TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porto Seco

Dissertações: Porto Seco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

PORTO SECO DE FOZ DO IGUAÇU

INTRODUÇÃO AO PORTO SECO.

Os Portos Secos vêm se destacando como verdadeiros parceiros que auxiliam as empresas exportadoras e importadas em seus negócios, agregando valor aos produtos, devido à aplicação de logística especializada e integrada, bem como informatizada.

Os Portos Secos, como alternativa logística podem oferecer diversos serviços aos seus clientes, possibilitando flexibilidade nos processos a custo razoável, quando comparado com os custos e serviços oferecidos pelas Zonas Primárias (custos portos e aeroportuários). As taxas de armazenagem e movimentação no porto/aeroporto são consideradas elevadas e inflexíveis, pois são taxas determinadas e fechadas pelos Terminais de Cargas e pela Infraero, não tendo flexibilidade de negociação. Neste sentido, o porto seco possui taxas negociáveis o que o torna uma opção favorável às operações logísticas.

Dessa forma, a busca pelo suporte logístico pelas empresas é uma evidencia da atualidade e que só pode ser suprida por empresas que, realmente, entendem a logística como uma das fonte de sucesso do negócio. O porto seco, como complexo logístico e plataforma de apoio as operações, torna-se essencial para o desenvolvimento dos Estados, desfavorecidos por sua localização, devido a grande distância entre o ponto de produção e consumo, tornando as empresas nesses Estados menos comperitivas do que as das regiões mais proximas, pelos autos custos nas operações logisticas, principalmente de movimentação da produção (transporte).

Dados Técnicos e Serviços:

Total: 150.000m2

Armazéns: 2.000m2

ArmazénsQuímico: 3.300m2

Docas: 2

Vagas veículos: 750

Principais Distâncias:

Porto Alegre | RS 798 Km

Curitiba | PR 698 Km

São Paulo | SP 1.084 Km

Localização Estratégica:

O Porto Seco de Foz do Iguaçu, situado na região das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai) às margens da rodovia BR-227 Km 731, constitui-se no recinto alfandegado onde ocorre o processamento da maior parte dos despachos de importação e exportação realizados no âmbito da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu, sendo atualmente administrado pela concessionária Elog Logística Sul Ltda.

Vantagens Competitivas:

Foz do Iguaçu situa-se em ponto estratégico pela posição geográfica que ocupa no contexto das relações comerciais entre Brasil, Argentina e Paraguai. Desta forma, além das atividades de fiscalização e vigilância nas fronteiras, numerosas operações de comércio exterior (exportações, importações, regimes aduaneiros especiais) são realizadas diariamente, o que resulta num movimento intenso de caminhões que entram no País e dele saem diariamente, sempre passando pelo Porto Seco.

Estrutura Física do Porto:

Em operação desde 2002, o Porto Seco de Foz do Iguaçu possui 150 mil m2 de área total, 2 mil m2 destinados à armazém, seis rampas cobertas, duas docas com área aberta, 750 vagas para veículos no pátio e silo de 54 m3 para transbordo de grãos. Trabalham na unidade cerca de 140 colaboradores.

Câmara Fria

O Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), inaugurou, no dia 20 de setembro, uma câmara fria com capacidade para armazenar até 50 toneladas de carga.

Com 525 m², o espaço é dividido em três seções – duas para congelados e uma para resfriados, cada uma com 175 m3. Ao todo, a empresa investiu R$ 1 milhão na nova câmara, que está sendo utilizada especialmente para processos de conferência de produtos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“A câmara fria é um importante projeto para o porto, que vai aumentar nossa competitividade no mercado de congelados e resfriados”, diz o gerente do Porto Seco de Foz do Iguaçu, Jorge Luiz Silva. “Antes, o veículo ficava plugado na tomada enquanto a vistoria era feita. Agora, essa operação pode ser realizada num espaço mais adequado. O Mapa tem, inclusive, um escritório anexo à câmara fria para facilitar o trabalho”, completa.

Apesar da capacidade de armazenagem da câmara, a proposta do novo espaço é operar basicamente nos processos de conferência. “Também haverá possibilidade de manter um produto armazenado por algum tempo, caso necessário”, lembra Silva.

Scanner

Novo Scanner em Porto Seco de Foz do Iguaçu eleva eficiência da repressão ao contrabando.

Além da expectativa de aumento do controle aduaneiro no que diz respeito ao combate à ilícitos, a tendência é que os processos de trabalho no Porto Seco sejam agilizados e os caminhões liberados em prazo menor.

O Porto Seco da RFB em Foz do Iguaçu conta com novo equipamento de scanner para auxiliar na verificação física dos caminhões com carga que passam pelo recinto todos os dias.

O scanner é capaz de fazer a verificação física de um caminhão em apenas 30 segundos, sem necessidade de descarga do veículo. As imagens geradas pelo equipamento são transmitidas para quatro monitores nas salas da Receita Federal. Em caso de dúvidas quanto às imagens, os fiscais podem submeter o veículo a nova passagem pelo scanner ou proceder à verificação física tradicional, com o descarregamento parcial ou total da carga.

O horário de funcionamento do dispositivo é amplo, estendendo-se das 9h às 24h, diariamente. Num primeiro momento, por razões de logística operacional, apenas os veículos com cargas destinadas à exportação e com importações advindas do Paraguai serão obrigados a se submeter a essa fiscalização. Os demais veículos (cargas de importações advindas da Argentina e veículos que adentrarem ao recinto fora do horário de funcionamento do scanner) estarão desobrigados, a menos que seja solicitado pela Receita Federal.

A expectativa é que em breve 100% dos caminhões sejam escaneados.

O scanner foi adquirido e instalado pela empresa concessionária do Porto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com