expressa de diferentes maneiras, como dança, música, desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, arquitetura e sempre apresentam uma técnica ou uma maneira ímpar de enxergar o mundo de quem as produz. Utilizar mídias tecnológicas que a escola dispõe como internet, vídeo, etc. para caracterizar a região onde os alunos moram, tipos de construção, brincadeiras, comidas, lendas, músicas, danças. Essa introdução, a priori se faz necessária para conhecimento de outras culturas.

As turmas farão um passeio para a Rua da Conceição, local onde a cidade foi fundada, a professora deverá informar como se deu o surgimento da cidade e os alunos deverão observar as obras de arte, os casarões, a primeira igreja. Atividades coletivas: - Leitura de obras de Arte da Igreja Nossa Senhora da Conceição com análise, reflexão e contextualização, utilizando técnicas bidimensionais (mosaico). – Releitura das obras observadas, misturando o estilo Barroco e Contemporâneo, por meio da confecção de painéis (desenho e pintura).

Avaliação: Verificar a utilização dos materiais, cores e texturas. Observar se ocorreram percepção, imaginação, memória visual, criatividade, senso crítico e integração do grupo.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Como avaliação da disciplina de Educação Física pode-se utilizar também a questão da dança e, além disso, dos jogos tradicionais da região que serão descritos a seguir, baseando-se na cultura do município: Bola de Meia - A bola de meia surgiu da meia usada pelo homem, sem furo, de preferência de algodão. Enche-se a meia de papel, de preferência de jornal amassado, dando forma de bola. Depois é só colocar a bola no campo, e viver a emoção de jogar um futebol. Arco e Trava - Origem indígena, onde os meninos faziam correr uma argola de tamankurá com o auxílio de um bastão, iam de um lado para o outro, mas com puçá criatividade. Consiste em fazer rolar um arco de barril ou um pneu de bicicleta por meio de um cabo de arame ou um pedaço de pau.

Aviãozinho de Lata - Feito de lata de azeite recortada. Amarrado com um barbante longo, na ponta de uma taquara comprida. Brinca-se o fazendo girar no céu.

Bilboquê - A técnica do jogo se reduz a encaçapar o pau sustentado com firmeza na mão, a bola, ou a que se imprime movendo para cima, isto requer uma prática e educação da vista.

Bodoque - Origem indígena. Também chamado de atiradeiras ou estilingues pelas crianças gaúchas, era usado para tiro ao alvo, caça de passarinho, etc. Feita com uma forquilha de árvore e duas tiras de borracha, um pedaço de couro cru e quatro tiras pequenas de borracha para amarrar.

LÍNGUA PORTUGUESA

Para o ensino da língua portuguesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com