TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posto Ecoeficiente

Casos: Posto Ecoeficiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

POSTO ECOEFICIENTE

Um novo conceito de posto no município de Lages-SC

Fernanda Ortiz Moraes

Kelly Zechini de Freitas Oliveira

Professora-Tutora Externa MSc. Camila Hugen

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso de Gestão Ambiental (GAM 0213) – Prática do Módulo II

03/07/2014

RESUMO

A queima de combustíveis fósseis é um dos principais causadores da poluição atmosférica. Nesse contexto, o n° excessivo de automóveis nas ruas contribui para esse fator aumentar significativamente fazendo com que as autoridades criem legislações para controlar a poluição do ar através da redução de emissão de poluentes. Hoje, existem algumas alternativas tecnológicas que auxiliam nesse controle reduzindo a poluição atmosférica, como por exemplo os veículos híbridos. Na prática, vimos essa preocupação ambiental no posto eco eficiente recém inaugurado na cidade de Lages – SC que tem por conceito os 4R: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. O posto apresentou uma redução no uso de recursos naturais tanto na sua construção quanto no consumo diário para realização das suas atividades, como a economia da conta da água e da luz. Faz também a gestão da água, do solo, dos materiais, dos resíduos e da energia elétrica com o objetivo de reduzir o consumismo e reaproveitar ao máximo esses recursos. É uma empresa modelo de sustentabilidade e que tem como clientes consumidores cada vez mais conscientes ambientalmente.

Palavras-chave: Gestão de recursos. Eco eficiente. Sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

O número de automóveis no Brasil vem crescendo a cada ano e já passa dos 46 milhões de veículos segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) em março/2014. Com isso o consumo de combustíveis também cresce e junto com ele a poluição do ar, já que os veículos automotores são um dos principais causadores da poluição atmosférica.

Segundo Esteves et al. (2003), dentre os diversos problemas ocasionados pelo modelo capitalista, pode-se mencionar a poluição atmosférica como sendo uma questão cada vez mais eminente nos grandes centros urbanos.

Inicialmente vamos expor a legislação vigente que regulamenta a redução dos níveis de emissão de poluentes por veículos automotores. São elas: a Resolução n° 18 de 6 de maio de 1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que instituiu o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) e a Lei n° 8.723 de 28 de outubro de 1993.

Num segundo momento, vamos apresentar as alternativas principais para uma efetiva redução de emissões desses poluentes.

E para finalizar será abordado também neste trabalho o projeto do posto de combustível eco eficiente recém inaugurado no município de Lages-SC, que tem por conceito 4R: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

2 LEGISLAÇÕES

2.1 RESOLUÇÃO CONAMA N° 18, DE 6 DE MAIO DE 1986.

De acordo com a Resolução do CONAMA o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) tem por objetivos principais:

a) Reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores visando o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar, especialmente nos centros urbanos;

b) Promover o desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automobilística, como também em métodos e equipamentos para ensaios e medições da emissão de poluentes;

c) Criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso;

d) Promover a conscientização da população com relação à questão da poluição do ar por veículos automotores;

e) Estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados;

f) Promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis líquidos, postos à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de emissões poluidoras à atmosfera.

2.2 LEI N° 8.723 DE 28 DE OUTUBRO DE 1993.

Esta lei estabelece que os fabricantes de motores de veículos automotores e os fabricantes de combustíveis ficam obrigados a tomar as providências necessárias para reduzir os níveis de emissão de poluentes nos veículos comercializados no país, enquadrando-se nos limites fixados pela lei e respeitando os prazos estabelecidos.

FONTE: Resolução CONAMA N° 18 de 6 de maio de 1986.

FONTE: Resolução CONAMA N° 18 de 6 de maio de 1986.

3 TECNOLOGIAS E ALTERNATIVAS PRINCIPAIS PARA REDUÇÃO DE POLUENTES

3.1 VEÍCULOS HÍBRIDOS

Veículo híbrido é qualquer veículo que combine duas ou mais fontes de energia que possa proporcionar potência de propulsão, direta ou indiretamente. A maior parte dos carros híbridos hoje existente funciona a gasolina e eletricidade. O automóvel híbrido a gasolina e eletricidade é exatamente isso – um cruzamento entre um automóvel movido a gasolina e um carro elétrico.

Um carro a gasolina tem um tanque de combustível, que fornece gasolina para o motor. O motor, por sua vez, aciona uma transmissão, que por sua vez gira as rodas.

Um carro elétrico, por outro lado, tem um conjunto de baterias que fornecem eletricidade para um motor elétrico. O motor aciona uma transmissão, que por sua vez movimenta as rodas.

O automóvel híbrido é um misto dos dois. Ele tenta reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de um automóvel movido a gasolina, enquanto supera as deficiências de um carro elétrico.

Um carro a gasolina atende a essas exigências, mas produz um volume relativamente grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com