TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portos Brasil

Ensaios: Portos Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Este sistema utiliza pequenos portos e pequenos navios, que se comunica com grandes portos, que são abastecidos por grandes navios (e de onde grandes navios partem carregando enormes cargas), tais portos agregam muitos movimentos e muitas cargas tornando o transporte oceânico mais barato. No entanto estes portos precisam de infraestrutura de ponta para receber grandes navios e manusear toda carga neles contidas.

No Brasil temos 41 portos marítimos e 16 fluviais, sendo que alguns marítimos se destacam por terem maior movimentação em TEU (unidades equivalente a um container de 20 pés ou 6m) podendo variar a posição entre um e outro periodicamente, a posição do porto de Santos é singular pela sua geografia e desempenho.

Principais fatos que dificultaram a modernização dos portos brasileiros

Um dos primeiros fatos que dificultaram a modernização do dos portos começou em 1808 por D. João VI que foi chamado de “abertura dos portos às nações amigas” para as concessões da exploração dos “portos organizados” e das ferrovias que os acessavam no século XIX, isso ficou ao longo de vinte anos para que os portos aderissem ao desempenho portuário, a aceleração do incremento do comercio internacional e a demanda por ganho de ineficiência produtiva mas o que só se restringiu a meros atracadouros de madeira e trapiches em baias ou canais.

Outro fato que contribuiu para a modernização dos portos foi em 1975 com a criação da Portobras que subsidiava os portos e portos privatizados que permitiram as fiscalizações estaduais. Nesse mesmo período veio o relacionamento entre trabalhador e empresário que estavam sob total controle do Estado não tendo nenhuma modernização dos portos e com a inexistência de políticas corretas para os portos foi se criando trabalhadores que tornou essas relações algo obsoleto e autoritário e isso se comprovava no Porto de Santos que evidenciava total precariedade causada pelo excesso de intervenção do Estado ao oferecer serviços caros e lentos.

Atualmente os problemas detectados nos portos foram a falta de dragagem, problemas de acesso, congestionamentos de trens e caminhões, a falta de terminais portuários, eficientes e movidos à alta tecnologia, tem sido um dos problemas mais evidentes do desenvolvimento dos portos além de aspectos gerenciais. Outras são problemas um pouco mais simples e melhorarão com o funcionamento na operacionalização.

Na grande parte dos portos brasileiros, as áreas foram ocupadas de forma desordenada por atividades estranhas relacionadas ao setor fazendo com que os obriguem a investir nesses setores e outros locais, o que apresentou desperdício de dinheiro e abandono desses portos em que poderiam ser viáveis se modernizados. Outro fator é a separação entre portos e cidades o que dificulta e muito a viabilização por meio de investimentos, falta de planejamento, um conjunto políticas corretas aos portos e expansão. Só haverá aproximação entre cidades e portos quando forem adotados modelos de administração regional nos portos junto com Estado e Município.

Na fase do Programa Integrado de Modernização Portuária constava que o nível de tecnologia dos equipamentos em uso não tinham sofrido quase nenhuma modernização que não foram realmente dignas de um registro e que devia ser conveniente a questão de infraestrutura de equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com