TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povo - Paulo Bonavides

Por:   •  23/4/2019  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

Júlia Luíza Gomes dos Santos                                Relações Internacionais

1° semestre / matutino                                             IESB

Ciência Política - Paulo Bonavides - Cápitulo 4

POPULAÇÃO E POVO

1. Conceito de população

População   Todos aqueles presentes dentro do Estado em um determinado momento, incluindo estrangeiros e apátridas   Dado quantitativo, demográfico e estatístico.

2. Desafio do fantasma malthusiano ao Estado moderno

    A Teoria Malthusiana reitera que a população mundial cresce em progressão aritmética e a produção de alimentos em progressão aritmética, logo não seria capaz de suprir toda a população, levando à guerra, fome, epidemias e revoluções no cenário global. No entanto, as críticas anti malthusianas apontam ser inconsistente a teoria, devido ao avanço científico que proporciona meios para a produção alimentícia ser até mesmo superior ao necessário pela humanidade. Contudo, mesmo que haja veracidade nessa crítica a fome ainda é um grande problema no contexto hodierno mundial, especialmente em países subdesenvolvidos.

3. A explosão demográfica ameaça o futuro da humanidade

    Embora a teoria malthusiana destaque apenas as dificuldades provindas da escassez de alimentos, o aumento excessivo da população também se faz como uma grande problemática, mormente em relação a como será o padrão de vida, especialmente em países subdesenvolvidos.  O professor Eynern, da Universidade de Berlim, atribuiu 4 fases para essa crise:

  • 1° Fase: Taxa de natalidade e mortalidade se igualam
  • 2° Fase: Taxa de mortalidade decai devido ao avanço da medicina e do saneamento. Taxa de natalidade continua alta e há um aumento populacional
  • 3° Fase: Taxa de natalidade decai (ainda mais que a de mortalidade). “Paternidade responsável”.
  • 4° Fase: reaproximam-se as duas taxas: a da natalidade um pouco acima da de mortalidade. Apenas países desenvolvidos

4. O pesadelo dos subdesenvolvidos

    Como o aumento da produção econômica não acompanha o aumento demográfico, os países subdesenvolvidos os países subdesenvolvidos enfrentam tal drama populacional, o que leva a um declínio na qualidade de vida da população.

5. O pessimismo das estatísticas

     As estatísticas calculadas desde 1970 preveem um aumento populacional assombrosamente grande nos próximos séculos, o que consequentemente leva a uma grande preocupação do que essa hipótese acarretaria para o planeta e suas condições.

6. A posição privilegiada dos países desenvolvidos

     Os países desenvolvidos são grandemente privilegiados, uma vez que possuem um alto padrão de vida, aumento de população inferior aos demais, progresso tecnológico, científico e econômico muito mais elevado. Além disso, neles a previsão política é de uma maior cooperação, em que há um declínio da luta de classes, maior expectativa de paz e de consolidação democrática e ideológica. Porém também impera sobre eles uma constante aflição quanto a possíveis e previsíveis conflitos em virtude dos países subdesenvolvidos e suas conjunturas desordenadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (551 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com