TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portos Do Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Portos Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Portos do Brasil

Introdução:

Porto vem do Latim “portus”, que significa porta ou saída. É uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinado ao atracamento de barcos e navios, e com o pessoal e serviços necessários ao carregamento de descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.

Porto marítimo: Localiza-se à beira de um oceano ou de um mar. Exemplos: Santos ou Rio de Janeiro.

Porto Fluvial: Localiza-se à beira de um rio ou estuário. Exemplos: Belém e Manaus.

Marina: Pequeno porto destinado principalmente à recreação. Exemplo: Marina de Ilha Bela.

Indispensáveis para um porto são:

• Acesso a estradas e/ ou ferrovias

• Proteção contra o vento e ondas

• Presença de profundos canais de água (profundidade ideal varia com o calado das embarcações).

Normalmente os cálculos de estruturas portuárias para atracação dos barcos em segurança, como quebra-mares, molhes, bacias de evolução e outras são efetuadas por engenheiros hidráulicos, utilizando-se de modelos matemáticos e modelos físicos em laboratórios de hidráulica marítima.

Modernização dos Portos:

Com a mudança radical do papel dos portos nos últimos anos, estes passam a integrar ativamente as cadeias logísticas de transporte. O que se percebe hoje é que as atividades portuárias relacionam-se muito mais com atividades logísticas localizadas fora da cidade do que com a própria urbe. Sendo assim, o porto, área alfandegada, operacional e agora logística não se relaciona diretamente com o local onde está instalado. Informações avançadas e tecnologias de comunicação são centrais para este novo papel: a logística faz parte a chamada “new economy”. Mercadorias entregues just-in-time e door-to-door fazem parte da chamada “info-estrutura”.

Portos Brasileiros:

Os principais portos brasileiros são: o Porto de Santos, situado na cidade de Santos, no estado de São Paulo. É o maior porto nacional e o mais movimentado da América Latina. Em seguida, o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, é o segundo porto mais importante do país.

Outros portos brasileiros de grande importância são: Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Porto de Itajaí em Santa Catarina, Porto de Vitória no Espírito Santo, Porto do Rio de Janeiro no Rio de Janeiro, Porto de Salvador em Salvador, Porto de Manaus (porto fluvial), entre outros.

Figura 1 – Portos do Brasil.

Porto de Itajaí – Santa Catarina.

Desde o século XIX já havia ingresso de colonizadores estrangeiros no comércio fluvial em Itajaí com atividades de exportação e importação.

Os primeiros estudos sobre o Porto de Itajaí datam de 1905, mas, somente por volta de 1914 foram construídos 700 metros lineares do molhe Sul e, mais tarde, realizadas outras obras, incluindo as do molhe Norte.

O Porto de Itajaí é da maior importância para o comércio internacional brasileiro, movimentando riquezas, com destino ou origem dos países que conosco comercializam, também, com os membros do MERCOSUL.

- Infraestrutura.

O Complexo Portuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com